Da pra fazer terapia e acompanhamento com psiquiatra escondido da familia? Envolve auto mutilação profunda

11 respostas
Da pra fazer terapia e acompanhamento com psiquiatra escondido da familia? Envolve auto mutilação profunda e pensamentos de morte. Sou adulta. Minha família não sabe que sou assim. Queria buscar ajuda mas sem que ninguém saiba.
Parabéns pela iniciativa de buscar ajuda.
Faça o quanto antes.
Isso lhe trará um benefício muito grande para sua vida pessoal e profissional.
Busque uma Psicoterapia para autoconhecimento, lhe auxiliar a entender seus aspectos psico emocionais.
Grande decisão!
Abraços

Olá.... Como você já é uma pessoa adulta é possível sim. Porém oriento você a se abrir com pelo menos uma pessoa da família, ou amigo para que te ajudem nessa tarefa.
Outra orientação seria buscar, alem do psiquiatra, um acompanhamento psicológico afim de trabalhar o enfrentento desse sofrimento.
Espero ter ajudado.
Um abraço e tudo de bom para você.
Sendo já uma pessoa adulta, você tem a liberdade e o direito de buscar ajuda sem precisar comunicar seus familiares. Seu desejo de começar a se cuidar e entender o que acontece com você é o que basta. Busque profissionais com quem você tenha alguma empatia, pois eles te acompanharão ao longo de um trabalho provavelmente longo, sofrido e doloroso. Conjugar o cuidado de um psiquiatra e de um psicólogo é uma sábia escolha. Boa sorte e coragem em sua busca.
Como você informou que é adulta então é possível sim. O manejo clínico nestes casos exige acompanhamento psicológico e psiquiátrico (intervenção medicamentosa). Costumo trabalhar com vários casos envolvendo automutilacao. Caso seja da mesma cidade sugiro agendar atendimento comigo. Também aconselho a conversar com alguém (familiar ou amigo) , pois o apoio social faz diferença em situações delicadas como essa. Espero ter ajudado. Busque ajuda psicológica de imediato e lá haverá os encaminhamentos necessários e a identificação dos gatilhos causadores de tal aquecimento psíquico. Tudo de bom pra você!
Sendo adulta, você tem o direito de escolha. Procure um psicologo e explique toda a situação e ele te orientará da melhor forma possível. Com o tempo, quando estiver pronta, seria interessante se aproximar de alguém da família para ter um apoio em seu processo terapêutico, mas isso você pode estudar e trabalhar mais a frente, até com o seu próprio terapeuta. Mas fique tranquila. O ambiente terapêutico é o local onde você pode falar do que quiser sem medo nenhum de que algo que seja dito ali saia dali - Ele será o seu ambiente seguro. O acompanhamento com o psiquiatra também pode seguir da mesma forma se for seu desejo, basta explicar para o profissional. Não deixe de procurar ajuda, e vá sem preocupações quanto a isso.
Olá!
O sigilo profissional só deve ser quebrado se houver um risco iminente de suicídio ou homicídio.Caso contrário,é possível que mantenhas o teu tratamento em sigilo absoluto,mas provavelmente o profissional que irá te atender trabalhará esta questão contigo para que juntos possam descobrir o porquê da tua necessidade de não deixar-se transparecer e demonstrar quem realmente és.
Olá, você não precisa abrir com seus familiares o que te é íntimo. O importante é buscar ajuda O conteúdo do seu tratamento é sigiloso e está assegurado. Falar sobre o tema vai ser fundamental para você!
Como os demais profissionais já falaram sendo adulta o tratamentos pode ser feito sem a necessidade de se abrir com um familiar.

Sua situação é complexa, um psicólogo com experiência nesse comportamento contribuirá para melhora e principalmente no fortalecimento de estratégias para conseguir comunicar sobre seu estado à algumas pessoas que serão contribuintes da retirada desses sintomas.

Normalmente em casos agudos é associado um tratamento medicamentoso prescrito por um psiquiatra.

Continue buscando ajuda. Um abraço forte
Sendo adulto não há uma necessidade de aprovação da família para trabalhar certos conteúdos pessoais. O tratamento poderá te ajudar a compreender questões pessoais, a psicoterapia é super importante para isso. Quem sabe o terapeuta e você um dia poderão trabalhar a questão de você contar para alguém que está procurando ajuda. A questão de falar para o outro não é apenas um sinal de comunicação de "pai, mãe eu vou no psicólogo", mas sim uma forma de dizer que a situação está insuportável e que você não aguenta e que necessita de ajuda. As vezes esses pedidos de ajuda auxiliam também a modificar os motivos que podem estar levando você a ter esse comportamento. Mas o importante é não levar tudo isso sozinho(a), mas sim de início procurar ajuda de um profissional da área da saúde que possa te ajudar. Abraços e tenha uma ótima semana!!!
Pode sim , só de você querer se ajudar já é parte que se inicia o processo, quando a própria pessoa se dar conta de que precisa de ajuda, durante um tempo de terapia, se você achar relevante contar com a ajuda de alguém ou se não quiser não tem problema porque você já é adulta.
Obrigado pela sua pergunta.
Como outros profissionais já disseram, sendo você uma adulta, não é obrigatório que tenha a permissão ou o conhecimento de algum familiar para buscar ajuda. Mas isso seria o ideal? Sem dúvida buscar a ajuda de outras pessoas, e especialmente da família, nem sempre é fácil, pois corremos o risco de não sermos compreendidos ou acolhidos da maneira que precisamos. Ou pior, podemos ser alvo de algum estigma. No entanto, levando-se em conta a importância do que você compartilhou conosco, me parece importante pensar se não seria apropriado buscar pessoas de confiança que possam lhe ajudar nessas questões - mesmo que não sejam familiares. O isolamento social ou familiar é sempre um fator de risco em situações de sofrimento.