De que maneira o bullying afeta a relação da vítima com a responsabilidade existencial?

3 respostas
De que maneira o bullying afeta a relação da vítima com a responsabilidade existencial?
 Germaniely Lima
Psicólogo, Psicanalista
Florianópolis
Olá, o bullying pode afetar a auto estima , geralmente são ofensas que estão interligadas com a autoimagem do sujeito. A depender da história de vida da pessoa você pode gerar diversos tipos de sintomas psíquicos , podendo produzir diversos tipos de sintomas psíquicos desde a automutilação até a depressão ou crises de ansiedade. É recomendável e quem está sofrendo bullying procure ajuda terapêutica caso não consiga lidar com essas questões sozinho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
O bullying pode abalar profundamente o senso de valor e autonomia da pessoa, fazendo com que ela duvide da própria capacidade de escolher, agir e construir a própria história.

Quando alguém é constantemente humilhado ou rejeitado, pode internalizar a ideia de que não tem poder sobre a própria existência, enfraquecendo o sentimento de responsabilidade por si e pelas próprias decisões.

Isso não significa que ela perde essa responsabilidade, mas que pode ter dificuldade de reconhecê-la e exercê-la, justamente porque sua identidade e liberdade foram feridas por experiências de violência e desamparo

A Psicoterapia pode ajudar a traçar estratégias pra lidar com isso e ajudar a não se perder de si mesmo(a)

Espero ter ajudado, mas, caso esteja passando por isso, busque iniciar sua terapia!

Dra. Luciana Tabby Gubel
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo

Vamos la: quando uma pessoa é exposta de forma contínua ao desprezo, humilhação ou à exclusão, ela não sofre apenas nas dimensões emocional e social ela passa a duvidar da legitimidade da própria existência. Isso faz com que o exercício da responsabilidade existencial (isto é, o poder de escolher, agir e se posicionar diante da própria vida) se fragilize.
As consequências possíveis são: Distorção da autoimagem onde se internaliza os olhares e palavras dos agressores como verdades sobre si. Isso reduz a capacidade de se perceber como sujeito de valor e, portanto, como alguém capaz de assumir a autoria da própria história.
Evitação de escolhas e exposição, onde o medo de errar ou ser novamente ridicularizado faz com que a pessoa evite decisões, desafios e contatos delegando ao outro (ou ao acaso) o rumo da própria vida. Assim, a responsabilidade se dilui.
Culpa e vergonha existencial, muitas vítimas desenvolvem uma sensação de culpa difusa (“algo em mim mereceu isso”), o que as coloca num estado de retraimento e autossilenciamento. A vergonha enfraquece o impulso de se colocar no mundo e reivindicar espaço.

Na psicoterapia trabalha-se o reconhecimento da violência sofrida e o resgate da autoria: reconstruir o direito de existir, sentir, escolher e ocupar o próprio lugar, que é o cerne da responsabilidade existencial. Espero ter ajudado, estou a disposição.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Psicopedagogo

São Luís

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Sabrina Guedes

Sabrina Guedes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1017 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.