De tempos em tempos, tenho episódios de depressão com episódios de ansiedade, já estive em consultór

7 respostas
De tempos em tempos, tenho episódios de depressão com episódios de ansiedade, já estive em consultório psicólogo por mais de dois anos, além dos medicamentos...

Depressão tem cura? Ou apenas ela se retira durante alguns períodos e retorna?
Boa noite! Muito prazer, sou a Dra.Denise. Ao longo dos meus anos de prática clínica, já pude atender muitos pacientes com quadro emocional parecido com o seu; transtorno misto de ansiedade e depressão.
Em primeiro lugar, gostaria de lhe dizer que cada caso é único devido a singularidade de cada indivíduo e que em se tratando do seu caso em específico, seria muito importante que eu pudesse ouvir as particulares dos acontecimentos que compuseram seu último ano afim de verificar se houve um fato(ou varios) específico que serviu como desencadeados de seu quadro emocional atual.
Quanto à cura, há vários tipos de depressão e nos casos mais leves e relacionados à eventos específicos ou pós traumático, têm cura sim.

Olá! De acordo com a colega Denise. Acrescento que a depressão é uma doença que tem cura, no entanto pode ser recorrente, ou seja, pode vir e voltar ao longo da vida. Se a pessoa tiver tido mais de um episódio depressivo, se tiver ansiedade junto, algum transtorno de personalidade como comorbidade ou se a depressão tiver começado muito cedo, existe uma chance grande de acontecer essas idas e vindas. Mas, para reduzir a chance de recorrência, é muito importante um tratamento adequado tanto com medicação quanto com psicoterapia. Não deixe também de consultar o seu psiquiatra e seu psicólogo, o bom vínculo com os profissionais que te assitem é fundamental.
Olá! Concordo com as opiniões das colegas acima, a depressão tem cura. Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo devem atuar juntos no tratamento de depressão e ansiedade. O psiquiatra poderá avaliar, diagnosticar e prescrever medicamentos, caso necessário. O psicólogo, por meio da psicoterapia cognitiva comportamental tem obtido resultados satisfatórios no tratamento e prevenção de recaídas. Por isso sugiro a realização da psicoterapia cognitiva comportamental.
Olá! buscar auxílio profissional é sempre muito importante. Vale ressaltar que cada profissional poderá apresentar técnicas e métodos diferentes para um mesmo tratamento e que algumas delas podem não se adequar ao você, por diversos motivos. À medida em que você perceber que um certo método pode não estar surtindo o efeito esperado, é de suma importância que você busque saber de novas metodologias de tratamento. Persista em sua busca. Fraterno Abraço!
Boa noite,

Depende do quadro depressivo, há quadros depressivos com alto potencial de cura, mas há outros que não tem cura, apenas manejo e melhora do quadro.

Espero ter ajudado.

Psi. Domingos Fernandes

Ola recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida.
Um atendimento de Constelação familiar te ajudará bastante no processo de cura da Depressão.