Déficit de atenção e transtorno obsessivo compulsivo possuem correlação com a síndrome de aspe

7 respostas
Déficit de atenção e transtorno obsessivo compulsivo possuem correlação com a síndrome de asperger?
Olá! Algumas características da Síndrome de Asperger (hoje, dentro do Transtorno do Espectro Autista - TEA), como dificuldades na coordenação motora, dificuldade para se concentrar em algo que não desperta o interesse (eles costumam ter interesses restritos) podem ser confundidas com Déficit de Atenção ou o TDAH. Da mesma forma, quem tem TEA são resistentes á mudança e podem desenvolver padrões ritualísticos, bem como às vezes apresentam hipersensibilidade sensorial (tátil, por exemplo), fazendo com que criem hábitos parecidos com quem tem transtorno obsessivo compulsivo. Por isso, muitas vezes os Asperger são diagnosticados erroneamente com esses transtornos. O ideal é realizar um processo de avaliação psicológica para diagnóstico diferencial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode ter alguma correlação. No entanto devemos aprofundar o tratamento para identificar a síndrome e um diagnóstico fechado.
Prezado(a),
A associação com TDAH não é comum, ao contrário, Apies costumam ter hiperfoco cognitivo.
O TOC é comum, uma vez que eles possuem comportamentos estereotipados em algumas ocasiões, e até mesmo colecionismo.
Fiquem bem.
Abs
Há comorbidades que podem ser identificadas sim, mas para melhor diagnóstico e esclarecimento, o mais indicado é procurar por profissionais de da área de Psicologia e ter auto conhecimento sobre o espectro e autoconsciência a respeito do quadro do desenvolvimento junto aos sintomas.
O objetivo mais proveitoso é mais para maior qualidade de vida de que para nomeações, porém, ao saber tudo sobre os transtornos de desenvolvimento, não há frustrações em expectativas e surpresas ou dificuldade de compreensão de certos comportamentos.
Ola, não podemos caracterizar como correlação entre elas, algumas características podem cruzar, mas isso esta longe de um diagnostico. O ideal é procurar um medico, psiquiatra e ou psicólogo para melhor avaliação. Permaneço a disposição,
Patricia Souza
Olá! Existe sim uma relação no sentido de que é muito comum que uma pessoa diagnosticada com Síndrome de Asperger apresente também comorbidades como TDAH (Transtorno de Atenção e Hiperatividade) e/ou TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Porém, é importante esclarecer que isso não significa que quem apresenta um transtorno necessariamente apresentará outro, mas apenas que é possível sim encontrá-los juntos com certa frequência. Abraço!
Olá...O TDAH - Transtorno de deficit de atenção possui algumas peculiaridades como, dificuldade em concluir uma atividade, assistir á um filme completo ou ficar sentado por mais de uma hora. O TOC transtorno obsessivo compulsivo possui dentre as características comportamentos repetitivos como lavar as mãos com muita frequência. Esses são alguns dos sintomas, existem vários outros. A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional. O paciente costuma apresentar dificuldade aparente de comunicação e de relacionamento interpessoal. Portanto TDHA, TOC e Síndrome de Asperger possuem características específicas. Procure um psicólogo para fazer um diagnóstico e acompanhamento específico.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.