Depois da terceira dose de Perlutan, já estou protegida de gravidez ? Mesmo sem usar outro método co

Depois da terceira dose de Perlutan, já estou protegida de gravidez ? Mesmo sem usar outro método contraceptivo como a camisinha

5 respostas


Sim — após a terceira dose da Perlutan, você já está protegida contra gravidez, desde que as aplicações tenham sido feitas corretamente, dentro do prazo (a cada 30 dias). A eficácia é alta, mas nenhum método é 100%, então o uso da camisinha ainda é recomendado para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

Médico clínico geral

Brasília

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A proteção contra gravidez começa a partir de 7 dias após a primeira injeção, se ela for aplicada no período correto do ciclo (geralmente até o 7º dia do ciclo menstrual). Se você tomou as doses corretamente, com intervalos de 30 dias (±3 dias) entre uma e outra, após a terceira dose você já está plenamente protegida, mesmo sem usar outro método (como camisinha). No entanto, se houve atraso em alguma aplicação (mais de 33 dias desde a anterior), a eficácia pode diminuir, e seria recomendado usar método adicional (como camisinha) por 7 dias após a nova aplicação.


Olá! Caso não tenha atrasado ou alterado de alguma forma as injeções mensais do medicamento, com a terceira dose já há uma eficácia de proteção contra a gravidez muito alta. É importante frisar que o uso de camisinha é recomendado para evitar DSTs, principalmente caso não possua parceiro fixo. É importante também que, caso você tome algum antibiótico forte, associar o uso do preservativo, pois dependendo do antibiótico pode haver diminuição da eficácia do medicamento!

Dr. Daniel Moura

Dr. Daniel Moura

Generalista

Ribeirão Preto

Agendar consulta

Olá, espero que esteja tudo bem por aí. A proteção anticoncepcional com Perlutan geralmente só é confiável após algumas doses e seguindo corretamente o esquema indicado pelo médico. A eficácia completa pode não ocorrer imediatamente após a terceira dose, então, até ter certeza da proteção, é recomendado usar outro método contraceptivo, como camisinha, para garantir segurança. Se desejar, estou com agenda aberta para Teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso mais de perto. Atenciosamente.

Dr. Guilherme Condé

Dr. Guilherme Condé

Médico clínico geral

Jundiaí

Agendar consulta

Sim, a partir da segunda aplicação de Perlutan (Medroxiprogesterona) quando aplicado de preferência de 30 em 30 dias a paciente já está protegida contra gravidez. Porém nenhum método contraceptivo tem eficácia de 100%. O perlutan tem eficácia entre 99 a 99,7%. Se a paciente não deseja engravidar de nenhuma forma o ideal é sempre associar o anticoncepcional com um método de barreira - camisinha. Além de que a camisinha é o único método que protege de doenças sexualmente transmissíveis.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.