Depois de anos mais ou menos 8 anos ainda sonho com meu ex. Já estou casada a 6 anos morando em outr

26 respostas
Depois de anos mais ou menos 8 anos ainda sonho com meu ex. Já estou casada a 6 anos morando em outro estado mas não consigo se quer esquecer ele, é normal?
Olá! É importante identificar o que são esses sonhos e o impacto deles na sua vida pessoal e amorosa. O que significa não esquecer? Quais as lembranças que ainda perturbam? Todas essas perguntas e reflexões precisam ser feitas a respeito. As relações humanas são bastante complexas e envolvem muitas aspectos. Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico para fazer essas investigações. Caso deseje estou a disposição.
Abraços!

Olá! Para a psicanálise, o sonho é uma das formas de acessar o inconsciente, parte da mente a qual não temos acesso de forma fácil. Talvez há assuntos pendentes entre vocês, e o sonho indique que ainda há algo a ser resolvido. Pode ser que não tenha sido elaborado o luto, por conta da separação "perda do objeto". Para Freud, o sonho constitui uma realização disfarçada de um desejo reprimido, possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente. O material que compõe o sonho vem de nossas experiências, daquilo que vivenciamos, mas que não é reconhecido. É preciso escutar a voz do inconsciente e permitir o seu desvendar para elaboração desse sonho e para seu autoconhecimento. Te desejo sabedoria e paz, fico à sua disposição, tudo caminha para o melhor, forte abraço.
Sonha no sentido literal de "sonhar enquanto dorme" ou de ainda nutrir expectativas com ele? Se for o primeiro, caberia questionar o conteúdo desse sonho, pois não necessariamente a personagem do seu sonho é seu ex, mas uma forma do teu cérebro te passar uma mensagem. Se for em relação à segunda opção, caberia questionar o que você está sentindo falta na relação atual que faz você sentir saudade do relacionamento anterior.
Cada relação é única, seu ex pode despertar em você parte da sua dinâmica que só na relação com ele surgiu, por exemplo o cuidado, o jeito dele, o cheiro, os sonhos que haviam construído, ou até um sonho não realizado, aquela "saudades do que nunca viveu".
Não é uma disputa entre "meu ex e meu atual" e sim uma relação com alguém que despertou seu afeto.
É natural sonhamos com qualquer acontecimento da nossa vida, então sim, é "normal" sonha com ex visto que é um elemento da sua história. Estar casada não anula a história e nem te fará esquecer o que vc viveu.
Um ponto que eu daria atenção é no que vc sente ao sonhar com ele.
Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente. É provável que sonhar com ex-namorado/a significa que há assuntos pendentes entre vocês. Talvez o sonho indique que ainda há algo para vocês resolverem ou represente a sua separação.
Olá, tudo bem?
Bom, primeiro é importante identificar o significado desse relacionamento do passado, o que ele significa pra você.
Ele aparecer em sonhos é a representação que alguma coisa está acontecendo na sua psiquê. A terapia é o lugar que você poderá desbravar seu inconsciente e descobrir a razão desse desejo.
Não tem problema você sonhar com seu ex, o problema é você sofrer por isso,
É normal sim, mas certamente não é bem o que você está pensando. Os sonhos são comunicações inconscientes e os personagens neles contidos estão comunicando mais sobre ti do que sobre a pessoa figurada ali.
Se quiseres iniciar um processo de análise e compreender isso afundo eu fico a disposição. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, então os sonhos possuem conteúdos inconscientes e são "atemporais", portanto, mesmo que você tenha vivido uma situação há muitos anos atrás, o nosso inconsciente não faz essa diferença de tempo, portanto é normal sonhar com coisas do passado. Todo sonho tem alguma causa, algum significado, tem algo que precisa ser melhor resolvido ou compreendido em relação a esse conteúdo do sonho, mas isso você só consegue descobrir em processo de análise e terapia. Fico à sua disposição, caso queira iniciar o processo, um abraço.
Olá. É uma ligação inacabada pra você. É dolorido, não é? Existem algumas técnicas para lidar com o tema.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá. A terapia irá te ajudar no processo de autoconhecimento, proporcionará falar sobre o relacionamento, suas experiências, suas expectativas e várias questões relevantes que irão clarear sua percepção sobre não ter superado , entendido ou aceito o término desse relacionamento, com por exemplo, se houve abandono, recusa para aceitar o término da relação, de que forma se relacionavam, se havia confiança, reciprocidade de afetos, conflitos, se as recordações são reais ou idealizadas, sentimentos, sensações, entender o que viveram juntos e o significado disso atualmente. E entender igualmente sobre a sua vida atual, qual o tipo de relação existente, quais os seus sonhos, suas aspirações, como gostaria que fosse seu relacionamento atual, frustrações, etc.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95
Olá! Imagino que não deve estar sendo fácil experimentar isso. É importante que possamos entender e compreender o sentido desses sonhos e o que eles representam pra você, tal como de que forma a sua experiência com seu ex marcou você. O processo de psicoterapia pode ser muito importante para te auxiliar nessas compreensões.
Caso se sinta a vontade, me coloco a disposição!
Um abraço
Talvez precise entender o que esse relacionamento significou pra você? O término foi abrupto? Foi elaborado? Você realmente encerrou esse ciclo? Pela sua fala você se casou e mudou mas o sentimento ficou. Não está conseguindo virar essa página e decidir ser feliz. A felicidade está em você. Ninguém pode te fazer feliz, somente você. É uma decisão. Será que você está sentindo falta de alguma coisa? Talvez você esteja romanceando o lado bom desse relacionamento antigo e esquecendo o que de ruim ele lhe trouxe. Enquanto você não fechar esse ciclo não vai conseguir ser feliz de verdade. E talvez não tenha relação com o ex mas sim com você.
Olá, antes de qualquer coisa, precisa avaliar a questão de elaboração do seu luto em relação ao término, consequências e o que está havendo para que não consigas passar por esse processo de perda por tanto tempo. Nesse sentido, é necessário iniciar um processo de psicoterapia com algum profissional para ajudar a elaborar todas essas questões.
É importante conhecer um pouco da sua história de vida e também no que tange à maneira como você se vincula às pessoas. Tais questões podem ter relação questões dos seus afetos na infância. O processo de psicoterapia, pode te ajudar a compreender melhor seus movimentos neste sentido
Olá querida. A pergunta aqui não é exatamente se isso é normal ou não; mas talvez você pudesse se perguntar se isso esta te causando sofrimento e angustia. Sonhar é uma forma de comunicação com seu inconsciente então é preciso entender os significados desses sonhos para você no momento atual . Se isso esta te causando incômodos, incertezas dores, busque fazer psicoterapia. pode te ajudar muito a entender e organizar os pensamentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Sonho é manifestação do inconsciente. Procure um Psicólogo/Psicanalista e dê inicio ao processo de análise.
Olá,
Se é normal ou não, não responde qual é o porquê de você sonhar com seu ex repetidamente. Não concorda?
Porém é possível responder esta pergunta através de uma análise psicanalítica.
Freud justamente cria a Psicanálise com a descoberta de que os sonhos tem um sentido, um significado com a publicação do seu livro A Interpretação dos Sonhos.
Neste livro Freud elenca várias características dos sonhos, como geralmente ele traz traços dos dia anterior, ele diferencia o sonho do sonho de angústia (pesadelo) e também discorre sobre os sonhos de repetição, como os seus.
Para encontrar o significado dos sonhos, então é preciso resgatar as lembranças que o sonho desencadeia, os acontecimentos dos dias anteriores, e a maneira como descrevemos o sonhos que se analisados cuidadosamente descobriremos que ele altera a primeira impressão que temos do sonho. Ai está a descoberta original de Freud, as aparências enganam, as imagens nos sonhos não são o que parecem ser, mas que se colocarmos elas em um microscópio vamos descobrir significados surpreendentes.
Eu digo isso para salientar a importância da sua dúvida, não como algo normal ou anormal, mas como algo a ser desvendado como um enigma.
Freud foi o pioneiro em sua época a dar importância aos nossos sonhos e o que podemos descobrir de nós mesmos através deles, se a gente também der importância aos nossos incômodos, as nossas dúvidas, aos estranhamentos que infelizmente em nossa sociedade nos fazem questionar se é normal ou não. Só que este tipo de pergunta nos impede de verdadeiramente encontrar as nossas respostas.
Espero que encontre as respostas que busca e que também possa reencontrar as perguntas que norteiam as respostas!

Sim, é normal sentir saudades de um ex-parceiro, mesmo depois de muitos anos. A psicanálise pode ajudar a entender melhor os sentimentos que você tem em relação ao seu ex e ao seu relacionamento atual. Ela pode ajudar a identificar os sentimentos e pensamentos que estão por trás de suas saudades e ajudar a lidar com eles de forma mais saudável. Além disso, a psicanálise pode ajudar a entender melhor as dinâmicas de relacionamento e a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e sentimentos que surgem em relacionamentos futuros.
Olá! Seu ex fez parte da sua história de vida. É super normal você sonhar com ele e principalmente, não esquecê-lo. No entanto, se você estiver em análise, é interessante você levar para sua terapia para analisar o que os sonhos estão tentando te mostrar com a imagem representativa do ex. O sonho fala mais sobre você do que sobre seu ex. E não necessariamente implica em um desejo oculto pelo seu ex. Não se limite a essa interpretação.
Olá, espero que esteja bem.
Vamos lá, sonhar com um ex-parceiro após um período é uma experiência comum e normal. Os sonhos podem refletir a nossa vida emocional e podem ser influenciados por nossas memórias e experiências passadas.
O fato de você ainda sonhar com seu ex, mesmo após estar casada e morando em outro estado, pode ser um sinal de que ainda existem questões há serem resolvidas. Pode ser interessante explorar esses sentimentos e entender o que está impedindo você de seguir em frente completamente.
Assim, é importante notar que sonhar com um ex não significa necessariamente que você ainda esteja apaixonada por essa pessoa. É possível que o sonho seja uma forma de processar emoções não resolvidas, ou talvez apenas uma lembrança do passado.
De qualquer forma, se você está achando difícil esquecer seu ex ou lidar com seus sentimentos em relação a ele, pode ser útil procurar um psicólogo ou terapeuta para obter ajuda e orientação. Um profissional de saúde mental pode ajudar a identificar as causas subjacentes do seu sonho e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com seus sentimentos.
Espero ter te ajudado.
À disposição
Abraço
Ola! É normal o individuo guardar lembranças referentes a alguns relacionamento relembrar ou sonhar com eles principalmente se essas lembrança foram boas, porem tem que ser avaliado o quanto ficar presa nesse passado pode estar atrapalhando seu desempenho vivencial em sua vida atual, se chega a ser pensamentos obsessivos a respeito, quem poderá te ajudar em busca de respostas e técnicas para mudar isso seria um psicólogo, juntos vocês teriam possibilidade de investigar direito o que esta acontecendo e ir em busca de como modificar isso par que você tenha possibilidade de viver uma vida plena dentro de sua realidade hoje!
:) Espero ter ajudado me deixo a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, tudo bem?
Quando se tratam de relações humanas,relações são dinâmicas e você pode desenvolver diferentes tipos de sentimentos e emoções em uma mesma relação. E por exemplo, o sonho tem diferentes significados, e se vc está sonhando é pq ele foi uma pessoa importante p vc ou sua vida, provavelmente. Mas isso não dá para dizer somente com seu relato, teria que investigar melhor em análise, o que ele foi p vc, que sonhsos são essses...mas mais ainda porque esse fato de sonhar te incomoda?
Seria super interessante que você pudesse trabalhar isso em análise, descrever sobre essa relação que você construiu, como está sua vida agora, como vc está te sentindo, etc. Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco a disposição.
Olá!
Pelo seu relato, a relação com seu ex aparenta ainda estar muito viva em você. Existe muitos motivos pelos quais não esquecemos uma pessoa querida. É normal quando as memórias e os sentimentos, por mais forte que sejam, não nos impede de viver o presente. Caso impeça ou exista algum nível de dificuldade grande na aceitação do falecimento, seria interessante buscar ajuda psicológica.

Espero ter ajudado de alguma forma e lamento a sua perda.
Não precisamos esquecer nossos ex, mas finalizar o relacionamento também emocionalmente e transformar o modo que a gente se relaciona com essa pessoa. Seu relato me faz pensar que talvez ainda haja alguma questão emocional a ser resolvida nesse sentido. Minha orientação é iniciar processo de terapia para trabalhar essas questões emocionais e entender o que fazer. Abraço
Primeiro, o que é "normal"? Eis a questão! Se nós estivéssemos em sessão, eu te perguntaria: será que é útil? Os pensamentos e sentimentos que tem refernte ao ex estão contribuindo para sua qualidade de vida? São sonhos recorrentes? Seus pensamentos e sentimentos estão culminando em que tipo de comportamento (está interferindo na sua vida conjugal, ou em outras areas da vida). Perceba, são muitas questões a serem avaliadas, e o conceito de normalidade não é uma delas.
Oi. Ter esses sonhos recorrentes sinaliza algumas situações e como ainda sente por ele. Somente em psicoterapia é possível compreender melhor como essas emoções estão contigo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 90