Depois de diagnosticado condrosarcoma grau 2 na costela quanto tempo seria ideal para o paciente rea

2 respostas
Depois de diagnosticado condrosarcoma grau 2 na costela quanto tempo seria ideal para o paciente realizar a ressecção do mesmo?! E considerado cirurgia de urgência/emergência?!
Olá! Por se tratar de um tumor maligno, o tratamento deve ser realizado o quanto antes, para evitar que haja disseminação de células para gânglios linfáticos ou outros órgãos (metástases). Portanto há sim uma urgência relativa, porém a cirurgia pode ser programada para uma data próxima, após realização dos exames de estadiamento e pré-operatórios.

O condrossarcoma é um tipo de sarcoma e corresponde a 25% dos cânceres ósseos, originado principalmente na cartilagem. Essa doença afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora mais comum em homens e idosos. Sinais: massa dura, geralmente indolor e fixa ao osso, costuma surgir nas porções centrais do esqueleto, como pelve, ombro e costelas. Com o aumento progressivo, provoca extensa destruição óssea e dor. Diagnóstico definitivo: ressonância magnética e biópsia tumoral. Tratamento: a cirurgia com princípios oncológicos é a maior possibilidade de cura, com remoção dos óssos e tecidos ao redor envolvidos (bacia, ombro, tórax, etc.). Geralmente não responde bem a quimioterapia ou radioterapia.

Olá, tudo bem? As portarias governamentais tanto para o SUS quanto para os convênios e planos estabelecem prazos para diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos. No SUS a regra é que o tratamento cirurgico seja realizado até 60 dias após o diagnostico da doenca por biopsia ou outro metodo. Já nos convênios o prazo de autorizacao e realizacao do procedimento pode ser de até 180 dias conforme dita a ANS, dependendo das condições de carência e de urgencia. Vale ressaltar que tumores de costelas exigem discussão e planejamento multidisciplinar para que a cirurgia tenha sucesso em tratar o câncer e manter funcionalidade e qualidade de vida do paciente.