Depois de diagnosticado condrosarcoma grau 2 na costela quanto tempo seria ideal para o paciente rea

2 respostas
Depois de diagnosticado condrosarcoma grau 2 na costela quanto tempo seria ideal para o paciente realizar a ressecção do mesmo?! E considerado cirurgia de urgência/emergência?!
Olá! Por se tratar de um tumor maligno, o tratamento deve ser realizado o quanto antes, para evitar que haja disseminação de células para gânglios linfáticos ou outros órgãos (metástases). Portanto há sim uma urgência relativa, porém a cirurgia pode ser programada para uma data próxima, após realização dos exames de estadiamento e pré-operatórios.

O condrossarcoma é um tipo de sarcoma e corresponde a 25% dos cânceres ósseos, originado principalmente na cartilagem. Essa doença afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora mais comum em homens e idosos. Sinais: massa dura, geralmente indolor e fixa ao osso, costuma surgir nas porções centrais do esqueleto, como pelve, ombro e costelas. Com o aumento progressivo, provoca extensa destruição óssea e dor. Diagnóstico definitivo: ressonância magnética e biópsia tumoral. Tratamento: a cirurgia com princípios oncológicos é a maior possibilidade de cura, com remoção dos óssos e tecidos ao redor envolvidos (bacia, ombro, tórax, etc.). Geralmente não responde bem a quimioterapia ou radioterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? As portarias governamentais tanto para o SUS quanto para os convênios e planos estabelecem prazos para diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos. No SUS a regra é que o tratamento cirurgico seja realizado até 60 dias após o diagnostico da doenca por biopsia ou outro metodo. Já nos convênios o prazo de autorizacao e realizacao do procedimento pode ser de até 180 dias conforme dita a ANS, dependendo das condições de carência e de urgencia. Vale ressaltar que tumores de costelas exigem discussão e planejamento multidisciplinar para que a cirurgia tenha sucesso em tratar o câncer e manter funcionalidade e qualidade de vida do paciente.

Especialistas

Roberto Vasconcelos

Roberto Vasconcelos

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Rogério Gouvêa

Rogério Gouvêa

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Mauriston Martins

Mauriston Martins

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Condrossarcoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.