Depois de quanto tempo da cirurgia de retirada da vesícula podemos voltar a comer pizza, pastel e ch
2
respostas
Depois de quanto tempo da cirurgia de retirada da vesícula podemos voltar a comer pizza, pastel e churrasco ?
A alimentação gordurosa deve ser evitada no pós operatório de retirada da vesícula pois pode desencadear uma diarreia, porem não há uma restrição absoluta nem mesmo um tempo determinado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A colecistectomia significa a retirada da vesícula biliar, o que representa a perda do reservatório de armazenamento de bile produzida pelo fígado é utilizada na emulsificação ou digestão das gorduras. Existe uma adaptação do organismo nesta fase de pós operatório sem a vesícula biliar, sendo que o fluxo de bile será liberado em goteira para o intestino sem correlação com a ingestão alimentar. Uma parcela dos pacientes(5%a40%) não tem uma boa adaptação a está retirada da vesícula e desenvolvem uma síndrome pós colecistectomia que cursa com sintomas de dor epigástrica, dor hipocôndrio direito, náuseas, vômitos, flatulência e diarreia relacionada a ingesta de alimentos gordurosos e a este fluxo contínuo de bile no intestino. Também são muito comuns as dificuldades de absorção de vitamina lipossolúvel como A, E, D e K. Sem uso de sais biliares e enzimas digestivas, a ingestão de pizza, pastel e churrasco poderá trazer incômodos em qualquer fase do pós operatório se a quantidade for grande de alimento gorduroso. Nunca é tarde para melhorar hábitos alimentares e buscar comer mais carnes brancas, verduras, legumes e frutas, bem como ingerir gorduras saudáveis com moderação. Recomendo que busque supervisão médica para preservar a saúde a partir de dieta e suplementos alimentares. A pizza, pastel e o churrasco devem ser reservados para os 10% de erros tolerados em uma dieta saudável que represente 90% do alimento ingerido.
Especialistas
Valter Darcie Filho
Médico clínico geral, Gastroenterologista, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visita
Martinho Antonio Gestic
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Valinhos
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Fiz minha cirurgia de retirada de vesícula a 23 dias e estou sentindo muita dor no peito, fiz a cirurgia de videolaparoscopia. É normal?
- Fiz uma colecistectomia por vídeo laparoscopia mais depois de 4 dias de retirar a vesícula tive uma pancreatite e descobri um cisto no pâncreas. Qual a gravidade disso? Pode virar câncer?
- Ola fiz cirurgia de vesícula por vídeo a 2 semanas. Trabalho em reserva ambiental e para chegar la sao quase duas horas de estrada de barro. em quanto tempo posso retornar a essas minhas atividades?
- Já tem 3 mês que fiz cirurgia da vesícula e sinto dor e desconforto e normal?
- Tenho 58 anos estou com pedra na vesícula e tenho lupos o que é mais indicado fazer a cirurgia ou não.
- Após 6 anos de cirurgia de vesícula sinto dor ao comer e fazer esforço e um bolo enorme o q pode ser?
- Boa tarde fiz uma cirurgia a 2 meses da retirada da vesícula é normal sentir dor na barriga e no local da cirurgia e sentir como se tivesse algo solto dentro de mim?
- Oi e normal senti enjoo e fraqueza depois da endoscopia pra tira resíduos da cirurgia da vesícula?
- Fiz a cirurgia da retirada da vesícula por vídeo e tenho um bebê de 2 meses pesando em torno de 6,500 posso segurar ele em pé ?? E após quantos dias posso voltar a ter relação
- Fiz cirurgia da visícula há três meses Tenho que tomar algum medicamento p repor vitaminas? O que o sal biliar faz?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1143 perguntas sobre Colecistectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.