Depois que parei,por conta própria, de tomar o velija eu engordei em dobro tudo o que eu perdi... é

3 respostas
Depois que parei,por conta própria, de tomar o velija eu engordei em dobro tudo o que eu perdi... é normal isso acontecer?
O uso contínuo de antidepressivos pode cursar com aumento de peso, alguns mais do que outros, contudo a descontinuação de um antidepressivo, a princípio, não causa ganho de peso rebote. O que pode ter acontecido é que, em uso da medicação, havia um controle do apetite (quadros ansiosos ou depressivos podem cursar com desregulação do apetite) e após cessar o uso o apetite veio a aumentar. Nunca descontinue uma medicação psiquiátrica sem consultar o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Velija* (duloxetina) pode diminuir o apetite e, portanto, é possível que a pessoa aumente de peso em função disto, ao parar. Além disto, sintomas ansiosos e mesmo alguns quadros depressivos podem cursar com aumento de apetite. Como o maior risco de se parar a medicação é ter uma recaída (ocorre em até 50 a 90% dos casos), esta pode ser outra causa. Além disto, fatores extrínsecos ao tratamento e ao equívoco de interrompê-lo "por conta própria" também podem estar presentes (como, por exemplo, oscilações hormonais ou mudanças de hábitos). Fale com seu psiquiatra e jamais pare um tratamento por conta própria: quem não é médico não tem conhecimento para iniciar um tratamento e, pelo mesmo motivo, não tem capacidade para decidir, sozinho(a) quando parar ou se deve parar. É um direito seu parar, mas as consequências podem ser muito graves.
Bom dia.A recuperação do peso – e até um ganho que ultrapassa o valor perdido – pode ocorrer após a suspensão de determinados medicamentos que influenciam o apetite e o metabolismo, fenômeno conhecido como efeito rebote. Essa resposta pode derivar de alterações na taxa metabólica basal, no controle do apetite e, possivelmente, em mudanças comportamentais após a descontinuação. Cada paciente reage de forma individual, e esse ganho excedente não é o padrão esperado, mas pode acontecer dependendo do contexto clínico e dos hábitos alimentares e de atividade física.
Estou á disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.