Descobre-se bissexual ou torna-se bissexual? Olá, tudo bem? Gostaria de tirar essa dúvida: uma pess

21 respostas
Descobre-se bissexual ou torna-se bissexual?
Olá, tudo bem? Gostaria de tirar essa dúvida: uma pessoa bissexual já nasce com uma predisposição a se interessar pelos dois gêneros, tendo seu desejo por ter experiências com pessoas do mesmo sexo despertado a partir de algum estímulo, ou ela pode tornar-se bi? O desejo pode surgir por etapas (exemplo: desejo por beijo, carícias e depois sexo oral)?
O que explica a bissexualidade e o desejo pelo mesmo sexo?
Obrigada!!
Olá! Olha, nós seres humanos somos fluidos e estamos permanentemente em movimento...não nascemos com o sexo Biológico definido, porém o gênero e as preferências são construídos ao longo da existência. Te sugiro buscar um espaço de Psicanálise para junto com o profissional capacitado você possa explorar todas as suas preferências sem culpa... Se quiser percorrer esse caminho comigo terei o maior prazer em guia-la. Abs

Olá!
Espero que esteja bem.

Existem inúmeros fatores que podem ser levados em conta quando se busca exercer qualquer tipo de determinação à essa pergunta (como, por exemplo, formação, desenvolvimento, história de vida, relações/relacionamentos, etc.) e, justamente por isso, ainda não há um consenso da ciência sobre qual (ou quais) fator(es) são mais ou menos preponderantes na demarcação da orientação sexual de um indivíduo.
Considero, até, que qualquer tentativa de explicação possível sobre o assunto seria, além de completamente normativa, ou seja, que deixaria de considerar todos os elementos pessoais das narrativas de cada um que se identifica a partir dessa mesma nomenclatura, também muito reducionista, visto que a sexualidade humana é um campo de estudos muito vasto e ainda grandemente incompreendido pela capacidade da racionalidade humana.

Tentando ser o mais direto e literal possível pra com sua questão inicial, acredito que uma pessoa passa, na verdade, apenas a se entender como sendo bissexual (assim, também, com outras orientações possíveis). Acredito que, num mundo onde a heteronormatividade se faz presente, onde a imposição de uma sexualidade que nos fazem acreditar que é mais "dominante" acaba recriminando um processo de descoberta que, subjetiva e individualmente deveria partir de cada sujeito, romper com os padrões impostos pode ser, além de um ato de extrema coragem, também extremamente confuso e constrangedor.

Enfim, eu posso imaginar que esteja experienciando todas essas dúvidas, atualmente. Como seres humanos, buscamos, naturalmente, conhecimento sobre as causas que nos atravessam e, justamente por isso, conviver com hesitações como essas pode ser bastante angustiante...

Que tal alongarmos um pouco mais essa discussão para chegarmos, juntos, a uma resposta que possa te permitir chegar a conclusões ainda mais sólidas?
Estou à disposição pra conversarmos um pouco mais a respeito desse e outros assuntos.
Desejo que possa encontrar uma resposta única e particular para suas objeções.
Que tudo fique bem por aí! Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90
Olá! A manifestação da orientação sexual é singular e única! A bissexual vai depender de cada pessoa, do momento em que ela se encontra e, quais são os focos de seu desejo sexual. Além disso, não é necessário que a pessoa se sinta igualmente atraída por homens ou mulheres: “Não há regras para a bissexualidade como não há regras para qualquer orientação sexual”, orientação sexual é um movimento fluido, que passa por mudanças ao longo da vida de cada um. Estudos psíquicos que constituíram a identidade, que deram forma a ela, entendem que este desejo bissexual parte, a priori, de uma fantasia com o masculino e feminino, das características específicas destes dois polos, que poderiam ser fruto de uma identificação do próprio eu. Freud fala da teoria da bissexualidade psíquica, que ressalta a dupla referência ao masculino e ao feminino, e uma identidade intrínseca das pulsões. Posteriormente o objeto do desejo pode se direcionar para o homossexual e heterossexual. Em Chabert, Père ou Mère ? Entre bisexualité psychique et différence des sexes, entende que não existe confusão do sexo, mas uma coexistência de dois no psiquismo masculino e feminino. Nesse entendimento, ela seria sim binária. Faça análise!
Olá! Importante ressaltar aqui que sexualidade é construção, evolui com a gente desde que nascemos, o ser isso ou àquilo são pressupostos nem sempre positivos à vivência até determinado tempo da vida. Tudo vai se desenrolando conforme as experiências de cada um, sendo que, a partir destas é que o "desenho" de suas escolhas vai se finalizando e assim, também vai se delineando preferências de todo tipo, inclusive, dos prazeres sexuais e esta pode ser uma forma de se explicar o que torna alguém bissexual, homossexual, heterossexual, enfim, são nossos desejos que impulsionam a vivermos experiências, as quais, podemos torná-las nossas escolhas.
E que se consiga ser feliz, é o mais importante!
Um fraterno abraço!
Olá. Não existe um consenso sobre o que determina a sexulidade de uma pessoa. De forma geral, a experiência que temos é de descobrir nossa sexualidade, ou seja, perceber para onde nosso desejo vai. Esse desejo é fluído e pode mudar ao longo da vida, então entendo que nos descobrimos bi, hétero, gay e etc...
Olá , nascemos de acordo com nossas pulsões e desejos , bissexuais , e ao longo de nossa vida , vamos nos dirigindo para as escolhas bissexual , homo , ou hetero , independente do órgão sexual que nascemos . É fundamental buscarmos o caminho do prazer , despojado de culpa . Este processo , pode ser percorrido na análise .Estou a disposição .
Oi, tudo bom e você?
Bom, a identidade de gênero faz parte de quem somos, e vamos descobrindo aos poucos a partir de nossas experiências quais são nossas preferências e quais não são! A gente vai desenvolvendo essa "preferência" por ambos os sexos desde a infância/adolescência, e percebendo quais pessoas nos atraem e nos fazem sentir desejo. A sexualidade é algo fluído, você pode ter passado uma parte da sua vida se considerando hetero, mas percebe por meio do seu autoconhecimento que também gosta de pessoas do mesmo sexo, e tá tudo bem!
A preferência sexual não é biológica e relaciona-se com suas experiências com a sexualidade em sua vida. Não é nada fixo e imutável! Seu coração, seu guia. Se está sofrendo com isso, importante escutar-se e pedir ajuda terapêutica, se for o caso.
Te convidamos para uma consulta: Orientação psicológica online - R$ 180
Oi, tudo bem?
Nossos seres humanos, somos seres fluídos. Com o nosso crescimento e desenvolvimento, vamos entendendo o que de alguma forma nos faz bem ou não; gostamos ou não. Vários fatores acabam contribuindo para esse processo, como por exemplo o meio em que estamos inseridos. A psicoterapia pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento, fazendo dele um pouco mais leve. Espero ter te ajudado de alguma maneira e me coloco a disposição.
Olá, entendo que a sexualidade é fluida,criativa e repleta de possibilidades. Você não estaria se perguntado do porquê da bissexulidade se estivesse consciente e desapegado da norma heterossexual, que determina a binariedade das relações entre homem e mulher. A Heteronormatividade foi imposta ao longo de nossa história, sobretudo a ocidental, pela religião, pela política, por instituições machistas que patologizaram todas as diferentes manifestações da sexualidade que saíam dessa norma (homem/mulher)
Se você está enfrentando dificuldades para viver sua sexualidade, plenamente, procure a ajuda de um profissional da psicologia.
E sim, o desejo pode surgir por etapas...

Olá! Me parece que você tem experimentado sentimentos novos e está tentando compreender melhor eles. Em relação as suas dúvidas, a bissexualidade é uma orientação sexual, ou seja, ela diz sobre a atração que sentimos. No seu caso entendo que você está se sentindo atraída tanto por homens quanto mulheres. A sexualidade, como alguns colegas pontuaram, é uma coisa flúida e através de algumas experiências e sentimentos podemos nos identificar mais e ver o que faz mais sentido pra gente. Acredito que a medida que você for experimentando e vivendo sua sexualidade você vai poder verificar consigo mesma o que realmente gosta. Sobre a vontade/desejo de experimentar mais coisas me diz sobre uma curiosidade que você tem.
Olá!

Alguns indivíduos podem descobrir sua bissexualidade desde cedo, enquanto outros podem perceber sua atração por mais de um gênero em algum momento posterior da vida, pois o desejo e a atração podem se desenvolver e se manifestar de diferentes maneiras para cada pessoa, não havendo uma sequência fixa de etapas. Além disso, a orientação sexual pode envolver uma ampla gama de experiências, desde atração emocional até atração física e sexual, sendo esses processos, de descoberta e exploração, únicos para cada indivíduo.

Ao buscar apoio terapêutico, você pode explorar e compreender melhor sua orientação sexual, trabalhar em questões de autoaceitação, lidar com possíveis desafios emocionais e fortalecer sua identidade. A terapia oferece um espaço seguro para discutir e refletir sobre suas emoções, pensamentos e experiências, contribuindo para o seu processo de autodescoberta e crescimento pessoal.

Desejo que fique tudo bem por aí e que você possa acolher a vivência de novas experiências.

Abraços!
Olá! Não há um consenso científico definitivo a respeito do assunto, podendo haver, em maior ou menor grau, uma interação de fatores internos, ambientais, identificatórios dentre outros. Entretanto, é possível ter uma vida autêntica e feliz, seja você hétero, homo ou bi. Uma Psicoterapia Psicanalítica poderá ajudar você.
Olá! A bissexualidade é uma orientação sexual em que uma pessoa é atraída romanticamente e/ou sexualmente por pessoas de mais de um gênero. É importante entender que a orientação sexual é uma parte complexa da identidade de uma pessoa e pode se manifestar de maneiras diferentes em cada indivíduo.

A bissexualidade pode ser descoberta ou percebida ao longo do tempo, ou pode ser algo que a pessoa já reconhece em si desde cedo. Algumas pessoas podem perceber sua atração por mais de um gênero desde a adolescência ou até mesmo antes, enquanto outras podem demorar mais para identificar e compreender seus sentimentos e desejos.

Não existe uma única causa para a bissexualidade, assim como não existe para outras orientações sexuais. A orientação sexual é influenciada por uma combinação de fatores biológicos, genéticos, hormonais, ambientais e experiências de vida. Muitos especialistas acreditam que a orientação sexual é uma parte intrínseca da identidade de uma pessoa e não algo que pode ser escolhido ou mudado.

O desejo e a atração pelo mesmo sexo podem surgir por etapas, assim como em qualquer outra orientação sexual. A descoberta e a exploração do desejo podem acontecer gradualmente, e a pessoa pode experimentar diferentes níveis de atração e interesse conforme sua vida se desenvolve.

É essencial respeitar a identidade sexual de cada pessoa, independentemente da orientação. Cada indivíduo tem o direito de se identificar como se sentir confortável e autêntico. Se alguém se identifica como bissexual, isso deve ser aceito e apreciado por aqueles ao seu redor.

Se você ou alguém que você conhece está questionando ou explorando sua orientação sexual, é importante buscar apoio e compreensão. Converse com amigos de confiança, familiares e profissionais de saúde (psicólogos, psicanalistas) que podem ajudar no processo de autoconhecimento e aceitação. O respeito e o apoio mútuo são fundamentais para a criação de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as orientações sexuais.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Olá!

A sexualidade é algo complexo. Tem fatores culturais, sociais, biológicos... É natural e super possível se descobrir interessada(o) em homens, mulheres, transgênero, etc. A nossa sexualidade não é tão determinada conforme se ensina nas escolas. É algo fluido que pode variar ao longo da nossa vida conforme os fatores citado no início dessa resposta.

A orientação sexual, incluindo a bissexualidade, é uma parte complexa e multifacetada da identidade de uma pessoa. Ela não é algo que alguém “desenvolve” ou “torna-se” por meio de estímulos ou experiências específicas. A bissexualidade é uma orientação sexual válida, e as pessoas que se identificam como tal geralmente sentem atração por indivíduos de diferentes gêneros ao longo de suas vidas.
É uma parte intrínseca da identidade de uma pessoa. Muitas pessoas bissexuais relatam que sempre sentiram atração por mais de um gênero, mesmo que não tenham sido reconhecidas ou nomeadas essa atração desde o início.
Olá. A sexualidade, pra qualquer um, é sempre terreno para dúvidas, conflitos e angústias. Certamente você está passando por um período em que as coisas estão um tanto enigmáticas. Acredito que o melhor a se fazer é falar disso com um profissional até que você mesma possa ir chegando a suas próprias conclusões. Recomendo um psicanalista. Abraço.
os seres humanos são versáteis e fluidos e estamos sempre em dinamica ...o gênero e as preferências sexuais são construídos ao longo da existência. Te aconselho buscar uma terapia, para junto com o profissional capacitado para que você possa se entender melhor... Se precisar estou a disposição para juntos encontrar um caminho. abrcs
Olá! A sexualidade humana é plural e fluida. Comportamentos sexuais podem ou não sizer da orientação sexual.
Com tantas perguntas, pode ser interessante buscar uma ajuda profissional que te auxilie a construir caminhos para lidar com suas questões.
Olá, espero poder contribuir para a sua questão levantada.

Sua pergunta é muito boa! Nos coloca a questionar certos determinismos presentes na nossa cultura. Afinal, ao nascermos, será que já estaríamos destinados a quem poderíamos nos relacionar afetivamente? Muitos colocam esse determinismo no sexo.

A sexualidade talvez esteja a ser (re)descoberta constantemente.

E, pensando não haver uma resposta final e definitiva para o campo das sexualidades, é interessante refletir sobre as suas implicações nesse desejo. Acredito que já esteja aberto um caminho frente a esse enigma da sexualidade.

Talvez você se beneficie de uma psicanálise para ir seguindo em suas (re)descobertas.
Por um lado, muitas pesquisas falando sobre aspectos genéticos da orientação sexual. Por outro, sabemos que a expressão dessa sexualidade se modifica de acordo com o contexto. Por exemplo, uma pessoa sente atração por ambos os sexos, mas mantém relações somente com o sexo oposto por ser uma forma de não enfrentar preconceito. Acredito que sim, ao longo da vida, uma pessoa pode se sentir mais livre e aberta para outras formas de relacionamento e é possível que isso apareça inclusive em pessoas mais velhas (não apenas em jovens).