Descobri que estou grávida e tomei naratriptana pq é o único que passa minha enxaqueca estou de 3 ou

5 respostas
Descobri que estou grávida e tomei naratriptana pq é o único que passa minha enxaqueca estou de 3 ou 4 semanas faz mal pode ter algum risco?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Em geral, não há evidência clara de risco grave, mas a naratriptana não é recomendada na gestação. Avise seu obstetra para acompanhamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.

O ideal é não usar esse tipo de remédio no início da gravidez. Um uso isolado dificilmente causa algo grave, mas vale conversar com o médico para avaliar e garantir acompanhamento seguro.

Se necessário, estou com agenda aberta para teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso mais de perto.

Atenciosamente.
Dr. Silas Monti Motta Junior
Médico clínico geral
Piranguinho
Olá. É relativamente comum essas coisas acontecerem. Muitas gestantes tomam por acidente medicações que não poderiam ser tomadas na gravidez, principalmente no início, por não saberem que estão grávidas. Fique tranquila, faça sua parte, tome as vitaminas do início da gestação, marque seu pré-natal normalmente, cuide de seu bebê e você. Vai dar tudo certo!
Dr. Willian Lorenson Pacheco
Médico clínico geral, Generalista
Joaçaba
Olá!

Sua preocupação é totalmente compreensível, especialmente neste início da gestação.

Explicação técnica:
A naratriptana é uma medicação da classe dos triptanos, usada para tratar crises de enxaqueca. De acordo com as principais referências (FDA, BNF e diretrizes da American College of Obstetricians and Gynecologists), não há evidências consistentes de que uma dose isolada de naratriptana cause malformações ou riscos significativos ao feto.

Os estudos em gestantes são limitados, mas até o momento, não foi demonstrado aumento relevante de risco de aborto espontâneo ou anomalias congênitas com o uso acidental em doses únicas — especialmente nas primeiras semanas de gestação, antes mesmo da formação dos principais órgãos fetais.

Conduta:

Não há necessidade de medidas emergenciais nem de interrupção da gestação.

Informe seu obstetra sobre o uso da naratriptana para que ele possa registrar no seu pré-natal e avaliar a conduta para controle das próximas crises (existem opções mais seguras durante a gravidez).

Evite repetir o uso sem orientação médica.

De forma geral, uma única dose acidental não costuma causar problemas, mas é fundamental ajustar o tratamento da enxaqueca neste período.

Para uma avaliação detalhada e conduta segura durante a gestação, visite meu perfil e agende sua consulta agora!
A naratriptana não é recomendada na gestação, pois há poucos estudos sobre segurança no início da gravidez. Uma dose isolada, antes de saber que estava grávida, raramente causa problemas graves, mas avise seu obstetra para acompanhamento e registre o uso no pré-natal.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 143 perguntas sobre Cefaliv
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.