Descobrimos que meu marido é portador de amiloidose. A descoberta foi feita pela biopsia de pele. tem

2 respostas
Descobrimos que meu marido é portador de amiloidose. A descoberta foi feita pela biopsia de pele. tem queixas de dores, na região do osso xifoide e coluna . Isso tem alguma associação com essa doença?
A amiloidose é uma doença com acometimento multissistêmico, existindo também, mais de um tipo de amiloidose. Geralmente a amioloidose primaria não costuma comprometer a parte óssea diretamente, no entanto, amiloidose pode vim frequentemente associado a mieloma múltiplo, que é uma doença que comumente afeta a parte ossea, além disso, amiloidose pode comprometer os rins impactando a produção de vitamina D e a homeostase do cálcio podendo levar a doenças ósseas como doença de paget secundaria ou hiperpartireoidismo secundário, além de poder comprometer diretamente glândulas como a paratireoide. Diante de tantas possibilidade diagnosticas, e da complexidade imensa da da amiloidose, cada queixa deve ser avaliada individualmente por um médico especialista, para entender o que esta relacionado ou não a doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Bruno Versiani
Geriatra, Médico clínico geral
Belo Horizonte
Sim, pode haver associação, mas isso depende **do tipo de amiloidose e do padrão de acometimento**. A amiloidose pode causar dores quando há depósito de amiloide em nervos (neuropatia), músculos, ossos, articulações ou tecidos moles, levando a dor crônica, sensação de queimação, peso ou desconforto mal localizado. Dor na coluna pode estar relacionada a comprometimento musculoesquelético ou neuropático; já dor na região do osso xifoide não é um sintoma clássico, mas pode ocorrer por infiltração de tecidos adjacentes, alterações musculares ou mesmo por causa não diretamente relacionada à amiloidose.

Por isso, é fundamental **definir o subtipo da amiloidose (AL, ATTR, AA, etc.) e avaliar extensão sistêmica**, especialmente coração, nervos, rins e trato gastrointestinal. A correlação clínica exige investigação dirigida, e dores persistentes devem ser avaliadas para diferenciar se são manifestação da doença ou condição associada tratável.

Especialistas

Helena Visnadi

Helena Visnadi

Hematologista

São Paulo

Alberto Santos Marinho

Alberto Santos Marinho

Cardiologista

Belo Horizonte

Mariana Chaud

Mariana Chaud

Cardiologista

São Paulo

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Wendelly  Beserra Silva

Wendelly Beserra Silva

Cardiologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Amiloidose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.