Devido a alguns estresses que tenho passado recentemente, ontem a noite eu chorei como não chorava e

25 respostas
Devido a alguns estresses que tenho passado recentemente, ontem a noite eu chorei como não chorava em um bom tempo. A coisa é que foi muito bom chorar, e agora quero chorar o tempo todo. O gatilho do choro são pensamentos e sentimentos ruins, mas enquanto choro sinto uma sensação boa, ruim também, mas a boa é maior. Gostaria de saber o quão saudável é isso? É ruim eu cutucar esses gatilhos atrás dessa sensação?
Olá! O choro pode ser uma forma importante de expressar as emoções, o que pode trazer alívio. No entanto, se esta for a única forma em que você alcança essa sensação emocional boa que você busca, pode ser interessante descobrir quais outros caminhos te possibilitariam se sentir bem e lidar com as emoções além de chorar, para que você não fique restrita/o a isso. A terapia pode ajudar a compreender o que está acontecendo com você e descobrir novas possibilidades.

Olá! O choro pode ser visto como uma forma de comunicação a respeito das dores que sente ou dos sentimentos guardados consigo, e quando isso é externalizado o alívio acaba aparecendo. Você conseguir sentir isso e ter essa percepção pode ser uma resposta sobre como vem encarando esse comportamento. O choro em si é algo saudável, pois com ele você consegue tirar um peso de certas situações, mas quando ele é visto como única forma de externalizar os sentimentos é bom pensar sobre o que ele significa exatamente para você. Espero que eu tenha esclarecido de alguma forma a sua dúvida. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Chorar é saudável uma vez que através dele é possível expressar emoções que talvez estejam guardadas e precisam ser externalizadas. Um ponto a ser observado é que se o choro se tornar frequente é preciso avaliar o que está acontecendo com você e neste caso é importante buscar um profissional. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Chorar é muito importante, uma vez que viabiliza a expressão de emoções. Seria interessante buscar acompanhamento psicológico para compreender por que tem sentido a necessidade de "cutucar" histórias, o que está buscando sentir? Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá! Espero que você esteja bem!

Chorar pode ser uma resposta natural a emoções intensas e é uma maneira saudável de liberar tensões e emoções acumuladas. Muitas pessoas relatam sentir um senso de alívio depois de chorar, como se estivessem liberando parte do peso emocional que estão carregando. No seu caso, parece que chorar está oferecendo uma sensação de alívio e bem-estar temporário.

No entanto, é importante abordar essa situação com cautela. Enquanto chorar pode ser uma maneira válida de lidar com emoções, depender exclusivamente do choro como uma forma de enfrentamento pode não ser saudável a longo prazo.

Se você considerar necessário, busque ajuda psicológica.

Um forte abraço!
O choro é apenas um modo de expressão, não há mal nisso. Entretanto ele não costuma ser remédio para o motivo da frustração ou estresse, ele é apenas uma consequência. Talvez valha a pena investigar e cuidar da razão do choro, quando se sentir preparada para isso. Nesse caso, indica-se a psicoterapia.
O ato de chorar pode ser uma forma de expressão saudável das emoções, permitindo que você libere dores acumuladas. No entanto, é importante considerar alguns aspectos em relação a essa situação:

Chorar pode ser uma maneira eficaz de liberar emoções reprimidas ou acumuladas. A sensação de alívio que você descreve ao chorar pode indicar que está encontrando uma saída para esses sentimentos.

Ao cortar os gatilhos por trás dos pensamentos e sentimentos ruins, você pode estar envolvido em um processo de autoconhecimento e processamento emocional. Isso pode ajudá-lo a entender melhor a origem das suas emoções e lidar com elas de maneira mais consciente.

Invista em um processo terapêutico. Busque um profissional de psicologia ou psicanálise, isso poderá ajudá-la muito.
Olá, espero que esteja bem.

É através do choro que você está expressando seus sentimentos reprimidos, podendo externalizar toda a sua angústia, dor e sofrimento, e aí vem a sensação de alívio temporário. É importante você procurar ajuda psicológica para entender a origem da suas emoções, na busca de se autoconhecer e e encontrar novos caminhos que te façam se sentir bem. Espero ter ajudado e me coloco à disposição.

Lembre-se: Cuide de você!

Abraços!

@psicologaclarissamerian
O choro é uma reação de descarga do emocional ou de baixa do humor. Pode ocorrer por estímulo esterno ocorrido ou interno por lembranças; ou até por químicos responsáveis pela baixa do humor, a tendência a deprimir.
Quando se sefere que chorar faz bem, está relacionado a não acumular a tensão no corpo. O choro é provocado pela descarga das emoções ou depressão quando chora muito frequentemente. Ou outras situações mais esporadicas ele podem ocorrer por sensibilidade exacerbada, maior fragilidade das emoções; por exemplo: ver um filme e chorar. É como uma catarse. Por isso pode dar alívio.
A princípio não há nada de errado em chorar, como você tem percebido, pode ser uma fonte de alívio e acesso a emoções. Você vai precisar avaliar o quanto isso está te fazendo mal ou se está sendo suficiente para lidar com suas emoções. Abraço
Olá. Chorar e uma das formas de se expressar algumas emoções acumuladas. Recomendo que busque realizar algumas sessões de psicoterapia. O processo de psicoterapia ou terapia é uma oportunidade de ouvir a si mesmo, sentir-se acolhido e compreendido por alguém que está pronto a escutar, sem julgar – o psicólogo. Fazer terapia é ter um espaço que favorece o encontro da pessoa consigo mesma, o que resulta em maior auto-conhecimento, tanto de seus limites quanto de suas potencialidades, possibilitando escolhas mais assertivas e felizes. O processo de terapia possibilita aprender a aceitar o que não pode ser mudado, as pessoas como elas são, os desencontros, as frustrações; e mudar o que for possível, dirigindo um novo olhar para a própria existência. No atendimento psicológico tem-se a oportunidade de rever a vida, os projetos e planos, de buscar o que realmente te realiza como ser humano!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
Não tem nada de errado chorar em resposta a emoções intensas, pois o choro libera tensão emocional. No entanto, é importante que você avalie o quanto isso está sendo suficiente para você lidar com as suas emoções. Em alguns casos, apenas chorar não resolve o que precisa ser resolvido e será preciso outras estratégias para melhorar, como por exemplo, conversar com pessoas de confiança, fazer uma auto-observação para entender os gatilhos que te fazem chorar, entre outras.
Se o choro constante estiver prejudicando seu bem-estar, considere procurar ajuda profissional.
Chorar pode ser uma forma natural de liberar emoções acumuladas e aliviar o estresse emocional. Chorar como uma maneira de liberar emoções pode ser benéfico, desde que não se torne a única forma de lidar com seus sentimentos e não substitua outras estratégias de enfrentamento saudáveis. é importante também explorar outras formas de enfrentamento, como conversar sobre seus sentimentos com alguém de confiança, praticar atividades relaxantes, exercícios físicos, meditação ou mesmo procurar ajuda profissional, se necessário. É útil reconhecer os gatilhos que estão levando ao choro. Isso pode ajudá-lo a entender suas emoções e lidar com elas de maneira mais eficaz. Certifique-se de que está buscando maneiras construtivas de lidar com seus sentimentos e não usando o choro como uma forma de evitar enfrentar questões mais profundas.
Costumo dizer que todos nós somos como panelas de pressão ambulantes, e que se não "chiamos" um pouco de vez em quando, a "pressão" interna fica tão insuportável que a tendência é explodir. "Chiar", nesse caso, como na linguagem coloquial popular, pode significar falar, reclamar, inclusive chorar. Nesse sentido, não vejo problema algum de se utilizar do choro para aliviar tensões. Talvez não seja tão interessante, e saudável, "cutucar" o choro; penso que um escoamento natural da emoção, quando e se ela vier, seja mais interessante. Em todo caso, é aconselhável um acompanhamento em psicoterapia, mesmo que breve, para avaliar melhor os caminhos para lidar com essas emoções. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Me parece, lendo sua pergunta, que o choro tem te proporcionado a sensação de alívio. Sentir-se aliviado parece ser algo positivo e significativo nesse momento em que você está passando por um momento estressante na vida. Chorar pode ser muito positivo, pois é quando nossas emoções podem "escorrer". Porém, o acesso ao choro e o alívio que ele proporciona por vias estressantes através de pensamentos e sentimentos ruins pode levar ao estabelecimento de um sistema interno disfuncional e não saudável. Por conta disso é interessante contar com outros recursos e profissionais para o manejo desse estresse e as emoções envolvidas de maneira mais saudável, levando assim a um alívio que não precise passar por vias estressoras.
Imagine uma panela de pressão, se taparmos os buracos por onde sai as fumaças, ela explode, se você abrir com tudo enquanto ela está sobre pressão, ela também explode, o que faz ela funcionar bem é o equilíbrio do ar que sai aos poucos. O choro é essa evasão da pressão, por isso a sensação de alivio, que momentaneamente é bom, e te traz ,mais próximo a um ponto de equilíbrio entre pensamento e emoção. Porém, ela não cura causas. Se você não buscar conhecer melhor o que te leva ao stress e a lidar com ele, mudando sua forma de pensar, de agir sobre ela, o choro sempre será uma válvula de scape..
Chorar é bem fisiológico, e não seria disponível se não fosse saudável. O que não é saudável é falta de compreensão de suas causas, mas a terapia é muito boa para adquirir o conhecimento dos nos nossos sentimentos, emoções... bora marca sua sessão?
Chorar em situações emocionalmente carregadas pode ser uma experiência normal, mas quando essas emoções interferem significativamente na qualidade de vida ou causam desconforto, pode ser útil considerar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um terapeuta cognitivo-comportamental (TCC).

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem terapêutica que se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para problemas emocionais. No seu caso, um terapeuta TCC pode ajudá-lo a explorar as razões por trás das suas reações emocionais intensas.

Algumas possíveis áreas de foco na terapia podem incluir:

Identificação de crenças irracionais: Um terapeuta TCC pode ajudá-lo a identificar crenças negativas ou irracionais que podem estar contribuindo para suas respostas emocionais intensas. Por exemplo, se você acredita que chorar é uma fraqueza, isso pode aumentar a probabilidade de chorar em situações estressantes.

Desenvolvimento de habilidades de regulação emocional: A terapia pode ensinar técnicas para ajudá-lo a lidar com emoções intensas de maneira mais eficaz, como a prática da atenção plena, a gestão do estresse e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento.

Exploração das origens das emoções: É importante entender a origem das emoções intensas. Às vezes, elas podem estar relacionadas a experiências passadas, traumas ou outras questões não resolvidas.

Compreensão do funcionamento emocional: A terapia pode ajudá-lo a entender melhor como suas emoções funcionam e como elas podem estar afetando sua vida cotidiana.

Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis: Trabalhar com um terapeuta TCC pode ajudá-lo a desenvolver estratégias saudáveis para lidar com situações emocionalmente desafiadoras, para que você possa sentir mais controle sobre suas reações.

Lembre-se de que procurar ajuda de um profissional de saúde mental não é sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao autoconhecimento e ao bem-estar emocional. Se você está tendo dificuldades para controlar suas emoções e isso está afetando sua qualidade de vida, considere marcar uma consulta com um terapeuta cognitivo-comportamental. Eles podem ajudá-lo a compreender e gerenciar melhor suas emoções e fornecer estratégias para lidar com situações difíceis de forma mais saudável.
Olá; olha, realmente, chorar alivia muito as tensões e o estresse. Um famoso psicanalista corporal que dizia que se você procurar sempre existe um motivo para você chorar todos os dias. Entretanto se você está questionando isso talvez você esteja achando que esse comportamento esteja passando um pouco do ponto, ou é só curiosidade mesmo? Eu acho que sempre devemos pensar sobre aquilo que nos acontece. Agora se são dores que você não conseguiu superar e se você está passando por uma fase difícil talvez valha a pena fazer uma terapia; uma abordagem como a Terapia cognitivo comportamental como sugerida pelo colega além de ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as situações de estresse pode ainda ressignificar essas dores antigas. Um abraço. Boa sorte.
Olá!
O choro é uma estratégia importante na lida com as emoções, mas como toda estratégia, se estiver acontecendo em excesso pode estar indicando alguma outra coisa a ser considerada. Uma hipótese possível é que a via do choro pode ter sido encontrada como forma de dar vazões a emoções há muito tempo represadas. Se você se empenhar em encontrar mais compreensão e caminho para estas emoções pode ser que mude sua relação com o choro, entendendo que tudo bem que ele aconteça as vezes. A psicoterapia é um ambiente que pode te ajudar a compreender melhor estas emoções e encontrar suas estratégias para lidar com elas. Se precisar de ajuda fico a disposição.
É importante reconhecer que chorar pode ser uma forma de liberar emoções acumuladas e aliviar o estresse emocional. Chorar pode ser uma resposta natural a situações estressantes ou emocionalmente desafiadoras. No entanto, o desejo constante de chorar pode indicar que há uma necessidade subjacente de processar e lidar com essas emoções de forma mais eficaz.

Chorar pode ser saudável quando é parte de um processo de enfrentamento e autocompreensão, ajudando a liberar emoções reprimidas e promover o alívio emocional. No entanto, se você se sente constantemente sobrecarregado por sentimentos negativos e está recorrendo ao choro como uma forma principal de lidar com eles, pode ser útil procurar apoio adicional para aprender estratégias mais saudáveis de enfrentamento e resolução de problemas.

Cutucar os gatilhos emocionais repetidamente pode não ser a melhor abordagem para lidar com essas emoções, especialmente se isso levar a um ciclo de estresse emocional contínuo. Em vez disso, pode ser útil explorar outras formas de lidar com os sentimentos negativos, como falar com um psicoterapeuta de orientação psicanalítica.

Se você está achando difícil lidar com seus sentimentos ou se o choro constante está interferindo em sua vida diária, é importante procurar ajuda profissional. Ele pode ajudá-lo a explorar suas emoções de maneira mais saudável e desenvolver estratégias eficazes para lidar com o estresse e promover o bem-estar emocional.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
Sobre a "sensação de bem-estar" descrita na pergunta, cabe lembrar que esta experiência muitas vezes relatada após o choro está diretamente relacionada à liberação de neurotransmissores e hormônios, como a ocitocina e as endorfinas. Estas substâncias não apenas possuem propriedades analgésicas, aliviando a dor emocional e física, mas também promovem uma sensação de calma e conforto.

Portanto, a sensação de bem-estar após o choro não é meramente subjetiva, mas sim uma resposta fisiológica complexa do corpo humano. Essa sensação de alívio e conforto pode contribuir para uma melhora no estado emocional e uma maior capacidade de lidar com os desafios emocionais da vida.

Podemos pensar no choro como uma ferramenta valiosa em nossa caixa de ferramentas emocionais, mas certamente não é a única disponível. Assim como em uma caixa de ferramentas, onde diferentes instrumentos são necessários para diferentes tipos de trabalho, nossas emoções requerem uma variedade de abordagens para serem adequadamente gerenciadas e compreendidas.

O choro pode ser eficaz em liberar tensões emocionais e proporcionar alívio temporário, mas existem muitas outras estratégias que também podem ser úteis em diferentes contextos. Por exemplo, a comunicação aberta e honesta pode resolver conflitos interpessoais, o autocuidado pode promover o bem-estar físico e emocional, e a terapia pode fornecer insights e ferramentas para lidar com padrões emocionais problemáticos.

Ao integrar diversas estratégias de enfrentamento em nosso repertório, podemos construir uma base sólida para lidar com uma variedade de situações e emoções, promovendo assim um maior bem-estar emocional e mental.
Oi oi! Que bom que você conseguiu e tem coseguido chorar! É uma forma de descarga, de alívio e de às ezes colocar coisas pra fora que não conseguimos de outras formas. Não se culpe por isso! A questão é se isso se tornar um ciclo (choro-alívio - provocar choro de novo acessando certas emoções). Isso pode se tornar até um pouco exaustivo! O mais interessante é que aos poucos você vá desenvolvendo uma caixa cheia de diferentes ferramentas emocionais pra usar quando precisar. É importante também compreender o 'pano de fundo' por trás desse choro. Qual o contexto, que 'mensagem' e que necessidades esse choro transmite? São coisas que você pode ir descobrindo aos poucos com a ajuda de um profissional! Que tudo fique bem por aí!
Olá! Chorar pode fazer bem. E é saudável. Pensamentos e sentimentos ruins podem mesmo nos fazer chorar. Por enquanto, não vejo nada de errado nisso. Acho importante prestar atenção se esta situação se prolongar no tempo. Daí pode ser que você precise de ajuda profissional.

Muitas vezes não sabemos como reagir as dificuldades que encontramos na vida. é possível encontrarmos outras formas de agir no momentos que passamos. A terapia pode ser uma ferramenta importante para isso. Espero ter ajudado!