Devido à doença de Cushing ganhei mais de 40 kg e mesmo após retirada da glândula hipofisária contin

2 respostas
Devido à doença de Cushing ganhei mais de 40 kg e mesmo após retirada da glândula hipofisária continuo com sobrepeso, se eu tomar algum emagrecedor será que ha alguma contraindicação? Se sim, quais os riscos?
Realmente, mesmo após o tratamento cirúrgico da doença de Cushing, podem persistir alguns sintomas, principalmente quando se trata de peso, até mesmo porque o ganho de peso tem causas multifatoriais. Quanto ao uso de medicamentos para emagrecer, cabe ao seu médico endocrinologista fazer a avaliação se não há contraindicações no seu caso específico. Não existe um agente " emagrecedor" único; cada medicamento tem seu mecanismo de ação específico e contraindicações próprias, assim como cada paciente tem suas especificidades. Por isso, não há como fornecer uma resposta conclusiva aqui. Mas existe sim a possibilidade de considerar o uso de algum medicamento caso seja necessário. Como em qualquer outra situação médica, há medicamentos pra emagrecer que podem causar taquicardia, pico hipertensivo, crise de ansiedade e insônia. Mas há opções de medicamentos que não promovem esses sintomas.

Olá!
Na doença de Cushing, o hipercortisolismo pode levar a uma mudança de expressão nas células de gordura (adipócitos) assim como uma mudança na termogênese (controle de gasto calórico corporal). Outro fator é a perda de massa muscular que ocorre durante a fase ativa da doença, deixando este metabolismo ainda mais baixo.
Entender os motivos atuais que não estão dificultando a perda de peso, é importante para ser mais assertivo no tratamento.
Tenho muitos pacientes com doença de Cushing não curados após o tratamento cirúrgico, ou seja que mantém valores de cortisol elevados, e um trabalho para aumento de massa muscular e termogênese associado com medicações para controle de comportamento alimentar são importantes e muitas vezes necessarias.
Espero ter ajudado. Um abraço!