Dores e fraqueza dos membros inferiores podem está ligados a fatores emocionais? Sendo que já fiz exames

10 respostas
Dores e fraqueza dos membros inferiores podem está ligados a fatores emocionais? Sendo que já fiz exames de Dst´s, ressonacia e eletroneuromiografia. Todos normais.
Bom dia.
Sim, dores e fraquezas podem ter relação com fatores emocionais, ainda mais quando descartadas causas orgânicas e a pessoa estar enfrentando um período difícil em sua vida, é uma forma do corpo somatizar tudo que está sendo vivido no psiquismo. São chamadas de doenças/traços psicossomáticos, torna-se importante a busca por um profissional de psicologia.

Muitas vezes guardamos emoções e sentimentos. Quando não expressamos o que sentimos, nosso corpo encontra uma forma de colocar pra fora o que está guardado sob pressão. Isso se confirma através dos resultados dos seus exames clínicos que vieram normais. Um psicólogo pode te ajudar muito, procure por um com quem vc se sinta à vontade e confie para falar de assuntos que te incomodam.
Espero ter te ajudado!
Bom dia. Uma vez descartadas as causas orgânicas as dores pidem estar sim ligadas a fatores emocionais como sintomatizaçoes fisiologicas. Apos ter conversado com seu médico especialista o ideal seria uma consulta à um psicologo para avaliar junto à você fatores emocionais e do seu momento de vida que possam estar contribuindo para a manutenção das dores.
Dores e fraqueza em membros inferiores são sintomas inespecificos que abrem um leque de possiveis causas enorme. Pode ser decorrente de problemas lombares, causas neurologicas, deficiência de vitaminas, medicamentos em uso para outros problemas clinicos, causas vasculares, etc. O ideal seria levar todos os exames realizados para um clinico geral experiente, alguém que te escutasse e te examinasse cuidadosamente (com um olhar mais generalista e não de especialista para problemas especificos). O clinico investigará as caracteristicas dessa dor e fraqueza, quando aparece, o que a alivia, cronologia do seu surgimento, outros sinais associados, se algum tratamento já foi tentado e os seus resultados. Enfim, o principal é a consulta clinica, a conversa, o exame físico e se necessário algum exame diferente guiado por essa avaliação. Caso seja descartado as principais possiblidades organicas pelo clinico, uma outra possibilidade é ter uma causa emocional de fundo.
Bom dia. Visto que os seus exames vêm descartando uma etiologia orgânica, podemos realmente pensar que tais dores se devam a fatores emocionais. Estados crônicos de ansiedade ou stress, por exemplo, podem disparar diversas respostas fisiológicas, desde erros de postura e aumento da tensão em áreas musculares específicas, até reações inflamatórias ou alterações hormonais. Em todo caso, aconselho que você procure um psicólogo de sua confiança e relate os sintomas, pois assim terá condições de obter uma melhor avaliação e uma proposta de tratamento. Abraços!
As dores físicas podem sim ter como base um conflito psíquico. O importante como colocado por você e avaliar a princípio a probabilidade de ter uma origem orgânica como não é fundamental procurar uma psicoterapia como compreender que fatores psíquicos estão contribuindo com este mal estar e trabalha los.
Olá, bom dia. Sim, penso que mente e corpo são uma unidade, ou seja, não é possível dissociar um sintoma físico que esteja aparecendo da sua saúde emocional.
Costumo dizer para os meus clientes que os sintomas aparecem como um ajustamento criativo do organismo, são como a melhor forma possível que cada um encontrou para lidar com algo que está difícil (visão relacionada à saúde do sintoma).
Confio na importância de procurar a indicação de um terapeuta de confiança para que possam cuidar juntos do que está acontecendo.
Ola. Investigar as queixas físicas com diferentes especialistas da medicina é fundamental para esses sintomas relatados por você, contudo as doenças psicossomáticas aparecem e fazem sintomas reais no corpo, causando muito sofrimento físico e emocional. Nas doenças psicossomáticas as causas são emocionais geralmente relacionadas à vivencias traumáticas na sua historia de vida pregressa.
Acredito que seu sintoma deva limitar de forma importante sua vida, por isso recomendo que vc procure um bom psicólogo na sua cidade, de preferência nas abordagens EMDR e Brainspotting. Essas abordagens atuam a nível neurocerebral trabalhando as vivências traumáticas que ficam bloqueadas em seu sistema nervoso causando sintomas. Abraços!
Boa tarde!
Percebeu que você já respondeu a sua pergunta?
Se seus exames não apresentaram nenhum problema físico, um psicólogo poderá tentar lhe ajudar a encontrar a causa de suas dores e fraqueza. Nosso corpo responde de uma forma ou de outra todo o problema psiquíco que podemos estar vivendo. Abraços.
Agende uma consulta para conversarmos a respeito. Pode ser on line ou presencial. Gostaria muito de responder esta dúvida diretamente.