Sintomas psicossomáticos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - sintomas psicossomáticos

Encontre um especialista na sua cidade:
Juliana Dória

Juliana Dória

Psicólogo

Salvador

Letícia Medeiros de Almeida

Letícia Medeiros de Almeida

Psicólogo

João Pessoa

Alessandra de Falca

Alessandra de Falca

Psicólogo

São Paulo

Viviane Barbosa

Viviane Barbosa

Psicólogo

São Paulo

Elaine Inácio Pereira de Souza

Elaine Inácio Pereira de Souza

Psicólogo, Terapeuta complementar

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Sintomas psicossomáticos

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Sintomas psicossomáticos

Primeiro, faça um check-up, descartando qualquer possibilidade de problemas orgânicos. Eliminada essa possibilidade, procure um Psicólogo Clínico. Pelo que você descreve, a princípio não é algo…


Bom dia. Uma vez descartadas as causas orgânicas as dores pidem estar sim ligadas a fatores emocionais como sintomatizaçoes fisiologicas. Apos ter conversado com seu médico especialista o ideal…


Precisamos entender em quais situações isso ocorre e quais são os sintomas físicos os quais estão sendo atrelados.
O mais indicado é que seja atendida por um profissional da Psicologia…

Especialistas falam sobre Sintomas psicossomáticos

Dores sem nenhuma explicação, desconforto abdominal, sudorese, tremores, etc. são alguns sintomas que podem surgir frente a algum evento de ordem emocional intenso. Esses sintomas físicos podem estar ligados a como enfrentamos determinados conflitos e o quanto nos envolvemos para solucionarmos ou evitarmos a situação adversa. A Psicologia contribui para diminuir ou eliminar esses efeitos adversos, através da releitura do evento junto ao paciente, entendendo o funcionamento psíquico e os mecanismos de defesa envolvidos.

Paulo Roberto Silva

Psicólogo

São Caetano do Sul


Quando temos alguma patologia física ocasionada por questões emocionais. Uma dificuldade de verbalizar as emoções e expressar sentimentos, podem gerar sintomas no corpo, como por exemplo, gastrite, dores de cabeça, etc.

As doenças psicossomáticas são problemas psicológicos que se transformam em doenças físicas. Ou seja, a pessoa tem problemas psicológicos e sofre tanto que o corpo acaba respondendo com alguma tipo de doença que realmente afeta parte do seu organismo. As pessoas que somatizam e transformam toda a sua emoção e sentimento podem apresentar sintomas psicológicos, físicos e orgânicos. Dificuldade para reconhecer sentimentos, baixo estima, estresse, tristeza, dor de cabeça, dor de barriga, náuseas, vômitos, enjoo, perda da consciência e perda do desejo sexual são alguns do sintomas da pessoa com alguma doença psicossomática.

Doenças são palavras não ditas-lacan Doenças são símbolos de transformação -jung Doenças são o corpo falando pedindo ajuda -eu o termo doença psicossomática é bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente. O que leva os pacientes de vários hospitais a uma consulta em conjunto com um psicólogo, psicoterapeuta e psiquiatra. Tudo que é calado, não dito, sufocado, traumatizado, não resolvido pode se transformar em doenças de todo tipo.

Valeria Abatemarco

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Sintomas psicossomáticos?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.