Dr (A), sou refratário, no que tange depressão. Lanço mão de medicamentos há 5 anos. Nenhuma das com

5 respostas
Dr (A), sou refratário, no que tange depressão. Lanço mão de medicamentos há 5 anos. Nenhuma das combinações me trouxe qualidade de vida, mesmo que medicada. Estando perdido, sem ter noção de que caminho seguir, para conseguir sair de casa, ter uma vida mais próxima da palavra “vida”, lanço-lhe a seguinte dúvida, visto que não sei mais ao que recorrer: estimulação magnética transcraniâna difere do modo daqueles choques elétricos utilizados em sentenças de morte? Qual seria sua visão para um refratário, no que tange estimulação magnética transcraniâna?
Muito obrigado.
Não se usam tratamentos, em Psiquiatria, que sejam como "choques elétricos utilizados em sentenças de morte". Existe a eletroconvulsoterapia (ECT), um tratamento feito através da passagem de uma brevíssima corrente elétrica através do crânio (menos de dois segundos, em geral), com o paciente anestesiado. É um dos tratamentos mais eficazes para depressões resistentes a outras terapias. Quando à estimulação magnética transcraniana (EMT), ela é mais comprovada quando associada a terapias medicamentosas, em caso de depressões resistentes ao tratamento. Muitas vezes, as pessoas acham que são resistentes, mas não fizeram todos os tratamentos por tempo suficiente e/ou com dose suficiente de medicações. Mas, mesmo nos casos em que estes foram feitos corretamente, há muitas opções antes de se dizer que a pessoa é realmente refratária. Em casos extremos, há procedimentos como estimulação cerebral profunda e psicocirurgia, mas estas só são sugeridas após uma cuidadosa análise do quadro atual e do tratamento, por parte do especialista.

Concordo com o profissional acima, porém gostaria de complementar para que você busque um profissional (Psicólogo, Psicanalista) para iniciar um tratamento relacionado a sua depressão, entender sua relação com as medicações, enfim, isso pode te ajudar.
O Dr Ivan levantou um ponto de relevância: se o tratamento (medicamentoso e psicoterápico) não estirem adequados a sua possibilidade de sustentação (emocional, química, estilo de vida, entre outros) não conseguirá segui-lo adequadamente. Desta forma, em tratamentos sendo incompletos reforçam a ideia de ser refratário, ou um "caso perdido"; que não é verdadeira. Sabemos que quem tem dor tem pressa, mas o tratamento é processo que irá requerer um tempo adequado para seu efeito. Querer soluções rápidas pode não ser efetivo e contribuir para a crença de ser "incurável", "caso perdido"... Procure por especialistas, um tratamento adequado e consistente tende a ter resultados duradouros. Um abraço afetuoso.
Recomendo que busque um psicólogo (a), para que você comece a entender as possíveis causas da sua depressão, entender que o tratamento da depressão é uma caminhada constante e que não se faz apenas com o uso de medicamentos, é um bom passo na direção da tão sonhada qualidade de vida.

Os remédios ajudam muito mais, quando estão combinados com a terapia e com o exercício que é falar sobre suas questões.

Experimente buscar um(a) Psicólogo (a) , escolha a abordagem com a qual se identifique e comece! Você vai se surpreender!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 120
O acompanhamento psiquiátrico adequado é fundamental, mas há muitos outros aspectos (psicológicos, emocionais, inconscientes, relacionais/familiares) que a medicação não alcança.
A ECT é apontada pelos profissionais como uma forma muito eficaz de tratamento, mas sugiro que considere ampliar sua perspectiva nesse sentido.
Busque um psicólogo, um caminho para o auto conhecimento e fortalecimento interno. Muitas vezes, o resultado esperado não é imediato e isso pode causar angústia ainda maior, mas o trabalho multiprofissional amplia as possibilidades.