Durante o sono, as vezes, acordo assustada do nada e vejo coisas como algum inseto na parede ou uma

19 respostas
Durante o sono, as vezes, acordo assustada do nada e vejo coisas como algum inseto na parede ou uma pessoa perto de mim. Acabo pulando da cama na mesma hora e logo depois percebo que não era nada, deito e consigo voltar a dormir rápido. Isso não acontece todo dia e já percebi que costuma acontecer quando eu vou dormir estressada, com a mente muito agitada. Por que acontecem essas alucinações?
Fazer terapia pode propiciar a você um momento de cuidado, escuta, fala e acolhimento. Você menciona "dias em que está muito estressada"...se causa sofrimento psíquico é bom investigar que fatores são esses e de que forma você lida com eles.
Em relação ao seu relato, observe se teve algum sonho ou pesadelo (ás vezes podemos passar ainda algum tempo sobre o efeito do material produzido pelos sonhos).
Os sonhos podem ter restos diurnos (o que aconteceu durante o dia...cenas, fatos, algo que não conseguimos resolver) assim como material do nosso inconsciente que pode ser trabalhado com um Psicanalista (traumas, questões pendentes, medos, etc).
Espero ter ajudado, abraço!

Isso parece ser paralisia do sono, que é comum ocorrer durante períodos de maior estresse. Seria interessante uma consulta com um médico do sono para avaliar. O atendimento psicológico seria importante para trabalhar às questões que estão originando o estresse.

Abraço,

Rodrigo Fabretti
Talvez estresse excessivo. Mas sugiro um psicólogo pra investigar junto a você.
Acredito que sua consciência já te apontou a sua urgente demanda psicológica. A ansiedade é um sintoma que pode estar presente em várias patologias como transtorno do pânico, depressão, paralisia do sono entre outras que contém sua descrição. Sugiro buscar um tratamento psicológico para maior entendimento, equilíbrio e qualidade de vida. Fazer terapia é um ato de amor consigo mesmo.
O sono é o período em que organizamos mentalmente o que vivenciamos e pensamos. Quando você refere esse tipo de experiência associada aos dias conturbados e estressantes, faz com que consideremos a possibilidade de fazer uma avaliação mais detalhada das suas condições de vida atuais. Procure um psicólogo para investigar os motivos que podem levar aos comportamentos relatados. Espero ter ajudado.
Olá! De acordo com as características relatadas, seria importante passar por uma avaliação psicológica. A psicoterapia propõe uma compreensão mais ampla do significado dos sintomas neste momento de sua vida lhe ajudando a lidar melhor com eles e favorecendo um bem estar. Sucesso!
Olá, como você disse, isso acontece quando você dorme muito agitada ou estressada. O estresse e a ansiedade causam esses sintomas, você acaba tendo um sono inquieto e consequentemente fica mais estressada no dia seguinte, pois a má qualidade do sono é um fator que aumenta o estresse. É importante que você procure um psicólogo.
Aconselho você a fazer terapia e se puder fazer arteterapia pois ela usa recursos da arte para trazer conteúdos do inconsciente para a consciência, olhar também estas imagens como símbolo, pesquisar seu significado simbólico ( do inseto) e correlacionar com sua vida pode ajudar seu entendimento deste
Olá. Quando acordamos de repente, ainda estamos com a mente voltada para o sonho em andamento, e perceber figuras pode fazer parte desse contexto onírico. Como você descreveu, consegue voltar a dormir rapidamente, o que é muito bom. O seu relato sobre momentos de agitação antes desses episódios é muito significativo. Sugiro que se prepare para dormir, procurando desacelerar. Ou seja, tome um chá, ouça uma música suave, desligue a TV ou celular pelo menos meia hora antes de ir dormir. Entrar no clima de descanso faz diferença para uma boa noite de sono. Se os episódios persistirem, vale uma investigação com um psicoterapeuta. Abraço.
Pelo menos, você reconhece um dos prováveis gatilhos (o estresse) que pode estar te causando essa "alucinação esporádica", digamos assim. Mas o ideal seria procurar ajuda profissional, um neurologista talvez e tbm fazer terapia, pois tudo o que não é trabalhado em nós, como: pensamentos, sentimentos, pode se manifestar em nosso corpo. Sintetizando aquela frase: "o que não vira palavra, vira sintoma."
O sonho é uma das formas de comunicação do indivíduo, sejam conteúdos do consciente e inconsciente. Não existe uma resposta assim de forma objetiva, é impressionante uma investigação dentro do processo psicoterapêutico. Inclusive trazer os sonhos para o processo pode torná-lo mais rico. Quem sabe você aproveita essa questão, busca um psicólogo e mergulha num lindo processo de autoconhecimento? Tenha certeza que será um divisor de águas na sua história.
Há algumas dicas que ajudam bastante para se obter um sono tranquilo, e conseguir descansar a mente e o corpo. Numa consulta com psicólogo será possível conversar sobre esta agitação que você comentou e possivelmente traçar um plano de melhora para seu sono e consequentemente seus dias.
Olá, como você está? Me parece que você já identificou o motivo ou então, parte do motivo (quando vai dormir estressada), que vem causando desconforto durante o seu sono. Eu também fiquei aqui pensando, o que vem te deixando estressada a ponto de lhe despertar a noite!? E é isso que talvez você deveria investigar, tendo em vista que, o despertar, sonhar ou as alucinações (conforme você nomeou), podem estar sendo as consequências (desse estresse). Por isso sugiro que, você preste atenção no seu dia, em como tem vivido e o que tem feito, para então, buscar amenizar esse "sofrimento".

Qualquer dúvida, estou á Disposição! Fica bem.
Boa tarde, pela sua descrição parecem ser alucinações hipnopômpicas ou hipnagógicas, ocorrem na transição sono/vigília, isto é, ao acordar. Não tem significado patológico. Dê uma lida sobre isso e acho que vai se identificar. No demais, caso perceba que isso tem lhe afetado muito, ou acontecido em outros momentos, procure um psicólogo ou psiquiatra.
Isso se chama terror noturno, provocado por pesadelos. Procure um psicólogo cognitivo comportamental especialista em sono
Olá!
Do que relatou, o fato de acordar de repente, chama atenção. Acredito que esteja aliada ao estresse como bem já sabes! A análise psicanalítica pode ajudar bastante.
Boa noite. Seria interessante você passar por uma avaliação com um psiquiatra para avaliar o caso. A informação fora de um contexto maior não adianta. Mesmo se você for passar por um psicólogo, ele precisa colher mais informações de sua vida, antes de levantar um diagnóstico. Procure ajuda para se entender. Atenciosamente
Legal que você tenha correlacionado o estresse antes de dormir com o fenômeno descrito. Reforço a importância de entender o contexto da sua vida como um todo, mas um ponto muito relevante que observo em geral é se perguntar o que você faz pelo seu sono? parece estranho, mas a gente se prepara o trabalho, para estudar, para sair, para ir às compras, etc., mas em geral não há a ideia de se preparar para dormir. Pense no quanto seu humor, disposição, concentração e outros fatores são influenciados pelo sono. Ao reconhecer isso, talvez você possa ver o sono como um processo a ser cultivado. É importante por exemplo, fazer coisas para desacelerar, para ensinar ao corpo que aquele horário é o horário de se cuidar. Procure por higiene do sono, controle de estímulos para sono, acho que pode te ajudar a criar esse espaço.
Forte abraço!
Olá! Cada processo de análise é único e, ainda que os sintomas sejam parecidos e carreguem os mesmos nomes, para cada pessoa eles expressam algo único, também. Assim, um processo de análise pode te colocar em contato com questões que estão aparecendo através desses momentos de estresse.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!