É aconselhável partir ao meio comprimidos de liberação mais lenta ? Exemplo, Donaren Retard 150. Iss

3 respostas
É aconselhável partir ao meio comprimidos de liberação mais lenta ? Exemplo, Donaren Retard 150. Isso pode comprometer a eficácia do remédio ?
Os comprimidos de liberação prolongada são produzidos com um revestimento especial que faz com que o medicamento seja liberado aos poucos ao longo do tempo.
Quando o comprimido é partido, mastigado ou triturado, esse mecanismo é quebrado e o remédio pode ser liberado de uma vez só, o que pode reduzir a eficácia ao longo do dia, aumentar risco de efeitos colaterais e desorganizar o tratamento.
Não é aconselhável cortar comprimidos de liberação prolongada sem orientação médica. Caso seja necessário ajustar a dose, o ideal é que isso seja feito pelo seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, não é aconselhável partir o Donaren Retard 150 ao meio.

Por quê?
O Donaren Retard é um comprimido de liberação modificada (retardada). Isso significa que o fármaco é revestido ou formulado para ser liberado gradualmente ao longo do tempo, mantendo níveis terapêuticos estáveis no sangue por mais tempo.

Quando você parte o comprimido:

Destrói o sistema de liberação: O revestimento especial que controla a velocidade de absorção é danificado
Libera toda a dose de uma vez: Em vez de 150mg distribuídos ao longo de 12-24 horas, você absorve uma quantidade maior rapidamente
Compromete a eficácia: Você pode ter picos de concentração (efeitos colaterais) seguidos de quedas (falta de efeito)
Aumenta riscos: Maior chance de efeitos adversos e períodos sem proteção terapêutica
O que fazer se precisar de dose menor?

Donaren Retard em dose menor (75mg, se disponível)
Formulação de liberação imediata com ajuste posológico
Esquema alternativo mais adequado ao seu caso
Nunca divida medicamentos de liberação modificada sem orientação médica prévia.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Não é aconselhável partir ao meio comprimidos de liberação prolongada ou retard, como o Donaren Retard 150 mg.

Medicamentos de liberação lenta são formulados para liberar a substância gradualmente ao longo do dia. Se você quebrar o comprimido, essa liberação controlada é comprometida: parte do medicamento pode ser liberada de forma rápida demais, aumentando risco de efeitos colaterais, e a dose ao longo do dia deixa de ser constante, reduzindo a eficácia do tratamento.

No caso do Donaren Retard, isso significa que o efeito antidepressivo pode ficar irregular, você pode sentir sonolência ou tontura excessiva logo após tomar ou, ao mesmo tempo, perder o efeito que deveria durar várias horas.

Se houver necessidade de ajustar a dose, o correto é falar com o psiquiatra para que ele prescreva a dose exata em comprimidos adequados ou uma formulação diferente, sem comprometer o funcionamento do medicamento.

Em resumo: não parta comprimidos de liberação retard, pois isso compromete tanto a eficácia quanto a segurança do tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.