É cientificamente comprovado que estresse, raiva e frustração agravam a rosácea? Estou fazendo trata

14 respostas
É cientificamente comprovado que estresse, raiva e frustração agravam a rosácea? Estou fazendo tratamento com Azelan. Quando o tratamento engrenou foi a época que entrei de férias no trabalho e minha pele melhorou uns 75%. Poucas semanas depois que voltei a trabalhar minha pele piorou, voltou ao que era antes. Relatei isso para minha dermatologista mas ela não deu muito crédito para essa parte emocional.
Obs: não bebo álcool, não como nada que tenha pimenta ou que seja ardido,não fumo, passo protetor solar todo dia e evito sair no sol mesmo assim, nao tomo banho quente. Me privo o máximo que posso de tudo que eu puder para evitar que piore a rosacea, mas o estresse e a ansiedade são as únicas coisas que não consigo controlar....
Olá, boa tarde !
É importante lembrar que a rosácea é uma condição dermatológica complexa, e vários fatores podem desencadear ou agravar os sintomas. Embora não haja uma causa única conhecida para a rosácea, o estresse, a raiva e a frustração podem desempenhar um papel no agravamento dos sintomas em algumas pessoas.

Embora sua dermatologista não tenha dado muito crédito à sua observação sobre o impacto emocional, muitos relatos pessoais e algumas pesquisas sugerem que o estresse emocional pode influenciar a rosácea. O sistema nervoso pode desempenhar um papel na regulação dos vasos sanguíneos na pele, e o estresse pode levar a mudanças na circulação sanguínea, potencialmente afetando a rosácea.

Continuar a evitar os gatilhos conhecidos, como álcool, pimenta, sol e banhos quentes, é uma abordagem sensata. Além disso, considerar estratégias de gerenciamento do estresse e da ansiedade, como meditação, yoga, exercícios e aconselhamento, pode ser benéfico para controlar os sintomas da rosácea. É sempre uma boa ideia discutir suas preocupações com sua dermatologista e considerar um acompanhamento com um profissional de saúde mental, se necessário, para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade.

Conte comigo para ajudar neste processo.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160

Olá. Muitos sintomas físicos têm relações com questões emocionais e isso já era percebido por Freud quando criou a psicanálise, analisando casos de histeria. Importante avaliar o que tem te causado estresse e ansiedade, quais sensações corporais você sente nesses momentos, quais pensamentos surgem em episódios como esses para conseguir mapear o que vem acontecendo, com qual frequência e a partir daí conseguir pensar em estratégias. Indico que busque um psicólogo/analista para que possa ter um espaço de escuta e acolhimento para trabalhar essas questões, pois independente da relação da rosácea com a ansiedade e o estresse, essas questões emocionais citadas estão te afetando. Caso queira mais informações estou á disposição
Nós somos um corpo, não temos um corpo. Tudo o que nos afeta emocionalmente, na minha opinião, pode se transformar em sintomas ou agravá-los. É claro que existem fatores genéticos e ambientais que afetam nossa saúde, mas o estresse e as pressões de uma sociedade adoecida, onde tudo é para ontem, é necessário dar conta de várias coisas ao mesmo tempo, são fatores agravantes. Sugiro que você continue o tratamento com a sua dermatologista, mas procure um processo de autoconhecimento mais profundo, por meio da psicoterapia, que poderá te ajudar a perceber de forma holística, nas dimensões bio, psico e sociais.
Olá. Nossa condição emocional pode, sim, influenciar nossa saúde física.
Sobre o estresse e a ansiedade é possível trabalhá-lhos e encontrar recursos para o enfrentamento e redução, sim. Busque profissionais que trabahem essas temáticas para esse auxílio.
Olá! Existem muitas doenças de pele que estão diretamente relacionadas com as nossas emoções. Elas são chamadas de doenças psicossomáticas. Como as colegas disseram anteriormente, existem diversas causas para essas doenças, entretanto, a parte emocional pode sim agravar os sintomas. Por exemplo, a pessoa com rosácea quando fica com vergonha dificilmente consegue esconder a vermelhidão que aparecem nas bochechas. Também tenho rosácea e segundo opinião de outros profissionais, a parte emocional afeta sim.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A relação entre o estresse, a raiva, a frustração e a rosácea não é totalmente compreendida, mas há evidências anedóticas e estudos que sugerem que esses fatores emocionais podem desempenhar um papel no agravamento dos sintomas da rosácea em algumas pessoas. No entanto, é importante ressaltar que a rosácea é uma condição de pele complexa e multifatorial, e as causas e os gatilhos podem variar significativamente de uma pessoa para outra.

O estresse, em particular, é conhecido por desencadear uma série de respostas fisiológicas no corpo, incluindo a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que podem afetar o sistema imunológico e a inflamação. A rosácea é caracterizada por inflamação crônica na pele, o que levou à investigação sobre a possível ligação entre o estresse e a piora dos sintomas.

É importante ressaltar que essas relações não são universais, e nem todas as pessoas com rosácea experimentarão um agravamento dos sintomas devido ao estresse, raiva ou frustração. Além disso, muitos outros fatores podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na piora da rosácea, incluindo fatores genéticos, exposição ao sol, temperatura, alimentação e produtos de cuidado da pele.

Se você tem rosácea e acredita que o estresse, a raiva ou a frustração podem estar contribuindo para a piora dos seus sintomas, é uma boa ideia conversar com um profissional de saúde mental qualificado. Eles podem ajudar a desenvolver um plano de tratamento que leve em consideração todos os fatores possíveis que afetam a sua condição e ajudá-lo a gerenciar melhor a rosácea.
O stress e ansiedade só são controlados a a partir do momento que compreende a origem deste mal estar, deste sintoma.
E realmente o único jeito de de descobrir é falando sobre na terapia, em análise.
Aguardo seu contato!
Cuide-se!
Olá... Desejo que vocês esteja bem. Lendo sua pergunta e todo seu relato, penso que concordo e valido todos os estudos e conhecimento científicos que explicam sobre a rosácea, porém algo se torna soberano nisso tudo. Trata-se da sua capacidade de observar e notar como o seu corpo reage a situações de stress, raiva e frustração. Algo que se todos os profissionais considerassem, com certeza contribuiria para sua melhora no quadro da rosácea. E relendo mais uma vez o seu relato, você diz sobre o "controlar" a ansiedade e o stress. E se o caminho fosse compreender a fonte disso tudo e como você pode, do seu jeito, seguir a vida quando eles estão presentes? Um processo de psicoterapia facilitaria essa compreensão. Desejo ter ajudado. Um grande abraço!
Boa tarde! Independente da rosácea seria importante entender os fatores que também lhe causam ansiedade e estresse que podem refletir em vários aspectos físicos! Consulte uma psicóloga! Fico à disposição.
Olá. Embora não haja uma resposta definitiva, acredita-se que o estresse emocional pode desempenhar um papel no agravamento dos sintomas da rosácea, como em tantas outras manifestações no nosso organismo, lembre-se do termo somatização. No entanto, é importante destacar que a rosácea é uma condição complexa e multifatorial e existem várias teorias sobre como o estresse, medicamentos, cremes, alimentação, etc, podem afetar essa doença inflamatória crônica da pele. Importante procurar profissionais da saúde para ter um diagnóstico e tratamento adequados. Sempre à disposição.
Oi, como você está? Achei a sua observação muito interessante e realmente precisa ser levada em consideração. Alguns estudos e elaborações sobre somatização elencam a pele como um dos principais e primeiros pontos de somatização de questões emocionais. O nosso corpo é uma unidade fisio-psicológica, quando uma coisa não vai bem em uma dimensão, vai afetar a outra. Nem sempre esse impacto é direto e facilmente identificável, mas nesse caso, que você observa mudanças muito significativas, pode ter relação sim. Eu sugiro seguir com o tratamento dermatológico e buscar um acompanhamento psicológico para te ajudar a entender que situações na sua vida podem estar te gerando esses sentimentos e entender possibilidades de lidar com eles. Me coloco à disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Bom dia
O stress crônico leva andorinhas de pele é uma infinidade de outras doenças. O problema central está como avalia as situações que passa no dia a dia. Procure um psicólogo experiente para tratar seu stress, pois está somatizando em seu corpo.
Olá! Questões emocionais podem estar direta ou indiretamente relacionada com questões de saúde, o corpo que se estressa e adoece é o mesmo, mente e corpo num único organismo. Existem adoecimentos que são conhecidos como psicossomáticos, desde os tempos de Freud, com as histéricas com paralisias e cegueiras psicologias. é relativamente comum que questões de pele estejam relacionadas com fatores psicológicas/emocionais, veja que seu problema piora quando você volta ao trabalho, é provável que exista questões que atravessem sua relação com seu trabalho e te cause sofrimento. Um processo de psicoterapia pode te ajudar a manejar o estresse e a diminuir os sintomas.
Sim, comprovado. Tanto que existem estudos e profissionais da neuroimunologia. Para estresse e ansiedade recomenda-se fazer psicoterapia. Esses sintomas também agravam e causam outras doenças com o tempo