É comum que a Síndrome Retroviral Aguda (sintomática) do HIV ocorra no curso da profilaxia com PEP

2 respostas
É comum que a Síndrome Retroviral Aguda (sintomática) do HIV ocorra no curso da profilaxia com PEP em paciente que tenha iniciado a profilaxia com 6 hs decorridas do contato de risco?
Não. Isso não ocorre.

A Síndrome retroviral aguda ocorre em uma pequena parte da pessoa com HIV e se inicia entre 2 a 4 semanas após a infecção. Ela ocorre devido o altos níveis do vírus HIV no sangue.

Pode ocorrer falha do PEP se:
-Começar o esquema muito tarde
-Não tomou direito
-Fez uso de medicações ou drogas que podem ter diminuído os níveis do remédio no sangue
-Infecção por um vírus com uma mutação genética que o deixa resistente aos medicamentos usados no PEP
Ainda nos casos de falha, durante o uso do PEP ele consegue reduzir os níveis de vírus no sangue.

Sendo assim síndrome retroviral aguda em vigência de PEP é no mínimo improvável de ocorrer.

Lembrando que quem se expôs ao risco de HIV deve também realizar exames para as demais ISTs até o término da janela imunológica delas e indenpendente de apresentar sintomas.

Não é comum a ocorrência da propria sindrome retroviral aguda. A maioria dos casos são assintomáticos.
Mas sim, pode ocorrer, caso a pessoa tenha tido relação sexual de risco menos de 4 semanas antes de inicar a PEP. Se isto aconteceu, quando iniciou a PEP a pessoa estava em janela imunológica e por isso o teste rápido que el@ deve ter feito no dia deu negativo.
Se a pessoa nao teve relaçao de risco, estes sintomas devem ter outra causa que não o HIV. De qualquer forma, é bom consultar um infectologista para cuidar destes sintomas.