É etico e respeitoso que uma sessão de psicoterapia dure apenas 15minutos, 22 minutos? É funcional

12 respostas
É etico e respeitoso que uma sessão de psicoterapia dure apenas 15minutos, 22 minutos? É funcional para tratar as dores de alguém que precisa de suporte profissional? Qual o fundamento dessa prática lacaniana? Ao meu ver, o paciente nunca sabe o porquê de sua sessão ser encerrada em 5 minutos.
15 minutos é pouco para qualquer sessão de psicoterapia, as questões do porque isso ocorre é que precisam ser avaliadas juntamente com o profissional que lhe atende, pode existir motivos pontuais para que isso esteja ocorrendo.

Para qualquer abordagem terapêutica, é importante você se perguntar se a energia que você está dedicando faz sentido para você. Leve também a questão para o setting terapêutico. A menos que você entenda o porquê de estar alí, dificilmente você obterá bons resultados.
Olá, não concordo que seja realizada uma sessão com esse tempo.
Acho um absurdo! Somos profissional da saúde, e psicoterapia dura em média 45 minutos no minimo a sessão.
Reflita como você se sente com essa forma de análise. Você acredita que lhe auxiliar? Tente conversar com seu analista e, se não tiver segurança, busque conversar com outro profissional.
Olá! Entendo perfeitamente sua queixa e até mesmo a sua indignação. Mas a abordagem Lacaniana ( psicanálise) muitas vezes trabalha dessa forma, com o corte !!! Essa “técnica” provoca no paciente alguns sentimentos e questionamentos e é esse justamente o propósito!
Sugiro que coloque essa sua angústia no “setting terapêutico” e dependendo da postura do profissional que está lhe tratando, você terá que decidir se prefere dar ou não continuidade. Não irei discutir “certo ou errado” se é um “absurdo ou não” pois cada profissional tem seu próprio estilo e técnica.
Tenho muitos colegas que trabalham com um paciente de 1hora a 1hora e quinze minutos, dependendo da demanda que o paciente está trazendo. Eu mesma não encerro a sessão antes de 1 hora e sei de muitos colegas não adotam e até mesmo não concordam com esse critério.
Espero ter ajudado!
Grande abraço
Caro/a leitor/a, o tempo lógico em Lacan tem uma finalidade no processo analítico, serve para chamar a atenção do que foi dito, e o momento de interrupção é um modo de dizer, de fazer alguma coisa para ajudar o paciente na sua relação com o inconsciente. O momento de interrupção na sessão é um convite, uma forma de dizer ao paciente vai trabalhar sobre isso, vai elaborar isso, escute o que você falou. Lacan desenvolveu esse conceito e essa técnica de se trabalhar na análise a partir de sua experiência clínica e seus estudos. No entanto, esta técnica é muito particular da abordagem lacaniana, o padrão no processo psicoterápico e da análise é durar 50 minutos a 1h de sessão. Sugiro que você se perceba: fique atento aos pensamentos, sentimentos, sensações e ações diante do seu processo analítico. Pois tanto no processo de análise como no psicoterápico, os seguintes fatores são fundamentais para o tratamento: empatia, calor humano, apoio e autenticidade. Abraços!
Olá. Com certeza é muito pouco tempo, e não são todos os pacientes que conseguem lidar de modo tranquilo com esse formato de abordagem, pelo fato de gerar uma certa angústia. Converse com seu psicólogo para que ele te explique o porquê desse tempo breve, pois existe uma causa para isso, e se ainda assim você não se sentir bem, o ideal é buscar outra abordagem de atendimento.
Olá! Essa é uma questão voltada a uma abordagem Lacaniana, onde o corte lacaniano funciona como uma forma do cliente/paciente se colocar como sujeito a refletir sobre aquela questão, tendo um valor simbólico para a terapia. A questão é como isso ocorre, o corte lacaniano não é uma técnica da qual se utiliza sempre, mas sim apenas em momentos em que algo significante para o cliente surge do inconsciente para dentro da sessão. Geralmente, as sessões têm um tempo de duração dde 50 a 70 minutos, dependendo do rítimo, da importância e do valor que ela está tendo. Caso isso te deixe angustiado(a), faz-se necessário conversar isso com seu analista, para que ele possa trabalhar de uma outra forma. Caso isso tenha passado a ser uma questão pessoal, te recomendo a procurar um outro analista em que possa encontrar o formato de psicoterapia que deseja. Lembre-se sempre que você precisa se sentir entendido(a), que o terapeuta tenha conhecimento sobre a sua queixa e que ele possa passar confiança.
Para se assegurar de uma boa relação terapêutica, se faz necessário acordar sobre tempo, entre outras informações no primeiro dia da consulta.
Ola! Essa já é uma grande demanda para ser tratada em sua análise. Você já se perguntou porque não faz essa indagação com seu analista? Já se perguntou, porque se mantém nisso, apesar das suas indagações? Eu particularmente não concordo com esse tempo de sessão, mas respeito todas as abordagens, e é o paciente que decide onde quer ficar e porque se mantém em algo que não é aceitável para si.
Para Lacan, o inconsciente é atemporal. Por isso, as sessões lacanianas têm fama de serem curtas, justamente porque a atenção está na fala do paciente e não no tempo, sendo que o corte da sessão é uma forma de possibilitar o contato do paciente com o seu tempo inconsciente e não com o tempo cronológico. No entanto, se isso é algo que tem lhe incomodado, é importante que fale disso com seu analista, para que possam alinhar isso ao seu processo de análise.
Uma sessão de análise lacaniana não se regula pela quantidade do tempo, mas sim pela qualidade no que é chamado de "tempo lógico", porque obedece à lógica do discurso/inconsciente do paciente e marca/corta a sessão no tempo que se deve, seja 5, 10, 15, 20 minutos, não importa.
Sim, isso é ético e totalmente respeitoso e é o que se espera de um analista lacaniano e é assim que ele poderá ir pontuando o que do discurso está implicando em sofrimento.
Se o paciente nunca sabe o porquê de sua sessão ser encerrada em 5 minutos, talvez seja a hora de procurar outra linha de tratamento, seja na psicologia ou psicoterapia.