É normal o sentimento de paixão aflorar e sumir completamente e ficar nesse vai e vem por uma pessoa

14 respostas
É normal o sentimento de paixão aflorar e sumir completamente e ficar nesse vai e vem por uma pessoa? Ou estou confundindo as coisas?
A paixão, sabemos, é uma emoção que tem bastante intensidade e por conta disso pode oscilar. Portanto, o ser humano é passível de se deparar com experiências mais complexas que acabam desencadeando sentimentos que se expressam dependendo de muitos fatores. A grande questão é procurar entender quais são esses fatores que estão interferindo para que o sentimento tenha tanta oscilação. Quando algo nos inquieta é um sinal de que questionamentos surgirão e respostas deverão ser encontradas de forma a abrandar esse incômodo. Nesta perspectiva, penso que um caminho interessante seja buscar um profissional para entender de forma mais específica em que se situa essa alternância pessoal, visto que a avaliação pessoal é primordial para compreendermos o caso.
Isso sempre ocorre ou é uma situação pontual? Que outros eventos emocionais estão acontecendo com a pessoa implicada que podem interferir no contínuo das relações e sentimentos dela?
Veja, há várias outras reflexões que podem ser levadas a efeito em um processo acompanhado em terapia que na tentativa de ajudar na compreensão do que você nos apresenta resumidamente aqui.

Não existe normal para as emoções e sentimentos, é importante analisar para entender o porquê é assim com você. Sentimentos por outras pessoas tendem a apagar os sentimentos por si e vice-versa. Todavia essa é uma resposta simplista que provavelmente não da conta de explicar tudo, até porque muitas vezes você busca uma paixão para se satisfazer, uma vez satisfeita a paixão pode apagar. Coloco essas informações aqui como exemplos, cada caso é um caso único.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Espero que você esteja bem!

Sim, é normal que o sentimento de paixão aflore e diminua em relação a uma pessoa. Os sentimentos podem mudar ao longo do tempo e flutuar de acordo com as circunstâncias e as interações que você tem com a pessoa em questão.

No entanto, se você está experimentando uma oscilação frequente e intensa de sentimentos em relação a essa pessoa, é possível que você esteja confundindo paixão com outras emoções ou que esteja passando por uma fase de incerteza e indecisão em relação aos seus sentimentos.

Se esse for o caso, é importante que você tenha tempo para compreender melhor o que sente.

Um forte abraço!
É comum que os sentimentos em um relacionamento possam flutuar ao longo do tempo. A paixão pode ser intensa em certos momentos e diminuir em outros. As emoções são dinâmicas e estão sujeitas a influências internas e externas.

No entanto, é importante avaliar se essas flutuações são apenas normais dentro de um relacionamento saudável ou se podem ser indicadores de padrões problemáticos. Às vezes, pessoas confundem sentimentos intensos com paixão e acreditam que eles justificam relacionamentos instáveis ou prejudiciais.

Se você está em um ciclo constante de intensidade emocional seguida de um desaparecimento completo dos sentimentos, é relevante investigar se há fatores adicionais envolvidos. Questões como insegurança, medo da intimidade, problemas de comunicação ou expectativas irrealistas podem contribuir para essas flutuações.

Recomendo explorar suas próprias emoções e pensamentos sobre o relacionamento. Reflita sobre seus valores, necessidades e limites pessoais. Além disso, a comunicação aberta e honesta com seu parceiro é fundamental para entender melhor as dinâmicas em jogo.

Caso esteja enfrentando dificuldades em lidar com essas flutuações emocionais ou tenha dúvidas persistentes, buscar a orientação de um terapeuta cognitivo-comportamental pode ser valioso. Um terapeuta pode ajudá-lo a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que possam estar contribuindo para essa situação, bem como a desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento saudáveis.

Lembre-se de que, em última análise, é importante buscar um relacionamento que seja satisfatório, estável e alinhado com seus valores e necessidades pessoais.
Prezado (a), relacionamentos nos apresentam diversos desafios e às vezes é difícil entender nossos sentimentos ou de que maneira nos enlaçamos a alguém. Se é algo que lhe causa questionamento acerca de si mesmo, é com certeza algo que pode ser melhor explorado em um processo psicoterápico. Imagino que a situação de vai e vem que menciona deve causar confusão, desgaste e até sofrimento. Se for o caso, com certeza merece mais palavras. Iniciar um processo terapêutico com uma profissional pode permitir entender o que o enlaça em toda essa dinâmica. Cuide-se! Abraço.
Sim, é normal que o sentimento de paixão possa oscilar e mudar ao longo do tempo, especialmente em relacionamentos com uma visão romântica. É comum que as emoções e os sentimentos sejam intensos no início de um relacionamento, e depois diminuam gradualmente à medida que a relação avança, à medida que as fantasias são confrontadas com a realidade. Além disso, é comum que as pessoas possam sentir uma atração intensa por alguém em um momento e depois sentir menos interesse ou mesmo desinteresse em outro momento. Essa mudança pode estar relacionada a vários fatores, incluindo estresse, problemas pessoais, mudanças na vida, entre outros.No entanto, se essas oscilações são frequentes ou se a pessoa se sente muito confusa sobre seus sentimentos, pode ser útil refletir sobre eles. A terapia, a análise pode ser uma opção valiosa para explorar seus sentimentos e entender melhor suas emoções.
Bem, pra te responder de modo mais especifico e particular seria importante entender o que chama de "paixão" e o que influencia no vai e vem dessa emoção! Além disso, entender o que você quer dizer quando refere-se a estar confundindo as coisas! Geralmente quem tem essa padrão de idas e vindas no relacionamento quer na verdade recuperar o estado emocional inicial do relacionamento sem considerar as variaveis, mudanças ocorridas e a outra pessoa co-responsável pelo equilibrio ou desiquilibrio desse relacionamento! Seria bom buscar psicoterapia individual! Fico à disposição
Entendo sua preocupação em relação ao sentimento de paixão que parece aflorar e desaparecer repetidamente em relação a uma pessoa. É importante reconhecer que os sentimentos românticos podem ser complexos e variar de pessoa para pessoa. O vai e vem de emoções pode ser uma experiência comum em relacionamentos, mas também pode ser sinal de uma dinâmica instável.

É válido questionar seus sentimentos e se perguntar se você está confundindo as coisas. Às vezes, a paixão intensa pode obscurecer nossa percepção e levar a interpretações errôneas sobre a natureza de um relacionamento. É importante refletir sobre a consistência dos sentimentos ao longo do tempo, a qualidade da conexão emocional e a forma como o relacionamento afeta seu bem-estar geral.

Se você está se sentindo confuso e incerto sobre seus sentimentos, pode ser útil buscar apoio de um terapeuta ou psicólogo. Um profissional qualificado pode ajudá-lo a explorar suas emoções, entender melhor os padrões de relacionamento e tomar decisões saudáveis para si mesmo.

Lembre-se de que é normal passar por altos e baixos emocionais em relacionamentos, mas é importante buscar relacionamentos que sejam consistentes, respeitosos e satisfatórios em longo prazo. Valorize-se e confie em suas emoções para encontrar um caminho que seja saudável e autêntico para você.
Olá, penso que não existe o que seja normal ou não, diante do que a pessoa sente. Você sente e em alguns momentos oscila e ao que parece causa incomodo. Assim sendo, é preciso buscar compreender quando iniciou este processo e qual o momento em que oscila, o pq isso ocorre. Não há uma resposta exata, mas uma "investigação" diante dos acontecimentos da sua vida que desencadeia este fenômeno. Um psicólogo pode te ajudar neste processo
Olá tudo bem? Os sentimentos, emoções muitas vezes nos deixam confusos, isso é em certo ponto comum mesmo, mas de forma geral a paixão, como emoção, costuma ser de muita intensidade, e somente em uma situação tão intensa quanto o faz cessar. Sua dúvida a respeito dos seus sentimentos é a questão mais importante, dentro da psicologia, mais especificamente na psicanálise, iremos trabalhar seu autoconhecimento, sentimentos e emoções o que irão permitir decisões conscientes no que toca relacionamento afetivo, me coloco à disposição. Abraço!
Olá! Não é normal, mas pode ser comum, em pessoas de baixo autoestima.
Somos seres humanos influenciáveis por estímulos.
No começo do relacionamento a paixão está acentuada por vários estímulos: mistério, conquista, cheiro, expectativa, conhecer lugares novos.
Posteriormente, já conhecemos todos os estímulos constantes que aquela pessoa nos oferece. Naturalmente, a paixão diminui.
Porém, para manter o desejo e admiração pelo parceiro, temos dois caminhos a percorrer: 1º ser estimulado (manter vivo o investimento na relação); 2º escolher amar e admirar o que a pessoa tem de bom.

PS: Caso a relação não esteja te fazendo bem, não esteja coerente com seus valores, não adianta investir em estímulo e escolher se encaixar e amar.
Olá, espero que esteja bem. Entendendo que os sentimentos de paixão podem surgir e desaparecer em um relacionamento, e essa oscilação é algo comum. É natural que você se sinta confusão diante dessas mudanças. Mas, te convido a refletir sobre suas próprias necessidades e expectativas, além de se comunicar abertamente com a pessoa envolvida. Se necessário, contar com o apoio de um psicólogo pode ser valioso para explorar essas emoções e encontrar modos saudáveis ​​de lidar com elas. Estou aqui para te ouvir e ajudar no que for necessário.
Olá!
Quando você fala em "normal", sugiro que possa ser interessante se questionar sobre os sentimentos de pressão social ou expectativa alheia a respeito de como precisam ser as coisas na vida: por exemplo, que é para sentir sempre "amor" ou "paixão" por um/a companheiro/a, de forma, por exemplo, que o laço ou a relação tenha durabilidade no tempo. Tenho notado que as pessoas valorizam muito esse detalhe da durabilidade, principalmente por cobrança cultural. Muitas vezes as pessoas precisam terminar seus relacionamentos, repensar o que desejam realmente e por quê. Convido você a ter coragem para falar sobre isso que você sente e pensa. Estou disponível por aqui. Grande abraço!
;)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!