É normal se enrolar com as palavras fazendo uso de risperidona?

4 respostas
É normal se enrolar com as palavras fazendo uso de risperidona?
Infelizmente, não há como assegurar que esta resposta seja a melhor para você e deve falar com seu psiquiatra. Mas, há uma reação possível ao uso da risperidona, a distonia de língua, que poderia levar a pessoa a dificuldades de articulação que poderiam ser descritas como "enrolar-se com as palavras". Repito: fale com seu psiquiatra ou consulte um psiquiatra de plantão em pronto socorro, caso não possa falar com o seu.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ricardo Giuffrida
Psiquiatra
São Paulo
O uso da Risperidona, assim como outros antipsicóticos, pode trazer alguns efeitos colaterais, chamados extrapiramidais. Dentre esses efeitos colaterais podemos ter rigidez muscular, inquietação, distonias e incoordenação de movimentos, que podem ocorrer na musculatura da boca e deglutição (ocasionando possíveis alterações na articulação da fala e para engolir alimentos). Converse com seu médico para esclarecer se sua queixa tem relação com esses possíveis efeitos colaterais.
Ela pode afetar o sistema nervoso central e, em alguns casos, pode causar efeitos colaterais relacionados à fala e à coordenação motora.
Os efeitos colaterais mais comuns da risperidona incluem sonolência, tremores, rigidez muscular e alterações no movimento. Esses efeitos podem afetar a capacidade de falar de forma fluida, resultando em dificuldades para articular palavras, atrasos na fala ou uma sensação de "língua pesada". Esses sintomas são mais comuns em doses mais altas e podem ocorrer devido ao impacto da medicação no sistema nervoso.
O médico pode avaliar os sintomas e ajustar a dosagem ou até considerar uma medicação alternativa, caso necessário.
No geral, é sempre importante discutir quaisquer efeitos colaterais com o médico que prescreveu a medicação para garantir um manejo adequado.
É importante entender melhor qual é essa alteração da fala (disartria?). Também associar o surgimento desse sintoma com a eventual introdução ou aumento de dose da risperidona - mas é possível (embora não possamos afirmar com certeza) que haja relação com esse efeito colateral na fala sim.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.