É normal sentir ansiedade depois de usar o Aripiprazol? É apenas um efeito colateral decorrente do i

5 respostas
É normal sentir ansiedade depois de usar o Aripiprazol? É apenas um efeito colateral decorrente do início do tratamento?
Olá, alguns pacientes relatam sensação de inquietude, ansiedade e dificuldade em manter-se parado no inicio do tratamento com o Aripiprazol. Estes sintomas costumam melhorar significativamente após o período de adaptação da medicação e até com seu aumento de dose.

As distintas indicações do medicamento aripiprazol incluem o controle de ansiedade. Não é o que se espera, em princípio, que ocorra a ansiedade mas pode sim ocorrer. Bastante importante porém é saber diferenciar se se trata exatamente de ansiedade ou inquietação que na realidade pode indicar a presença de uma reação adversa ou efeito colateral. O mais importante em qualquer umadas hipóteses é atualizar seu médico assitente para juntos possam acompanhar a evolução de todos estes eventos para assim conduzir a estabilização tanto psíquica quanto física.
Caro (a) paciente,
Sim, a ansiedade pode ser um efeito colateral comum do uso do Aripiprazol no início do tratamento. No entanto, essa ansiedade geralmente é temporária e desaparece em pouco tempo. Se a ansiedade persistir ou piorar, é importante consultar seu médico para avaliar a necessidade de ajustar a dosagem ou considerar outro tratamento.
À disposição,
Olá, o Aripiprazol é um antispicótico atípico , o qual pode ser usado para diferentes transtornos (insônia. transtornos de humor e quadros psicóticos). Ele pode ocasionar sintomas de adaptação no organismo, os quais tendem a melhorar dentro de 2 semanas. Entre esses efeitos podem aparecer tontura, náusea, cefaléia, inquietação e alteração do ciclo sono-vigília. Importante destacar que pode até mesmo haver uma piora dos sintomas nesse intervalo
Em resumo, sugiro que realize medidas de Higiene do Sono e aguarde o tempo adequado para verificar uma melhora desses efeitos. Caso os sintomas persistam ou continue o desconforto sugiro que retorne ao seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos ou fazer uma troca a depender da avaliação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
Esse efeito de ansiedade ou inquietação no inicio do tratamento pode ocorrer. Minha sugestão é procurar seu médico para a livio dos sintomas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!