É normal sentir, constantemente, vontade de ficar sozinha? É normal não ter vontade de interagir c

17 respostas
É normal sentir, constantemente, vontade de ficar sozinha?
É normal não ter vontade de interagir com as pessoas e se sentir exausta com a presença humana?
Olá!
Antes de se questionar se é normal ou não, te convido a pensar porque você não quer interagir com outras pessoas, somos sujeitos que precisamos do outro e dessa troca, somos constituídos e constituintes.
Uma análise pode ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150

Oi! Se você está se questionando a respeito do que é normal quando observa o seu "estado", preferências e sentimento de exaustão, imagino que queira dizer algo mais sobre isto. Sua questão é na realidade uma ampla e complexa discussão na área da psicopatologia. O que é normal e o que é patológico? Muito dependerá do tipo de tratamento que você escolher para atender a sua queixa, a sua demanda e o seu desejo. Por fim, o tratamento psicanalítico pode ser uma via de investigação para estas questões, ampliando possíveis enunciados diagnósticos, estando o seu desejo em jogo. Podemos avançar nesta questão para que se cuide bem! Até...
Como psicólogo, posso dizer que é normal ter momentos em que se deseja ficar sozinho e não ter vontade de interagir com as pessoas. Isso pode ocorrer devido a diversas razões, como a necessidade de recarregar energia, reflexão pessoal ou simplesmente para relaxar. No entanto, se essa vontade de ficar sozinho é constante e está causando desconforto significativo ou prejudicando suas relações sociais e funcionamento diário, pode ser útil explorar esses sentimentos mais a fundo com a ajuda de um profissional de saúde mental para entender melhor suas causas e encontrar maneiras saudáveis de lidar com isso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Ola, acho que a duvida esta de certa forma respondendo sua pergunta. Cada ser humano é unico e singular, as variações de normalidade andam nessa mesma orda. O que é normal para você?O que a faz duvidar?
Parece que relacionar-se com os outros é muito trabalhoso para você. Isso ocorre porque você se preocupa muito com o que os outros pensam de você. Portanto, não consegue deixar fluir e ficar a vontade na presença dos outros; ficando tensa, se cobrando, se fiscalizando e sé pressionando para ser perfeita, e provavelmente, projeta isso nos outros, sentindo que os outros te fiscalizam, cobram, criticam, etc.
Além disso, parece que você tem uma ótima relação consigo mesma e é companheira de si mesma. Que ótimo!
Procure relaxar, se divertir e não se cobrar tanto na presença dos outros, isso te ajudará nos relacionamentos,
Um abraço,
Lea
Pode ser que você seja introspectiva ou hipersensivel. Pode ser bom fazer uma psicoterapia para conhecer-se mais e viver o aspecto social da vida de forma satisfatoria e saudável para vc.
As suas perguntas são muito interessantes! A partir delas podem vir outras perguntas, e com a ajuda de um psi você pode construir ferramentas para construir um "normal" para você, que te faça bem, que faça sentido para você. Abraços
Olá!
Pode ser bastante esperável quando você já gastou muitos recursos nesse contato com esses outros conhecidos/próximos...
É importante o contexto na fala. É necessário trazer essas questões no trabalho psicoterapêutico.
Fico por aqui, caso queira marcar uma conversa.
;)
Olá. Para além de se questionar se é normal, é importante entender o que causa esse vontade e se isso te causa sofrimento. Vivemos em sociedade, portanto é imprescindível o contato humano, mas cada sujeito pode construir uma forma de interação com o outro na qual se adapte melhor. Como você diz que é exaustivo, talvez através da terapia seja possível encontrar outros meios para que isso seja um pouco menos cansativo. Espero ter ajudado. ;)
Olá? Como vc se sente agora? Obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida.
O conceito de normalidade é muito subjetivo. O que é normal para vc? A sua dúvida está baseada no seu desejo de ficar sozinha ou naquilo que vc imagina que os outros pensam/esperam de vc? A sua falta de vontade de interagir é algo constante a ponto de te prejudicar em suas relações sociais?
Vc pode ter um traço de personalidade instrospectivo, mais contido, menos expansivo em relação aos demais ou esse isolamento pode ser indícios de uma ansiedade social. Somente durante o tratamento vc poderá trabalhar o seu autoconhecimento para se entender melhor e diminuir essa exaustão relatada na mensagem.
Sou a Cíntia Garcia, Psicanalista, e me coloco à disposição para continuar conversando sobre esse tema. Te convido a conhecer o meu trabalho através do @terapeutanaestrada.
Um abraço carinhoso.
Na psicanálise, não vemos as dificuldades humanas como normais ou anormais. Não estereotipamos o indivíduo, mas sim, vemos como um comportamento que pode estar gerando sofrimento e, aí sim, precisa ser tratado.
Provavelmente possa ser um tipo de fobia social e, então, é feita a análise de quais seriam as causas dessa necessidade de se isolar.
Aos poucos, o paciente vai compreendendo, elaborando e ressignificando o que for necessário.
O conceito de normal é bastante amplo. Acho que a pergunta é: - Mas isso te incomoda? Se você se sente bem sozinha, ok. Mas se sente que está se isolando por uma dificuldade em se relacionar e que isso faz com que você se sinta excluído(a) ou melancólico(a); neste caso vale a pena investigar.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação terapêutica
Olá! Pode ser interessante entender melhor o que há nesse outro que te causa tanto cansaço. Ainda que todos tenhamos a solidão subjetiva, o ser humano se constitui a partir de outros seres humanos e manter laços sociais faz parte da saúde mental. Busque ajuda para compreender isso e quem sabe construir jeitos possíveis de estar no mundo e com o outro!
Sim, é normal sentir vontade de ficar sozinha e de vez em quando não ter vontade de interagir com as pessoas. A necessidade de solidão e o desejo de estar sozinho podem variar de pessoa para pessoa e também ao longo do tempo. Algumas pessoas são naturalmente mais introvertidas e recarregam suas energias na solidão, enquanto outras são mais extrovertidas e se sentem energizadas na presença de outras pessoas. No entanto, é importante prestar atenção se esses sentimentos se tornam muito intensos, frequentes e interferem negativamente na sua qualidade de vida. Se você está constantemente exausta com a presença humana e isso está afetando seus relacionamentos ou seu bem-estar emocional, pode ser útil procurar ajuda profissional, como um terapeuta ou psicólogo. Às vezes, esse desejo de solidão excessiva pode ser um sinal de um problema subjacente, como a depressão, a ansiedade social ou outros problemas de saúde mental. Em resumo, sentir vontade de ficar sozinha é normal, mas se esses sentimentos se tornarem esmagadores e prejudicarem sua vida, é importante buscar apoio e orientação adequados.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Olá! Entendo que há alguns questionamentos a serem feitos: desde quando percebe isso? Você consegue relacionar a vontade de ficar sozinha e a ausência de vontade de interação com algum acontecimento ou evento? Como se sente com relação a tudo isso?
De qualquer forma, acho que vale uma análise mais detalhada.
Estou à disposição.
Sim, é absolutamente normal sentir vontade de ficar sozinha e, por vezes, experimentar uma falta de desejo de interagir com outras pessoas. Essas sensações podem refletir necessidades individuais de tempo e espaço pessoal. A introversão, por exemplo, é uma característica natural de personalidade em que as pessoas tendem a recarregar suas energias em momentos de solidão.

O desejo de ficar sozinho não é, por si só, indicativo de um problema. Pode ser uma maneira saudável de preservar sua energia e cuidar de suas necessidades emocionais. Muitas pessoas acham que períodos de solidão são cruciais para o autoconhecimento, reflexão e relaxamento.

No entanto, se esses sentimentos de exaustão com a presença humana se tornarem persistentes e interferirem significativamente na qualidade de vida ou nos relacionamentos, pode ser útil explorar esses sentimentos mais a fundo. Às vezes, a aversão à interação social pode ser um sintoma de ansiedade, depressão ou outros desafios emocionais.

Nesse caso, considerar a busca de apoio profissional, como a orientação de um psicólogo ou psicanalista, pode ser benéfico para entender melhor esses sentimentos e desenvolver estratégias saudáveis para equilibrar a necessidade de solidão com a conexão social. O importante é garantir que suas escolhas estejam alinhadas com o seu bem-estar emocional e que você encontre um equilíbrio que funcione para você.
Olá! Espero te encontrar bem ao receber minha resposta :)
Eu diria que "ser normal" não dá validação para o que a gente sente. Por exemplo, posso gostar de estar sozinha, me sentir bem dessa forma, ou posso estar sozinha muito tempo e não gostar de estar assim. O normal precisa estar direcionado para você, seu histórico, a forma que gostaria de viver sua vida.
Sentir-se exausta com a presença de outros pode ser um sinalizador de que você está com dificuldade de interagir com as pessoas que tem convivência. Isso pode ter acontecido recentemente com algum evento que te deixou com sensação ruim, ou um evento muito antigo que você talvez nem se lembre espontaneamente... ou ainda qualquer outro motivo que somente em sessões regulares de psicoterapia você poderia chegar a uma resposta.
Recomendo que busque um profissional que sinta afinidade para iniciar seu processo de autocuidado ao se conhecer melhor. Te desejo sorte nesse caminho!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!