É normal sentir curiosidade (nao sei a diferença entre isso e desejo) de ver outra mulher nua? Te

4 respostas
É normal sentir curiosidade (nao sei a diferença entre isso e desejo) de ver outra mulher nua?

Tenho 21 anos e namoro. Sou editor de vídeos e recebi o vídeo de um parto para editar, no entanto o vídeo tem vários momentos onde a mulher aparece nua.

Comentei com a minha namorada que seria desconfortável editar algo assim, então na conversa perguntei se ela se incomodaria caso eu fizesse isso. No fim mandei o link dos vídeos e ela viu, disse nao se incomodar nem nada. Embora eu decidi nao editar pq ela disse que é tudo bem explicito (eu ainda nao havia visto, e nao vi até agora)

Eu disse que iria apagar o link dos vídeos pra nao abrir na curiosidade. Ela perguntou "curiosidade em ver mulher pelada?"

Entao pedi para mudarmos de assunto e depois respondi ela falando da curiosidade, eu disse "já vi que vou dormir no sofá"

Logo, ela disse "voce só tá se piorando". Sei que ela disse na brincadeira, mas ainda estou confuso sobre essa curiosidade (ou talvez desejo, nao sei) de ver os vídeos.

Isso é normal? Tanto a confusão quanto essa vontade de olhar, especialmente por se tratar de uma mulher gravida
Curiosidade e desejo não são a mesma coisa — mas quando se confundem, podem trazer dúvidas e até culpa.

Sentir curiosidade ao ver algo novo ou incomum — como o corpo humano em um contexto diferente, por exemplo, um parto — é algo natural e não significa, necessariamente, desejo sexual ou problema no relacionamento. Muitas pessoas confundem curiosidade com atração, e isso pode gerar culpa, dúvidas e desconforto. Na terapia, é possível entender melhor essas reações, aprender a diferenciar sentimentos e fortalecer a segurança emocional, evitando que pensamentos momentâneos afetem sua paz ou sua vida a dois.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Ligia Loverso
Psicólogo
São Paulo
É completamente normal termos esse tipo de curiosidade. Em alguns meios sociais, aprendemos que se você está em um namoro ou casamento, você só deve ter olhos para essa pessoa e que ter curiosidade em ver outras pessoas nuas (seja com conotação sexual ou não) é sinal de que algo está errado com você ou no relacionamento. Isso gera muita culpa nas pessoas, que sentem que precisam ocultar isso de si mesmas e dos outros. Mas ter curiosidade faz parte de estar vivo, e assim o é em todos os âmbitos de nossa existência. Por que também não seria desta forma com relação à curiosidade de ver o corpo do outro (ainda mais em uma cena de parto) ou com relação à sexualidade?

Talvez seja interessante se perguntar: por que isso seria um desvio?
E também, qual é a sua preocupação em poder ter essa curiosidade?
O que você descreve — essa mistura de curiosidade e dúvida se é desejo — é algo bastante comum, especialmente quando envolve situações que não fazem parte do nosso cotidiano, como um vídeo de parto.

A curiosidade não significa necessariamente atração sexual. Nosso cérebro pode querer ver algo simplesmente por ser diferente, inusitado ou até por tentar entender melhor uma experiência. No caso de um parto, existe um componente forte de novidade, intensidade emocional e até de impacto visual, que pode despertar interesse mesmo sem estar ligado a excitação.

O que pode gerar confusão é que, para muitas pessoas, "ver alguém nu" é automaticamente associado a sexualidade. Mas nudez não é sempre sinônimo de desejo — o contexto muda tudo. A nudez em um parto, por exemplo, está mais ligada a um evento médico e emocional do que a uma situação erótica.

Sua dúvida sobre ser “normal” é compreensível, e sim, é normal sentir essa curiosidade e até ficar confuso. O mais importante é perceber a diferença: desejo sexual é uma resposta erótica, enquanto curiosidade pode ser só interesse ou vontade de entender o que acontece ali.
Bom dia, como vai?
Referente à pergunta "se é normal", sim! Claro que é importante entender a frequência, necessidade, impulsividade e até desejo desta situação, mas em geral é normal sim ter curiosidade principalmente se o âmbito da sexualidade ainda está sendo explorada.
Mesmo em relacionamentos monogâmicos, amando uma pessoa e sendo fiel a ela, é possível ter desejo por terceiros, mas é importante manter a responsabilidade dos combinado estipulados entre o casal.
Nesta situação, entende-se que você estava trabalhando e não estava buscando necessariamente este conteúdo e, também, o objetivo da gravação não tinha também o objetivo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.