É normal ter crises de pânico durante o tratamento com Lexapro? 4 meses tomando e escitalopran e psi

6 respostas
É normal ter crises de pânico durante o tratamento com Lexapro? 4 meses tomando e escitalopran e psicoterapia. Ainda tendo crises , numa frequência menor e um pouco menos intensas. É normal após esses 4 meses?
Se não houve melhorar após 4 meses de tratamento em dose máxima de lexapro, deve ser considerada a troca de medicação. Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Após tanto tempo na dose máxima provavelmente você nao terá uma boa resposta a esta medicaçao. nesse caso passe em uma consulta para reavaliar a melhor maneira de te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Julia Peruchi Madalena
Psiquiatra
Rio de Janeiro
olá, depende da dose que você está tomando... por isso é importante ser avaliada em uma consulta, ver se é possivel aumentar a medicação para tentar parar com as crises.
Caso já esteja em dose máxima, e ainda sem remissão dos sintomas, seria melhor trocar a medicação! converse com seu médico sobre isso!
espero ter ajudado!
Dra. Lilian Muniz
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
Sim, é possível ainda ter crises de pânico mesmo após 4 meses de uso do Escitalopram (Lexapro) — especialmente se o quadro era intenso no início. Isso não significa que o tratamento está ‘falhando’, mas que o organismo e a mente estão em processo de regulação, e cada corpo tem um ritmo.

O que você descreve — crises mais espaçadas e menos intensas — pode ser um sinal de melhora gradual. O escitalopram costuma começar a agir com mais estabilidade entre 4 a 6 semanas, mas em muitos casos, o alívio total dos sintomas leva mais tempo, e os efeitos da psicoterapia também vão se somando pouco a pouco.

É importante observar alguns pontos com o profissional que te acompanha:

a dose está adequada para você? se sim, há outras opções?
ainda há fatores de vida ou emocionais contribuindo para o pânico?
sua psicoterapia é o tipo de psicoterapia mais indicado para o momento?
seria o caso de incluir algum recurso complementar por um tempo?
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! É comum que, mesmo após alguns meses de tratamento com Lexapro (escitalopram) e psicoterapia, algumas crises de pânico ainda possam ocorrer, embora com menor frequência e intensidade, como você está descrevendo.

O tratamento para transtorno de pânico pode levar tempo para estabilizar completamente os sintomas, e a psicoterapia associada ajuda muito nesse processo. A diminuição gradual das crises é um sinal positivo, mas a eliminação total pode demorar mais.

Se as crises persistirem de forma significativa ou causarem muito sofrimento, converse com seu médico ou terapeuta para avaliar ajustes no tratamento.

Estou à disposição para acompanhamento psiquiátrico acolhedor e cuidadoso. Você não está sozinha e merece todo o cuidado para se sentir melhor
Não é normal, precisa reavaliar com seu médico sobre a medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 860 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.