É possível após uma cirurgia de ressecção de membrana subaortica haver uma ectasia da aorta asc

2 respostas
É possível após uma cirurgia de ressecção de membrana subaortica haver uma ectasia da aorta ascendente?
A membrana subaórtica provoca uma obstrução na via de saída do ventrículo esquerdo, ocasionando uma dificuldade de saída do fluxo de sangue nesta região.

Devido a necessidade compensatória do coração ter que vencer uma barreira para ejetar a quantidade correta de sangue para o funcionamento do corpo, pode haver um aumento de tensão na parede aorta ascendente, em sua porção tubular, ocasionando uma dilatação pós-estenótica.

Deve-se analisar cada caso especificamente, porém a ectasia pode ser prévia a cirurgia e não após.

Oriento consulta com especialista para maiores esclarecimentos.

Em casos de membrana sub aórtica é comum que ocorra uma dilatação da artéria aorta, por consequência do turbilhonamento do sangue gerado pela própria membrana. É preciso verificar se já não existia essa dilatação antes da cirurgia.