É possível descartar uma suspeita de glaucoma? Eu já me consultei com alguns oftalmologistas e no ex

3 respostas
É possível descartar uma suspeita de glaucoma? Eu já me consultei com alguns oftalmologistas e no exame de fundo do olho falam da suspeita de glaucoma pela escavação aumentada do nervo óptico.
Eu já fiz exames como campimetria e retinografia, deram resultado normal. Pressão dos dois olhos também é normal. Não tenho histórico de casos de glaucoma na família. Tenho apenas -1,00 de grau em cada olho.
Existe algum exame que me dê uma certeza que essa escavação não vai me gerar um glaucoma no futuro? Isso me deixa tão ansioso, se vocês puderem me explicar direitinho, ficarei muito grato. Sempre me pego pensando nisso e esse medo está me perturbando demais. Todos os anos vou ao oftalmologista, independente da suspeita ou não.
Olá, como vai?
Realmente ter a suspeita sem uma definição pode gerar bastante ansiedade. Pelo seu relato, um exame interessante e não realizado é a tomografia do nervo óptico. Não há, infelizmente, como garantir que no futuro não ocorrerá. No entanto, é um exame que dá bastante segurança neste acompanhamento.
Sugiro que o faça. Fazendo como você já está, acompanhando segundo as orientações do seu médico, sua segurança neste processo deve ser bastante satisfatória.
Te convidamos para uma consulta: Tomografia de coerência óptica (oct) - R$ 400

Sugiro que faça OCT (tomografia de coerência óptica) de nervo óptico, com avaliação do tamanho das rimas, das células ganglionares e das camadas de fibras nervosas. Ele permite comparação dos dados do seu exame com o normal da sua idade. Muitos pacientes têm aumentado de escavação por terem nervo grande, sem ser doença. É importante reforçar que o simples fato de ter escavação aumentada não gera doença.
Exatamente como os outros colegas falaram, seria interessante fazer um OCT para ter mais dados para o seu acompanhamento.
Mas fique tranquilo pois o mais importante você já está fazendo, que é acompanhar anualmente. As vezes uma pessoa tem o nervo com a escavação aumentada mas é fisiológica, ou seja, normal, somente um nervo diferente do comum (e no corpo humano o mais comum é considerado normal, o que não quer dizer que o incomum não possa ser uma variação do normal).
Mas independente de qualquer coisa, temos o dever de acompanhar casos como o seu devido a doença glaucoma se manifestar pelo aumento progressivo da escavação do nervo.
Não há como prometer/garantir que você não vai desenvolver glaucoma, mas acompanhando da forma que já está fazendo, se vier a surgir glaucoma no futuro, vai ser diagnosticado de forma precoce, podendo ser tratado/controlado sem maiores transtornos.
Espero ter ajudado a acalmar você. Boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!