É possível diagnosticar neuropatia diabética fazendo exames de sangue?

7 respostas
É possível diagnosticar neuropatia diabética fazendo exames de sangue?
A neuropatia diabética é uma complicação crônica do diabetes, sobretudo aqueles pacientes mal controlados. O diagnóstico é feito pela avaliação clínica dos sintomas relatados pelo paciente e pelo exame físico específico durante a consulta. A neuropatia diabética é um diagnóstico de exclusão, devendo ser investigadas outras causas detectáveis em exames de sangue por exemplo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Nadia Ferreira Rivera
Médico clínico geral, Internista, Generalista
Rio de Janeiro
Olá paciente, o diagnóstico da neuropatia diabética pode anteceder o diabetes propriamente uma vez que desde o pre-diabetes pode haver manifestações nos nervos. A manifestação clínica, o que sente o paciente, depende do tipo de nervo atingido: somático? autonômico? múltiplos? Atinge muito a qualidade de vida: dor, dormências, sensações disestésicas diversas ( frio, queimando, ferroadas), feridas, quedas, infecções, amputações. A progressāo é mais rápida se o controle glicêmico é ruim, se há fatores agravantes ou concomitantes como falta de vitamina B12, uso de álcool, gamopatias monoclonais, hérnia de disco, vasculites, doenças auto-imunes. Então o sangue ajuda mas a clínica é sempre soberana! Consulte seu médico.
Dr. Francisco Blotta
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Não, esse diagnóstico é clínico.
Procure o endocrinologista, teremos prazer em ajudar
Dra. Raquel Constantino
Endocrinologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Olá,
tudo bem?
a neuropatia diabetica é diagnosticada pela avaliação clinica. O exame de sangue nos auxilia para ver como está o controle glicêmico do paciente. Uma glicemia alterada piora a neuropatia.

Beijos
Não.
A neuropatia diabética não pode ser diagnosticada diretamente por exames de sangue. O diagnóstico é feito com base na história clínica do paciente, nos sintomas (como dor, formigamento e dormência), em um exame físico detalhado e, em alguns casos, com a necessidade de complementação por eletroneuromiografia.

Porém, exames de sangue são importantes para avaliar o controle glicêmico e descartar outras causas de neuropatia (como deficiência de vitaminas, hipotireoidismo ou doenças renais).

Se você estiver apresentando sintomas sugestivos de neuropatia, o ideal é marcar uma consulta para uma avaliação completa.
Não. A neuropatia periférica devido ao diabetes pode ser diagnosticada através de exame clínico e físico e/ou através de um exame chamado eletroneuromiografia.

Especialistas

Monnaliza Mascarenhas

Monnaliza Mascarenhas

Especialista em dor

Vitória da Conquista

José Ribamar Moreno

José Ribamar Moreno

Especialista em dor, Anestesiologista

Rio de Janeiro

Luiza Tazo

Luiza Tazo

Neurologista

Sarandi

Alexandre José Ghiraldi

Alexandre José Ghiraldi

Especialista em dor

Adamantina

Eric Carvalho

Eric Carvalho

Neurologista

Aracaju

Izabel Cristina Alves

Izabel Cristina Alves

Fisioterapeuta

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Neuropatia Diabética
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.