É possível eu ter um atendimento picicologico no SUS mesmo eu tendo 12 anos? Tem alguma chance de te

16 respostas
É possível eu ter um atendimento picicologico no SUS mesmo eu tendo 12 anos? Tem alguma chance de ter encontros e pare papos sem a presença de um responsável?

Prazer me chamo Lara tenho 12 anos e moro em MG Betim
Oi Lara, bom dia! É possível ter atendimento psicológico no sus, cheque na sua cidade ou na sua região as disponibilidades de profissionais. No entanto, não é possível você buscar um psicólogo sem acompanhamento de seus responsáveis, sejam eles seus pais ou não. O psicólogo, quando o paciente/cliente é menor de idade, precisa possuir documentos autorizados pelos pais ou responsáveis que permitam fazer esse acompanhamento. Até mais!

Olá! Concordo com a opinião do colega acima, realmente necessitará da presença de seus pais/responsáveis. Ressalto que, você pode conversar com os seus pais e pedir um momento de privacidade na primeira consulta com o psicólogo. Converse com os seus pais. Você pode também procurar ajuda de algum parente/amigo para conversar com seus pais sobre a sua necessidade de fazer terapia. Espero que dê certo!
Oi Lara! Infelizmente, não é possível conseguir o atendimento psicológico sem a autorização de um responsável. Porém, lembre-se sempre que é seu direito garantido pelo código de ética da psicologia o total sigilo, ou seja, NÃO é correto que o psicólogo conte para os seus pais (ou responsável) as coisas que vocês conversam em particular na sessão de terapia. O máximo que pode acontecer é seus pais (ou responsável) serem chamados em dias específicos para que o psicólogo passe um feedback e envolva essas pessoas no processo. Mesmo assim, nessas conversas, o psicólogo deve passar as orientações SEM contar aquilo que conversou com o adolescente. Você também pode buscar faculdades da sua cidade - que oferecem o curso de psicologia. Sempre tem clínica escola, onde alunos atendem as pessoas por um valor bem baixo. Boa sorte! Espero que consiga seu atendimento! Fico feliz que uma pessoa tão jovem como você está buscando ajuda. Parabéns pela atitude
Oi Lara, tudo bem? Olha, em geral as Unidades Básicas de Saúde costumam oferecer serviços de psicólogos sim. Como você é menor de idade, é necessário ter uma autorização para iniciar um tratamento, mas as consultas feitas serão individuais ou em grupo. Talvez seja interessante dar uma olhada se o Caps IJ da sua cidade oferece esse tipo de atendimento também. Além desses, tem a possibilidade de buscar nas universidades algum tipo de atendimento gratuito. O primeiro passo que é buscar por autoconhecimento e crescimento pessoal você já deu, e isso já é incrível!
Lara, que bom que você tem essa consciência de sentir que está precisando de uma ajuda psicológica. Isto é o primeiro passo. O segundo passo seria realmente pedir aos seus pais ou responsáveis que a levem a uma unidade de atendimento do SUS para que seja autorizada a sua consulta. Daí para frente é você e o profissional, você contando tudo o que deseja a um psicólogo(a), sem que tenha interferência dos pais ou responsáveis. Talvez estes sejam chamados para fazer um levantamento de sua conduta e de suas preocupações dentro do que eles conhecem de você. Mas é só isso. O resto é com você e o psicólogo(a).
Oi Lara, que bom que você está buscando apoio psicológico e tem a consciência da importância do autocuidado na sua vida!
Como você ainda tem idade inferior a 18 anos, o protocolo é realmente que você converse com seus pais primeiro e juntos vocês possam buscar psicoterapia, no SUS (procurando a unidade de atendimento mais próxima) ou em outras formas de atendimento gratuito que são oferecidas por universidades e demais instituições.
Depois de definida esta primeira parte e feito o contato com o profissional de psicologia que irá te atender, você terá um espaço dentro da terapia de total sigilo para trabalhar suas questões.
Seus pais poderão participar do processo em alguns momentos, mas sem interferir ou estar presentes em suas consultas.
Nossa profissão é regulamentada por um código de ética, sigilo é fundamental! Confie neste processo e busque ajuda!
Oi, Lara
você pode sim ser atendida pelo SUS. Entretanto, por ser menor de idade, precisará da autorização de pelo menos um dos seus responsáveis legais para que inicie o processo de psicoterapia.
Oi Lara, tudo bem? O SUS oferece sim o serviço de psicologia . Mas pela sua idade você precisará conversar com seus pais. Neste primeiro momento, não precisa falar o porque quer ir a um psicólogo. Apenas fale que tem interesse e acha que isto será importante para você. E quando se sentir segura você poderá conversar com eles sobre o assunto. Se sente que precisa de ajuda, não deixe de procurá-la.
Olá! Iniciar o acompanhamento sem a autorização de pelo menos um dos pais ou responsáveis não é possível, por você ser menor de idade. Mas os dados obtidos nas sessões serão sempre preservados conforme as normas do Código de Ética do Psicólogo, então não precisa se preocupar com relação a isso, ta bem? Sem o sigilo não há confiança, por isso ele é tão importante para o sucesso do tratamento. O espaço de terapia é um espaço seguro e nele você poderá falar abertamente sobre tudo o que desejar. Eventualmente, caso seja necessário, a presença de um dos responsáveis poderá ser solicitada e eles poderão comparecer para uma devolutiva, porém isso será comunicado com antecedência, para que você não seja pega de surpresa e possa decidir junto com o profissional a melhor forma de fazer isso, causando o mínimo de desconforto possível. Se ainda não conversou com seus pais sobre o seu desejo de iniciar o acompanhamento psicológico, sugiro que faça isso. Não se deixe para depois. Cuide-se bem!
Olá Lara! Que bacana essa sua iniciativa de buscar terapia. Inicialmente você precisa conversar com seus pais para que eles autorizem, não precisa falar o motivo que te leva a buscar terapia, essa questão você conversa com o psicólogo que vai te acompanhar. Inicialmente o psicólogo vai ouvir um de seus responsáveis e logo depois será agendada a suas sessões para início da terapia. No dia da sessão só ficará na sala você e o psicólogo e mais ninguém. a sessão é exclusivamente para você.
Fale tudo que você estiver sentindo, não guarde nada, o psicólogo é um profissional que você pode confiar.

Forte abraço! Espero que dê tudo certo.
Olá! Sim,é possível fazer terapia pelo SUS. Segundo o Conselho de Psicologia uma pessoa menor de idade deve ter a autorização dos pais para realizar o seu atendimento Psicológico. É necessário a presença de seu responsável ou responsáveis somente no primeiro encontro e depois as consultas serão realizadas só com você na sala. Será feito um contrato entre você e o terapeuta, principalmente, assegurando a questão do sigilo absoluto sobre tudo o que for discutido nos atendimentos.
Olá!
É possível sim você ser atendida na rede publica, mais seus pais ou alguém que seja responsável por você terá que autorizar seu tratamento, eles não precisam estar na sessão com você, mais autorizar sim. Se você encontrar alguma dificuldade no atendimento procure a assistente social do local.
Oi Lara, como você tem 12 anos é necessária uma autorização de seus pais; no caso do SUS a marcação da consulta deve ter um responsavel. Já os atendimentos são com você e existe o sigilo. Pode ser que por voce ser menor de idade o profissional necessite eventualmente chamar um responsavel, mas o que você diz está sob sigilo profissional.

Sim, é possível ter atendimento psicológico no SUS mesmo tendo 12 anos. No entanto, é necessário que você esteja acompanhado de um responsável legal, como um dos seus pais ou responsável legal. Isso é importante para que o profissional possa ter uma melhor compreensão da sua situação e para que você possa ter um atendimento adequado.
Oi Lara, é possível que você faça sessão tanto privada ou em grupo sem a presença dos seus pais, porém é preciso que eles estejam cientes e autorizem que você faça acompanhamento psicológico. Geralmente em casos de menores de idade os responsáveis são envolvidos no processo, porém não significa que vocês precisem fazer as sessões juntos. Espero ter ajudado
Se você estiver procurando por atendimento psicológico pelo SUS, recomendo que verifique as opções disponíveis em sua cidade ou região. É importante ressaltar que, por ser menor de idade, será necessário o acompanhamento de seus responsáveis legais, sejam eles seus pais ou tutores. Os psicólogos geralmente exigem documentos autorizados pelos responsáveis para iniciar o acompanhamento de pacientes menores de idade.