É possivel prevenir a esquizofrenia?

5 respostas
É possivel prevenir a esquizofrenia?
Existem preditivos que podem indicar uma maior incidência ou probabilidade da condição patológica, entretanto ela não pode ser dissociada de fatores ambientais que potencializem a sua manifestação. De acordo com Prof. Wagner Gattas do instituto de psiquiatria em São Paulo, os riscos são de 13%, se um parente de primeiro grau for portador. Quanto mais próximo o grau de parentesco maior o risco, chegando ao máximo em gêmeos monozigóticos, se um tiver a probabilidade do outro desenvolver e de 50%.
Estudos genéticos são o melhor argumento de que nem tudo é genético. Existe a contribuição ambiental. Pena que até o presente momento não tenhamos conseguido isolar um único fator que aumente com certeza o risco. A esquizofrenia pode ser comparada a muitas outras doenças em que não existe 100% de domínio genético.
Exames neurológicos são fundamentais pois, uma grande variedade de estressores do sistema nervoso, tanto orgânicos como funcionais podem causar reações de sintomatologia semelhante.

Não há uma forma plena de prevenção da Esquizofrenia.Sabe-se que o uso de maconha e de outras substâncias psicoativas podem predispor ao quadro.
Algo válido e difundido atualmente é o acompanhamento psiquiátrico de pacientes que apresentem histórico familiar ou características específicas de personalidade que possam sugerir o aparecimento da patologia futuramente (o que chamamos de personalidade pré mórbida), sendo possível a intervenção em um estágio "pré-psicótico" e desta forma modificar a evolução do quadro.
Ou seja, quanto antes houver a avaliação por um profissional adequado, maior serão as chances de modificar o curso da doença.
Em suma, existem fatores relacionados a vida do portador que podem fortalecer o avanço do quadro.

Porém, o acompanhamento com um profissional competente pode ser significativo para promover autoconhecimento e ajudar o paciente a evitar determinadas armadilhas que possam intensificar seus sintomas (vide as já citadas anteriormente).

Se você tem dúvidas e acha que está desenvolvendo algum dos sintomas, procure acompanhamento.
A esquizofrenia é uma forma de psicose que se manifesta principalmente na adolescencia ou em adultos jovens. Evitar situações que possam levar a episódios confusionais, como stress emocional , drogas,
mudanças bruscas , seria uma das formas de prevenir crises.
A melhor forma é ter uma boa saude mental, procurando sempre um psicologo.