É possível que dentro de alguns anos surjam novas tecnologias, como corte a laser por exemplo, para

2 respostas
É possível que dentro de alguns anos surjam novas tecnologias, como corte a laser por exemplo, para que a cirurgia ortognatica se torne ainda mais segura para o paciente, a fim de reduzir os riscos de parestesia?
Prof. Thiago de Santana Santos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Aracaju
Sim, é possível! Contudo, não conseguiria quantificar em quantos anos. Certa vez durante o meu doutorado perguntei isto ao meu orientador, Prof. Adalberto (USP), uma vez que ele tem uma das maiores experiencias sobre regeneração óssea do mundo. A resposta, que já faz 6 anos, foi de que não acreditava ser antes de uma década. Há uma revisão sistemática da Lasers in Surgery Medicine de 2015 (Kyung-Won Baek et al.) que revisitou a comparação entre o tradicional atual (piezocirurgia) e laser Er:YAG que deixa claro a superioridade da cicatrização através do uso do laser, mas sem saber o porquê. Trabalhos mais recentes de 2020 (mesmo autor principal) na área cranio-maxilo-facial já conseguiram começar a mostrar mais resultados. Eu diria que mesmo que se torne um "padrão-ouro", vai levar mais uns 10 anos para haver sua disponibilidade de forma acessível através dos planos de saúde, pois estes são uma forte barreira quando a gente quer operar o paciente com o que se dispõe de prática clínica baseada em evidência e "novas tecnologias". O laser de alta intensidade não é novo e já é utilizado há anos em consultório odontológico, por exemplo, para tratamentos e cárie. Perdão pelo texto ampliado, mas precisei contextualizar para que a minha opinião fizesse sentido. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Manoel Roque
Cirurgião buco-maxilo-facial, Médico clínico geral
São Paulo
Boa noite, sim essa tecnologia já é realidade em alguns países da Europa na fase de teste, creio que ainda estamos em fases iniciais de teste para essa tecnologia, mas sem sombra de dúvidas ela estará ao alcance de todos em alguns anos e com resultados estimativos promissores.

Especialistas

Stélio Araujo Neto

Stélio Araujo Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em harmonização orofacial

Fortaleza

Agendar uma visita
Nieuma Lobo

Nieuma Lobo

Fisioterapeuta

Salvador

Agendar uma visita
Almirando Eugenio de Lima Junior

Almirando Eugenio de Lima Junior

Cirurgião buco-maxilo-facial

Goiânia

Agendar uma visita
Guilherme Sieck

Guilherme Sieck

Cirurgião buco-maxilo-facial

Porto Alegre

Agendar uma visita
Nielson  Da Costa Ramos

Nielson Da Costa Ramos

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Cirurgia ortognática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.