É possível que o médico detecte traços da anorexia mesmo sem ter exames definidos ?

10 respostas
É possível que o médico detecte traços da anorexia mesmo sem ter exames definidos ?
A anorexia uma vez detectada e é sim detectada por exame clinico é um distúrbio alimentar que requer cuidados de um psicólogo e de um nutricionista. Exames clínicos poderão avaliar a parte nutricional a corrigir mas é a psicoterapia que poderá tirar a pessoa desse quadro. É um atendimento multidisciplinar, o paciente, a família, uma boa anamnese, reabilitação alimentar, históricos e consultas auxiliando todos os que estão em volta. São distúrbios psíquicos muito profundos portanto é indispensável a psicoterapia! Muito cuidado, porque pode levar à morte então deverá ser monitorada por médicos e nutricionistas junto.

Sim, a anorexia é um distúrbio alimentar, o psicólogo irá fazer avaliações e observações, o diagnóstico pode levar algumas sessões para ser definido. Geralmente pessoas com tendência para a anorexia, tem pensamentos constantes e obsessivos, ansiosos, rejeição de si mesmo e da sua imagem refletida no espelho, mesmo estando a baixo do peso considerado normal.
Sim. O diagnóstico de anorexia é basicamente clínico, levando-se em conta o que é relatado pelo (a) paciente e seus familiares. Isso porque a anorexia têm se feito muito presente entre adolescentes, principalmente mulheres, e neste caso, torna-se importante também escutar a família. Em que pese se tratar de um transtorno alimentar, é eminentemente causado por questões psíquicas e torna-se importante um tratamento psicoterápico de forma a elaborar às questões relativas à cada um.
O diagnóstico de Anorexia é clínico, baseado em uma anamnese (história pregressa) completa e bem feita. Exames nutricionais e deve-se fazer o diagnóstico diferencial com outras patologias que causam perda do apetite. Um abraço.
Concordo com quanto os colegas disseram a respeito da anorexia, geralmente quem percebe que algo não está bem com a gente são os profissionais ou os outros que encontramos de vez enquanto. A família precisa colaborar em casa e fora dela; fazer terapia é necessário para que a doença não se torne irreversível, quanto mais cedo se inicia melhor. Os familiares precisam estar em alerta.
Isso aí, concordo com os colegas que uma boa anamnese ajuda no diagnóstico clínico. Sugiro conversar com um profissional habilitado.
A anorexia dependendo da situação é difícil de se perceber. A pessoa que sofre desse transtorno começa a usar roupas largas para que a família não perceba que ela está emagrecendo, e a própria anoréxica tem a distorção de imagem ao se olhar no espelho se achando sempre gorda, acreditando que tem que emagrecer cada vez mais. O Tratamento é feito em uma clínica especializada, com uma equipe multidisciplinar. Infelizmente quando a anorexia é percebida já é tarde para ser revertida, têm taxa de sobrevida inferior aos de câncer de mama. A família é que deve estar atenta e no primeiro sinal buscar profissionais com especialidade em transtorno alimentar.
Sim. O diagnóstico de anorexia é baseado no relato do cliente e seus familiares, e sua aparência física, sem exames, no olho mesmo. A palavra ´´Anorexia´´ significa perda ou falta de apetite. A pessoa que possui anorexia pode perder peso, porém, precisa de outros sintomas além desse para ser chamada de Anorexia Nervosa.Mas qual a diferença? A anorexia nervosa é considerada um transtorno. Quem possui esse tipo de anorexia se recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo adequado a idade e a estatura. Além disso, tem uma distorção da imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal.Esse transtorno gera sérias consequências físicas, como osteoporose, plenitude gástrica, hipotermia, bradicardia, hipotensão, lanugem, edemas e hipoglicemia.Quais são os comportamentos mais comuns? Esconder alimentos, não comer na presença de outras pessoas, usar roupas em excesso... Se você se identificou ou reconheceu alguma pessoa no que foi dito, procure uma ajuda psicológica e psiquiátrica.
Sim, uma entrevista psicológica pode ser o suficiente para aferir os sintomas e constatar o diagnóstico.
Olá! Na maioria dos casos de anorexia, o diagnóstico é realizado por um psicólogo ou psiquiatra, através do relato da pessoa e seus familiares sobre os hábitos, comportamentos, a falta de apetite, a perda de peso recorrente, medo de ganhar peso, a preocupação excessiva com a aparência física e outras questões do cotidiano do indivíduo.
Com o diagnóstico do quadro, o tratamento deve ser realizado em conjunto com outros profissionais: psicólogo, médico e nutricionista.
Minha sugestão para você é buscar o auxílio de um psicólogo para identificar os comportamentos e situações pelos quais vem passando e compreender quais sentimentos e sensações estão lhe ocorrendo para aumentar ou reduzir os episódios de anorexia. Não deixe para depois, cuide-se e seja feliz!