É possível que, uma pessoa que não possui parentes próximos que tenham esquizofrenia, desenvolva a d

2 respostas
É possível que, uma pessoa que não possui parentes próximos que tenham esquizofrenia, desenvolva a doença? E se sim, como pode se iniciar o transtorno? Quais as características de uma pessoa que tem a doença ou propensão à mesma?
Sim, pois não é necessário que se tenha parentes com este transtorno para que se possa desenvolvê-lo. A esquizofrenia pode iniciar-se por delírios, alucinações ou comportamentos grosseiramente desorganizados e evoluir com embotamento das emoções, diminuição do desempenho profissional, social ou ocupacional ou, inversamente, começar com estas diminuições de capacidades e evoluir para delírios, alucinações ou comportamentos grosseiramente desorganizados. Para o diagnóstico, é necessário um intervalo de pelo menos seis meses de evolução. Sempre deve ser feito por especialistas, pois é muito fácil para um não-especialista entender mal o que são delírios, alucinações e embotamento emocional, inclusive porque outros transtornos psiquiátricos podem ter sintomas semelhantes. Não é possível prever se uma pessoa tem propensão à esquizofrenia, apesar de que algumas alterações de personalidade, presentes pelo menos desde o final da adolescência, poderiam aumentar a probabilidade de desenvolvimento de esquizofrenia. Caracterizam-se principalmente por sintomas como embotamento emocional, inadequação social e pensamentos que beiram a delírios. Existem transtornos semelhantes à esquizofrenia, como o esquizo-afetivo e a depressão psicótica ou o transtorno bipolar psicótico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
A causa da Esquizofrenia pode ser uma combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente. Não são fatores psicológicos ou ambientais que podem causar a Esquizofrenia, mas fatores de vida são gatilhos para início das alterações cerebrais da doença. A pessoa poderá apresentar alucinações, delírios, pensamentos desordenados ( modos de pensar incomuns ou disfuncionais, distúrbios do movimento ( agitação do corpo).
É uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e possivelmente controle.
Espero que tenha lhe ajudado
Abraço
Vera

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.