É possível uma comorbidade entre os dois transtornos (TEA e TPB)?
3
respostas
É possível uma comorbidade entre os dois transtornos (TEA e TPB)?
Sim, é possível a comorbidade entre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), embora essa combinação não seja comum. Pessoas com TEA podem apresentar dificuldades emocionais e comportamentais que se sobrepõem com sintomas do TPB, como instabilidade emocional, problemas de relacionamento e impulsividade. No entanto, é importante que o diagnóstico seja cuidadoso, pois os sintomas podem se confundir e demandar abordagens terapêuticas diferentes. Uma avaliação detalhada por um profissional especializado é fundamental para um diagnóstico preciso e manejo adequado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Em minha avaliação esta não é uma associação possivel, A falta de homogeneidade nos métodos de avaliação e a necessidade de avaliações diagnósticas mais precisas são destacadas como fatores que complicam a identificação de comorbidades verdadeiras. A literatura sugere que diferenças neurocognitivas subjacentes podem resultar em sintomas comportamentais semelhantes, mas não necessariamente indicam uma verdadeira comorbidade, a formação da personalidade do individuo com TEA não é igual a alguem sem este transtorno do desenvolvimento então não podemos utilizar a mesma classificação de personalidade.
Tem-se investigado cada vez mais essa possivel comorbidade. Nos últimos anos, vários estudos sugeriram uma semelhança entre o TPB e a manifestação do TEA sem comprometimento cognitivo, apesar de estudos longitudinais e uma abordagem dimensional da psicopatologia serem ainda necessários... Nos ultimos congressos como Brain and Emotions, foi levantado em mais de 1 mesa a discussao. Entendo que pode ser uma comorbidade sim, apesar de dificil diagnostico pois tem de haver uma avaliaçao cuidadosa. Vivemos hoje em dia um "boom" de diagnosticos pouco sensiveis e criticos, feitos de forma rapida em enviesada. Psiquiatria é uma especialidade que demanda uma investigaçao cuidadosa dos sinais e sintomas.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.