É possível uma pessoa autista ter também transtorno personalidade narcisista ou sociopatia?

17 respostas
É possível uma pessoa autista ter também transtorno personalidade narcisista ou sociopatia?
Olá! É de extrema importância que você busque ajuda profissional adequada, pois são transtornos bem distintos uns dos outros, mesmo fazendo parte de um espectro. Os narcisistas não escodem quem são, muito pelo contrário, falam de si, são exibicionistas e exagerados. Enquanto os sociopatas são muito perigosos, empregam grandes esforços para esconder sua verdadeira personalidade. Já o transtorno do espectro autista é um distúrbio caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses. Em geral os narcisistas ou sociopatas, identificam autistas como presas, porque a mente autista tende a funcionar de modo oposto, principalmente em ralação ao superego. Busque por um médico psiquiatra e faça terapia semanalmente, são transtornos que afetam a capacidade cognitiva do sujeito, trazendo muito sofrimento e angústia para si e para sua família. Ele precisa de acolhimento, e muito amor.

Os diagnósticos podem se entrelaçar sim. Mas vc deve procurar um profissional qualificado para poder verificar tudo isso e se está realmente acontecendo ao mesmo tempo e como isso pode estar impactando na sua vida e gerando sofrimento. Espero que tenha te ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! O mais seguro nesse momento é procurar ajuda profissional para que ele entenda a situação e consiga te dar uma resposta adequada, depois de analisar com cuidado o caso. Estou à disposição!
Olá! Sim é possível sermos diagnosticados com mais de um transtorno. Mas é muito importante que você procure ajuda profissional para realizar esses diagnósticos. Eu sei que temos muito acesso a informações e isso nos deixa para lá de confuso, mas um psiquiatra ou psicólogo possuem conhecimento para te orientar, esclarecer e diagnosticar os transtornos. Na dúvida, busque segundas ou terceiras opiniões até você encontrar alguém que te faça se sentir seguro e acolhido neste momento.
Abs.
Boa tarde! Os outros profissionais já trouxeram ótimos esclarecimentos para a sua dúvida. Gostaria apenas de acrescentar que o Autismo é um Transtorno do neurodesenvolvimento, e que seria interessante uma avaliação neuropsicológica. Além disso, o método ABA tem se mostrado muito eficaz como forma de intervenção. Quanto aos transtornos de personalidade citados, ambos apresentam características e comportamentos semelhantes. Ainda assim, no Antissocial (sociopata), há uma maior dificuldade de se ajustar as normas sociais devido ao forte desprezo que apresentam por elas (se envolvem com frequência em problemas com a lei), enquanto no Narcisista, a demanda por admiração excessiva leva a uma tendência a se preocupar com a imagem. Busque psicólogos que trabalhem principalmente com Terapia do Esquema, no caso da presença de Transtornos de personalidade.
As comorbidades são comuns em quadros psicopatológicos, mas sempre devem ser avaliados por profissional qualificado. No decorrer do processo de desenvolvimento do sujeito, vários sintomas podem aparecer, inclusive de forma circunstancial, a depender do contexto e da fase de desenvolvimento em que ele se encontra. Por isso, é arriscado diagnosticar sem uma avaliação minuciosa. Busque um especialista.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Bom dia, tudo bem?
Concordo com os colegas, você precisa fazer uma consulta e a partir dela iniciar um processo de avaliação. Estes transtornos que você citou possuem em termos de desenvolvimento uma origem muito próxima uma da outra e por isso possuem características semelhantes.
Se você pergunta porque acha que pode ser seu caso (enquadrar-se em algum destes quadros/um pouco em todos, etc.) você pode procurar um profissional e marcar essa avaliação. Um especialista vai te ajudar a elucidar tais questões.
Grande abraço e fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Boa noite, tudo bem?
Ambas as condições estão num espectro. O Narcisismo é um transtorno de personalidade que vai da forma leve à severa. Nas instâncias mais severas, a pessoa demonstra tendências sociopatas ou personalidade antissocial. Me coloco á disposição para uma melhor compreensão e investigação.
Abraços.
Olá, em primeiro lugar é um prazer falar contigo. Pode acontecer sim, mas somente um especialista poderá avaliar e diagnosticar. Lembrando que os transtornos psicológicos podem estar entrelaçados entre si. Me coloco a disposição apra maiores esclarecimentos. Abraços.
Nada impede que dois quadros se apresente em conjunto e chamamos isso de comorbidade, porém o que se deve ter em mente é que pra se dar um diagnóstico é necessário passar por profissionais capacitados para isso. Muitas vezes o Asperg, pode parece arrogante por falar tudo que pensa sem medir o peso das coisas, e isso não o faz narcisista pois é uma característica dessas pessoas, então tem que haver muito cuidado no nome que se da as coisas, para não se rotular alguém que não é examente aquilo que se pensa. Esses tipos de transtornos tem muitos detalhes que podem confundir o profissional então muita calma nessa hora!
Olá! Sim, é possível, mas é importante lembrar que cada pessoa, por ser única, pode apresentar combinações diversas de condições de saúde mental. è importante uma avaliação clínica para determinar se há presença de transtornos de personalidade e fornecer tratamento adequado. Sempre à disposição. sempre à disposição.
Sim, é possível uma pessoa ser diagnosticada com ambos o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Personalidade Narcisista ou Sociopata. No entanto, é importante destacar que a comorbidade (a existência de mais de um transtorno ao mesmo tempo) não é a regra e que cada pessoa é única em sua apresentação clínica. Além disso, é fundamental que um profissional capacitado realize avaliações precisas e individualizadas para o estabelecimento de diagnósticos precisos e aprimorados de tratamento.
Olá, sim, é possível; porém é de extrema importância uma avaliação integral e individualizada acerca do caso. Fechar diagnóstico requer, além de uma avaliação neuropsicológica, acompanhamento multiprofissional. Me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.
Olá! Sim. As comorbidades são possíveis sim. No entanto, é importante salientar que não é considerado como regra, pois, cada ser humano é subjetivo e tem suas próprias manifestações.
Bom dia, tudo bem com você? Espero que você esteja bem.
É possível sim. Tem vários fatores que podem interferir para a realização de um diagnóstico, como por exemplo: Genéticos, fisiológicos, psicológicos, comportamentais, neurológicos, psiquiátricos, ambientais, hereditários, entre outros.

Como também, vários diagnósticos podem sim se relacionarem. Cada ser humano é muito único e particular.

Recomendo a terapia com psicólogo de forma semanal e o acompanhamento psiquiátrico para que você possa saber se de fato há algum tipo de diagnostico ou não (Uma forma de autoconhecimento e de tratamento).

Como também, cuidar da sua saúde mental e de promover mais qualidade de vida.

O que eu puder ajudar estou aqui. Espero que fique bem.
Um beijo <3
Sim, é possível.

Olá! É crucial entender a importância de procurar ajuda profissional, uma vez que estamos lidando com transtornos que são bastante distintos entre si, apesar de alguns deles poderem compartilhar características superficiais. Os indivíduos com transtorno de personalidade narcisista frequentemente demonstram um senso de grandiosidade, necessidade de admiração e uma falta de empatia significativa, não escondendo suas tendências, mas sim exibindo-as de maneira exagerada e exibicionista.

Por outro lado, pessoas com características sociopatas (um termo informal que pode se referir ao transtorno de personalidade antissocial) podem ser manipuladoras, violar os direitos dos outros sem remorso e frequentemente esforçam-se para mascarar sua verdadeira índole, o que pode torná-las particularmente desafiadoras de identificar e tratar.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), diferentemente dos transtornos de personalidade, é um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação e interação social, apresenta comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. As pessoas no espectro autista podem ter dificuldades em interpretar e responder a nuances sociais de maneira típica, o que não implica falta de empatia ou desrespeito pelos sentimentos dos outros, características vistas em transtornos de personalidade narcisista e antissocial.

É importante destacar que pessoas no espectro autista não são "presas" de indivíduos narcisistas ou sociopatas por natureza, mas suas dificuldades em entender sutilezas sociais podem torná-los mais vulneráveis a manipulações. Esse reconhecimento não deve levar a uma estigmatização, mas a um entendimento de que suporte específico e proteção adicional podem ser benéficos.

A busca por um médico psiquiatra e o acompanhamento por meio de terapia são passos essenciais para qualquer um dos transtornos mencionados. Tratamentos adequados podem aliviar o sofrimento e a angústia, tanto para o indivíduo quanto para sua família, promovendo uma melhor qualidade de vida. A compreensão, o acolhimento e o amor são fundamentais no processo de tratamento, ajudando a criar um ambiente de suporte que encoraja a recuperação.
Fico a disposição.