É verdade ou mito que aumentar o tamanho de um dente (no caso, incisivo lateral superior) com resina

4 respostas
É verdade ou mito que aumentar o tamanho de um dente (no caso, incisivo lateral superior) com resina ocasiona perda óssea? Ouvi isso uma vez, mas nunca achei nada sobre e fico com receio de colocar a resina e o dente sofrer algum prejuízo.
Olá. Não é verdade. O que pode causar a perda óssea é a falta de ajuste oclusal desse dente.

Olá. Não é verdade. A perda óssea só vai acontecer se essa resina estiver por debaixo da gengiva fazendo-a inflamar, e isso não deve ocorrer de forma alguma. Se a resina estiver acima da gengiva e não apresentar excesso que provoque algum trauma no dente, tudo estará normal e sem problemas com a resina e o dente.
Não é verdade. A inflamação e suas conseqüências maléficas serão de uma resina mal adaptada nas margens, no contato oclusal (mordida) e na sua manutenção não sendo adequada.
Aumentar o tamanho de um dente com resina é um procedimento bastante conservador e comumente realizado. A perda óssea, nesse caso, só ocorrerá se a restauração não for realizada e adaptada corretamente próximo à margem gengival. Isso provocaria uma irritação e inflamação gengival, podendo, no futuro, gerar uma perda óssea. Portanto, procure um profissional habilitado a fazer o procedimento, que tenha cuidado com o Periodonto (gengiva).