Em 2014 tive CA de mama ductal invasivo grau 3. Fiz quimioterapia, radioterapia, Herceptin e sigo tomo
Em 2014 tive CA de mama ductal invasivo grau 3. Fiz quimioterapia, radioterapia, Herceptin e sigo tomo AROMASIN. Recebi hoje o resultado de mamografia com o resultado: nódulo com cerca de 0,7cm, ACR BI RADS 3 não evidente no exame anterior nem na USG feita no mesmo dia. Será indicado fazer biopsia ou RM?
3 respostas
Olá. Toda lesão mamária tem que ser avaliada baseado em um tripé: exame físico do seu médico; exame de imagem como mamografia, ultrassom de mamas e ressonância; e biópsia se necessária. O exame físico é fundamental para definir a biópsia. Se o nódulo foi visualizado apenas na mamografia e não no ultrassom, possivelmente a biópsia não ser indicada. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Veja a indicação da ressonância nuclear magnética de mamas,
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá. As alterações vistas à mamografia nem sempre representam doença e devem ser individualizadas. No seu caso, que já teve um diagnóstico de ca de mama deve-se avaliar a realização de uma biópsia, mas o seu médico que faz o seu acompanhamento é o mais indicado para responder a esta e outras dúvidas que possam existir.
Ola A Classificação Birads é uma padronização dos laudos dos exames de mama de acordo com o risco. As lesões Birads 3, tem risco de corresponderem a câncer em < 2% (1,5%). Desta forma, o colégio americano de radiologia não recomenda biópsias e sim controle em 6 meses. É importante que a sua imagem seja de boa qualidade e que seu médico a avalie. Laudos nem sempre são confiáveis. Exames de qualidade duvidosa podem gerar exames desnecessários adicionais (como Ressonância) e biópsias também desnecessárias. Procure seu mastologista com os exames ja realiados e ele podera te orientar melhor. Atenciosamente Eduardo Millen
Perguntas semelhantes
- acho que tenho mama tuberosa e isso afeta muito minha saúde mental, tenho muita muita insegurança co
21 dias que fiz uma cirurgia de hérnia inguinal já posso volta comer alimentos pesados?
Olá, doutor(a). Realizei uma fistulectomia com colocação de sedenho. Desde a cirurgia,
Posso usar cinta modeladora ,apor sete dias da cirurgia da retirada da visícula ?
Fiz uma cirurgia de visicula tem.6 dias e começou a sagrar o umbigo, é preocupante?
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
O seu caso é parecido? Estes profissionais podem ajudar:
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


