Em caso de diagnóstico equivocado de doenças psiquiátricas graves como a esquizofrenia, é possível r

2 respostas
Em caso de diagnóstico equivocado de doenças psiquiátricas graves como a esquizofrenia, é possível reverter/alterar o histórico médico do paciente caso seja comprovado em novos exames que o paciente não tem essa doença? e caso seja comprovado e alterado, o paciente ainda seria impossibilitado de concorrer a vagas em cargos públicos onde essa doença seja um impedimento?
Não se trata de "reverter" ou "alterar" o histórico médico: se o diagnóstico tiver sido equivocado, trata-se de corrigi-lo. Certamente, se um diagnóstico errado impediu algo na vida da pessoa, corrigi-lo vai também reverter algum impedimento que possa ter havido. Finalmente, não se diagnostica esquizofrenia através de "exames", no sentido habitualmente atribuído à palavra (exames laboratoriais ou de imagem). Diagnostica-se esquizofrenia com base na entrevista (com paciente e, muitas vezes, com familiares) e no exame psíquico (obtido através da entrevista do/da paciente e de sua observação). No máximo, fazem-se alguns exames para, em caso de suspeita de esquizofrenia, verificar se há alguma outra causa que explique o quadro (por exemplo, uso de algumas drogas ou lesões cerebrais).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com certeza!
Erros diagnósticos podem acontecer em qualquer especialidade e com a psiquiatria não seria diferente. Vale lembrar que o "exame" que detecta esquizofrenia será sempre a consulta com o psiquiatra, que realizará a coleta da história clínica preferencialmente na companhia de algum familiar associado a achados do exame psíquico em consulta

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.