Em média , quantos dias após a cirurgia de meningioma posso voltar á trabalhar?

6 respostas
Em média , quantos dias após a cirurgia de meningioma posso voltar á trabalhar?
Dr. Roberto Salles de Queiroz Muniz
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Sem saber a localização do meningeoma, não há como responder à essa pergunta.
Vá à consulta e leve seu último exame de imagem, que conseguirá uma resposta razoável sobre suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Francisco Vaz
Neurocirurgião
Recife
Depende muito do tipo de trabalho bem como do tipo de cirurgia realizada. Em geral o paciente deve permanecer afastado do trabalho por um período não inferior a 2 semanas. Nesta fase, a cicatrização da ferida operatória está no seu momento mais crítico e há uma maior necessidade de uso de medicação analgésica mais potente, como opióides, o que pode ocasionar sonolência e dificuldade temporária de raciocínio. Após duas semanas, e uma vez que todo o período pós-operatório, incluindo a cicatrização, esteja transcorrendo sem problemas e que também não haja mais a necessidade do uso de opióides, o paciente pode voltar a trabalhar de maneira lenta e gradual mas sempre sob supervisão e orientação médica de modo a atender as necessidades específicas de cada caso.
Dr. Thiago Sipriano
Neurocirurgião
São Paulo
Após uma cirurgia eletiva para meningioma cerebral sem intercorrências, o paciente poderá retornar ao trabalho de dias a poucas semanas.
Para definição de tempo de afastamento do trabalho levamos em conta o tipo de meningioma (e por consequência a cirurgia) e atividade do paciente.
O objetivo é que o paciente retorne a sua vida normal, incluindo trabalho, o mais rápido possível.
Sempre importante esclarecer todas as dúvidas e expectativas em consulta com especialista.
Para responder adequadamente essa pergunta, é necessário avaliar alguns fatores como: localização da lesão, evolução pós-operatória, sintomas pré-operatórios (exemplo: epilepsia secundária ao tumor?), qual é o trabalho que o(a) paciente exerce, entre outros.
O mais adequado para responder esta pergunta, é agendar uma avaliação com a equipe que realizou sua cirurgia e que conhece todo o seu histórico.
Dr. Fernando Maeda
Neurocirurgião
Santa Bárbara D'Oeste
O tempo de retorno ao trabalho após a retirada de um meningioma frontal varia conforme a recuperação individual, mas geralmente ocorre entre 30 e 90 dias. A região frontal está relacionada a funções cognitivas como planejamento, memória e atenção — por isso, pode haver alguma alteração temporária, especialmente nos primeiros meses. A reabilitação cognitiva, acompanhamento médico e exames de imagem ajudam a monitorar e tratar qualquer dificuldade.

Estou à disposição para te acompanhar nesse processo e oferecer o melhor suporte neurológico.
O tempo para retorno ao trabalho após a cirurgia de meningioma varia conforme fatores como o tamanho e a localização do tumor, a técnica cirúrgica utilizada, possíveis complicações no pós-operatório e, principalmente, o tipo de atividade profissional desempenhada. De forma geral, pacientes sem déficits neurológicos significativos conseguem retomar atividades laborais leves em torno de 30 a 45 dias após a cirurgia. Já atividades que exigem maior esforço físico ou exposição a riscos podem demandar um período mais prolongado de recuperação.

Especialistas

Renato Abrantes

Renato Abrantes

Neurocirurgião

Imperatriz

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 479 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.