Meningioma - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - meningioma

Encontre um especialista na sua cidade:
Alyce Castro De Brito

Alyce Castro De Brito

Neurocirurgião

Manaus

Caio Tannus

Caio Tannus

Neurocirurgião

Curitiba

Pedro Paulo Mello

Pedro Paulo Mello

Neurocirurgião

Florianópolis

Arnaldo Escorcio Athayde Netto

Arnaldo Escorcio Athayde Netto

Neurocirurgião, Generalista

São Paulo

Carlos Roberto Pereira Alves Filho

Carlos Roberto Pereira Alves Filho

Neurocirurgião, Neurologista

Santo Antônio de Pádua

Marcio Pina

Marcio Pina

Neurocirurgião

São Paulo

Perguntas sobre Meningioma

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Meningioma

Seu risco a princípio é semelhante ao de qualquer paciente. Não há relação entre meningioma e COVID.
1 respostas


Olá, tudo bem?
O meningioma não costuma ser uma causa específica de dor de cabeça, porém para se ter mais certeza do que pode ter acontecido, deve-se consultar com neurologista para detalhar…
1 respostas


Bom dia. Logo nos primeiros dias é comum surgir um inchaço no local operado. Isso depende de alguns fatores, como local da cirurgia, idade da paciente e se foi deixado um dreno para dar vazão…
1 respostas

Especialistas falam sobre Meningioma

Meningiomas estão entre os tumores benignos mais comuns do encéfalo. Originam-se das meninges cerebrais ou espinhais e podem ter diferentes tamanhos e localizações. Sendo muitos deles assintomáticos e requerendo apenas observação clínica, podem contudo atingir tamanhos muito grandes e, dependendo da localização, causar sintomas neurológicos severos e progressivos. Nesse cenário, é necessária a ressecção microcirúrgica. Microscópio cirúrgico de alta magnificação, neuronavegação e aspiração ultrassônica podem ser empregados para aumentar a segurança na ressecção dessas lesões. Alguns meningiomas de base de crânio tem tratamento extremamente complexo, requerendo muita experiência e tenacidade.

Bruno Loyola Godoy

Neurocirurgião

Rio de Janeiro


Meningeomas são tumores de crescimento lento, geralmente benignos, que se originam das membranas que envolvem o cérebro. À medida que crescem, os meningeomas podem comprimir o tecido cerebral circunjacente ou os nervos e causar sintomas neurológicos. Freqüentemente os meningeomas causam inchaço do cérebro ocasionando assim os sintomas. Mesmo pequenos meningeomas podem causar fraqueza, cefaléia ou crises convulsivas. Embora a vasta maioria dos meningeomas seja de natureza benígna, estes podem atuar de maneira agressiva devido à sua natureza ou localização. Na avaliação das opções de tratamento, levamos em consideração o tamanho, a localização do tumor e a idade do paciente.

Dr. Helder Tedeschi

Neurocirurgião

São Paulo


O meningioma é o tipo mais comum de tumor cerebral primário e é responsável por aproximadamente 30% dos tumores cerebrais, com crescimento lento, que tem origem nas membranas que cercam e cuidam do cérebro e da medula espinhal. Sua causa ainda é desconhecida, sendo que é mais comuns em mulheres, especialmente entre os quarenta e sessenta anos. Os sintomas podem ser, desde alteração à perda de visão ou visão dupla, convulsões, dores de cabeça, problemas de coordenação, inchaço do disco óptico ou pupilas desiguais. Quando inevitável, o tratamento envolve cirurgia ou radioterapia.

Meningioma é um tumor cerebral benigno(em sua grande maioria), que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seu desenvolvimento. Por isso, geralmente, a pessoa só descobre que tem um meningioma cerebral quando ele já está relativamente grande e é capaz de comprimir estruturas cerebrais e causar sinais e sintomas. Com um diagnóstico precoce e o tratamento com neurocirurgião experiente, o paciente pode ter a cura completa após a ressecção do tumor.

Isaias Fiuza Cabral

Neurocirurgião, Neurologista

Macapá

Agendar uma visita

Os Meningiomas constituem um grupo de tumores que nascem de um envoltório que envolve o encéfalo e a medula, a Aracnóide. Contumam ser tumores de crescimento lento, muitos de comportamento benigno e são mais comuns em mulheres. Os sintomas principais são dores de cabeça refratárias, crises convulsivas e perda de força em um dos lados do corpo, simulando um derrame. O diagnósticoppde ser feito através de tomografias e ressonancias. Em muitos, casos a cirurgia é o tratamento de 1a linha, curando ou controlando eficazmente a lesão. Em outros casos, com diagnóstico de meningiomas mais agressivos, a cirurgia deve ser completada por radiocirurgia.

Luiz Paulo Alves

Neurocirurgião

Santos


Os meningiomas são tumores que nascem das capas que cobrem o sistema nervoso. A grande maioria dos meningiomas apresenta crescimento lento, presente principalmente em mulheres e estimulados pelos hormônios femininos. No entanto, existem os de comportamento atípico, de crescimento mais rápido. Estes estão mais frequentemente presentes em homens, próximos a grandes veias e manifestam inchaço do cérebro próximo a eles. A indicação de cirurgia vem a partir do tamanho, da localização, do ritmo de crescimento e das compressões causadas pelo tumor, gerando desde perda de força e sensibilidade, dores de cabeça ou convulsões.

Quais profissionais tratam Meningioma?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.