Em minha familia tem uma criança que hoje está com 10 anos não consegue ler e escrever e nem identificar

5 respostas
Em minha familia tem uma criança que hoje está com 10 anos não consegue ler e escrever e nem identificar as cores corretamente, uma vez um neurologista diagnosticou com alexia profunda, mas não temos certeza, qual o profissional mais adequado que devemos procurar?
Essa criança precisa de uma avaliação multidisciplinar bem completa com: neuropediatra, neuropsicóloga e fonoaudióloga.

Como especialista em neuropsicologia sugiro uma avaliação neuropsicológica. Existem testes de avaliação neuropsicológica que podem diagnosticar com segurança a alexia (disturbio da leitura) e agrafia (distúrbio da escrita). A neuropsicologia pode com uso de recursos técnicos auxilar na reabilitação parcial ou total das dificuldades de leitura e de escrita da criança contribuindo para uma melhor aprendizagem da mesma.
Ola procure um neuropiscologo, que avaliara é possivelmente indicará uma equipe multidisciplinar.
Atc,
Iara Gomes
Acredito que deva iniciar com uma avaliação neuropsicologica (irá investigar todo perfil cognitivo de seu filho, assim como aspectos comportamentais, emocionais e pedagógicos que possam interferir em seu desempenho escolar). A partir daí, o profissional poderá encaminhar para outras áreas tanto para maiores investigações quanto para início de tratamentos com Fonoaudiólogo, Psicopedagoga ou outros que forem necessários; assim como orientação escolar e familiar.
Atenciosamente,
Priscilla Sociale
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Psicóloga
Avaliação com psicopedagogo que irá fazer os devidos encaminhamentos.