Em quais condições clínicas o pensamento dicotômico é mais frequentemente observado?
1
respostas
Em quais condições clínicas o pensamento dicotômico é mais frequentemente observado?
O pensamento dicotômico, ou pensamento "tudo ou nada", pode ser observado em diversas condições psiquiátricas, mas tem especial destaque no Transtorno de Personalidade Borderline, onde costuma se manifestar através da idealização e desvalorização extremas de si mesmo, dos outros e dos relacionamentos. Também é frequentemente encontrado em quadros de depressão, transtornos de ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, transtornos alimentares, transtornos relacionados ao perfeccionismo e, em alguns casos, no Transtorno do Espectro Autista, geralmente associado à rigidez cognitiva. Apesar de não ser exclusivo de nenhum diagnóstico, o pensamento dicotômico é considerado particularmente marcante e clinicamente relevante no transtorno de personalidade borderline.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- "Quais processos cognitivo-comportamentais sustentam a hipervigilância interpessoal no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- “Como compreender os padrões de externalização de afetos e indução de respostas interpessoais em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) dentro da formulação clínica psicológica?”
- “Como a identificação projetiva se manifesta na dinâmica transferencial de pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e como influencia o manejo clínico na prática psicológica?”
- “Como mecanismos de identificação projetiva contribuem para a instabilidade relacional e para os fenômenos transferenciais na clínica psicológica do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB?”
- “De que forma padrões de identificação projetiva em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) impactam a relação terapêutica e a contratransferência na prática clínica psicológica?”
- Como estratégias de regulação emocional disfuncionais (autoagressão, testes de vínculo) perpetuam os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) se diferencia de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em perfis neuropsicológicos de emoção e controle executivo?
- Quais vieses de processamento interpessoal (hostilidade, abandono) podem ser medidos em avaliação neuropsicológica?
- Quais déficits em cognição social ou teoria da mente são típicos de pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Quais esquemas centrais estão mais frequentemente ativados em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 5015 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.