Em que sentido atrapalha o resultado do exame o uso de cafeína no geral, álcool, algum assessório

5 respostas
Em que sentido atrapalha o resultado do exame o uso de cafeína no geral, álcool, algum assessório de metal no corpo ou a ingestão excessiva de água antes do exame de bioimpedância???
De maneira bem simples, a bioimpedânciometria mede resistência que a corrente elétrica sofre ao percorrer diferentes tecidos. Elementos externos que alterem a passagem da corrente elétrica, alteram o exame. Substâncias que alterem o metabolismo, ou a distribuição da água ente os compartimentos celulares, que causem desidratação, vasoconstrição, acúmulo de água em órgão (estômago) etc, vão interferir no resultado do exame.
Siga as instruções do profissional de saúde, para que os resultados sejam confiáveis.

o exame de bioimpedância é realizado através da passagem de corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é um bom condutor de energia. Sendo assim, qualquer variação no grau de hidratação no corpo do avaliado poderá interferir em um resultado fidedigno. Como a cafeina e o álcool, a atividade física tem ação diurética no organismo o seu consumo deve ser evitado visto que poderá causar uma leitura de bio resistência como por ex, fornecer um valor acima do real para o cálculo de percentual de gordura.
Por outro lado, mulheres em período menstrual também não deve realizar o exame não pelo mesmo motivo da função diurética da cafeína, mas pelo fato de haver tendência a maior retenção de líquidos neste período podendo da mesma forma mascarar o resultado do exame.
A presença de placas ou metais, também, podem interferir na passagem da corrente elétrica subestimando o percentual de gordura e superestimando a massa magra. Por isso é muito importante respeitar o protocolo para a realização.
Ocorre uma passagem de uma corrente elétrica de baixa precisão, por este motivo metais podem interferir, quanto água, café, etc podem interferir na retenção hídrica, desidratação.
Boa tarde! Sua pergunta é muito válida, parabéns!! O ideal é que para a realização do exame de bioimpedância o paciente esteja entre 1,5 e 2 horas em jejum, pois devido a passagem de corrente elétrica água, café, chás e uso de metais podem interferir no resultado do exame. Segue protocolo para exame de bioimpedância:
- Não se alimentar entre 1,5 e 2 horas antes do teste
- Usar o banheiro antes do teste (Esvaziar a bexiga)
- Não fazer esforços físicos ou exercícios 2 horas antes do teste
- Não estar no período menstrual (pela retençao de líquidos);
- Vestir sempre o mesmo tipo de roupa durante o teste;
- Gestantes e portadores de marca-passo não devem fazer o teste

O exame de bioimpedância consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo. Assim, tudo o que altere a resistência dessa passagem pode alterar os resultados, como a ingestão de água, diuréticos, cafeína, ou a presença de metais. Caso o protocolo de orientação para o exame não seja respeitado, os resultados podem não ser confiáveis. Assim, antes de realizá-lo, consulte o profissional responsável sobre os cuidados necessários para o preparo para bioimpedância.