Em uma sessão de terapia cognitiva, o que o paciente deve falar para ajudar na identificação do tran

22 respostas
Em uma sessão de terapia cognitiva, o que o paciente deve falar para ajudar na identificação do transtorno/trauma/doença? Que profissional tenta identificar?
Olá! Na terapia cognitiva comportamental o psicólogo irá te ajudar a identificar, avaliar e concluir se há um transtorno/trauma/doença, como mencionou. No processo terapêutico, o psicólogo irá fazer perguntas, promover reflexões, havendo muita interação entre o paciente/psicólogo. Não fique preocupada em o que dizer/falar, o profissional irá te ajudar, perguntando o que seria importante para o processo terapêutico.

Olá! Obrigada por sua pergunta!
Você não precisa se preocupar com o que dizer. É papel do profissional lhe orientar e questionar tudo o que é necessário para que seu tratamento seja adequado às suas necessidades. É importante que você se sinta confortável para poder dizer tudo o que sente. Continue se cuidando!
Olá! Em geral, numa primeira consulta vc compartilhar com a profissional o que está acontecendo no momento, falar sobre vc e sua história e também exclarecer possíveis dúvidas a respeito do seu processo terapeutico. A partir do seu relato ela poderá te dar um indicativo sobre como serao as próximas sessoes e como será o trabalho (se precisará de alguma avaliacao mais específica, periodicidade das sessoes, entre outras coisas).

Entendo suas expectativas e curiosidade (principalmente se vc nunca faz uma sessao de psicoterapia), mas nao se preocupe, pois nao há "certo" ou "errado" e certamente a psicóloga irá te ajudar neste processo.
Olá! Sua dúvida é muito comum entre os pacientes que estão pensando iniciar o processo terapêutico. No entanto, pode ficar tranquila pois o profissional vai direcionando a sessão a a partir da sua demanda. Falo de acordo com a minha prática profissional, no primeiro momento realizo uma entrevista para conhecer sua história e seu padrão de fucionamento para depois realizar uma conceitualização do seu caso e então ver qual o tratamento mais indicado e se necessário realizar encaminhamentos. Todo esse processo acontece de uma forma tranquila sempre respeitando a sua individualidade. Espero ter ajuda! um abraço.
Olá. Conforme alguns colegas responderam acima a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental tem como objetivo na primeira sessão coletar dados do paciente para entender a demanda que está emergindo nesse momento e a partir disso trabalhar com o paciente sobre essa demanda especificamente, o quanto isso está interferindo em sua vida, seus pensamentos, suas crenças e então auxiliar para um reestruturação.
As sessões são estruturadas, focadas no presente e o terapeuta vai conduzindo a fim de realizar a psicoeducação do paciente e facilitar esse processo.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Fale livremente. Deixe fluir. O profissional saberá fazer o trabalho dele.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Seu psicólogo vai llhe perguntar sobre sua vida, o que lhe fez buscar a terapia, se ja fez antes, qual o motivo ? Por que nao deu certo? Se usa medicação, sobre seu parentes se alguém tem transtorno, e como são suas relações sociais, familiares, e no trabalho.
Quais suas dificuldades etc... assim ele vai começar a entender melhor o que lhe angustia, os pontos de conflito e iniciar um trabalho em cima do que foi dito.
Olá! Muitas pessoas ficam ansiosas com a primeira consulta por acreditarem que precisam dizer o que o psicólogo quer ouvir, como se existe uma resposta correta. No entanto a primeira consulta é para você conhecer o profissional e ele te conhecer. Fique a vontade para falar sobre você, como está sua vida, como você se percebe, o que fez com que você buscasse ajuda, etc. O profissional vai te fazer algumas perguntas que te ajudará a falar sobre você e que o ajudará a coletar as informações necessárias.
O mais importante é que você confie no profissional, se sinta segura e confortável para conversar.
Olá boa tarde, em qualquer psicoterapia o paciente deve falar o motivo que você buscou as sessões, porque acha que a terapia pode te ajudar neste momento. O profissional que vai lhe acompanhar tende a guiar as sessões iniciais, afim de compreender melhor o seu caso e então ter um plano terapêutico. Questões importantes são: como é a sua rotina, como são as suas relações sociais, familiares e profissionais se houver. Se apresenta algum sintoma o qual está buscando diagnóstico, se sim, desde quando, como isso acontece. Fico à disposição para uma sessão, um abraço.
Olá. Toda e qualquer terapia tem o mesmo objetivo, o do autoconhecimento e, através dele, durante o processo, a diminuição de sintomas, a libertação das neuroses, o poder de ressignificar as vivências. É importante que, exista a certeza de que as sessões são confidenciais, que exige sigilo absoluto e que você está em um local seguro e acolhedor, livre de julgamentos. Importante que se fale sobre as dúvidas, curiosidades, intenções sobre a terapia. E no mais, fale sobre si, sua vida, seus problemas, suas aspirações, enfim, o que achar pertinente. Os profissionais saberão conduzir esse momento que é somente seu, um encontro com você, falando e sendo ouvido na sua totalidade, podendo expor todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos que fazem parte da sua estória. Sempre à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95
Olá. Leve questões que te incomodam neste momento, fale abertamente.
O profissional vai fazer a avaliação do que você falar para ele. Não se preocupe pois ele vai direcionar as perguntas certas para chegar num diagnóstico caso tenha.
Tem pacientes que olham para alguns diagnósticos no google e ao se identificarem com alguns pontos acabam acreditando que tem aquele transtorno. Caso seja o seu caso fale com o psicólogo pois ele vai te esclarecer sobre. Para ter um diagnóstico precisa de muitas variáveis e precisa da avaliação de um profissional habilitado.
E caso tenha um diagnóstico o psicólogo vai te ajudar a entende-lo e viver melhor com as possibilidades de tratamento.
Desejo que você consiga as respostas que procura.
Olá, como vai?
Você tem buscado identificar algum trauma que passou? Seria bom entender melhor o que tem afligido você. Mas já te adianto, você colabora com o profissional quando consegue apresentar sua história com honestidade sobre os fatos, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, sem tentar mascarar algo para obter a aprovação do psicólogo. Confessar (contar ao terapeuta) as verdades mais íntimas são o princípio para a solução da queixa que apresenta.
Conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Não se preocupe pois o terapeuta sabe o que é necessário questionar. Na primeira sessão provavelmente vai querer saber por que vc está buscando a terapia, desde quando se sente assim e como isso vem impactando sua vida. Também vai avaliar o seu humor. E vai explicar como a TCC funciona. Sugiro que leve suas duvidas caso as tenha. Não se preocupe muito apenas seja o mais transparente possível.
1) Falar o que ele quer melhorar. 2) Psicólogo.
Olá, tudo bem? Então, tenta pensar em tudo que te incomoda hoje e coisas que você gostaria de entender, seja sentimentos, pensamentos e comportamentos. E escreva , para desabafar, e lembrar de tudo que queira pontuar.
Olá!
As sessões de terapia cognitivo comportamental são realizadas por profissionais da psicologia. O profissional irá conduzir a sessão para que você se sinta a vontade para falar sobre suas queixas, sentimentos e os pontos relevantes da sua história de vida. Um abraço
Durante uma sessão de terapia cognitiva, o paciente deve falar sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos que estão causando problemas em sua vida. É importante que o paciente seja honesto e aberto com o terapeuta para que juntos possam identificar os padrões de pensamento e as crenças que estão causando problemas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Ao compartilhar suas experiências e emoções com o psicoterapeuta, o paciente pode ajudar na identificação de padrões de pensamento negativos ou distorcidos que possam estar contribuindo para seus problemas. O psicoterapeuta pode então trabalhar com o paciente para desafiar esses pensamentos e ajudá-lo a encontrar alternativas mais realistas e saudáveis.

Além disso, é importante que o paciente fale sobre quaisquer experiências traumáticas ou eventos estressantes que possam estar contribuindo para seus sintomas. Isso pode ajudar o terapeuta a entender melhor a natureza do problema e fornecer tratamento adequado.

É importante lembrar que a terapia cognitiva é um processo colaborativo entre o terapeuta e o paciente, e que a comunicação aberta e honesta é essencial para o sucesso do tratamento. O terapeuta pode ajudar o paciente a identificar padrões de pensamento disfuncionais, mas cabe ao paciente estar aberto e disposto a trabalhar para mudar esses padrões.

Bom dia,

Durante uma sessão de terapia cognitiva, o paciente pode falar sobre uma variedade de temas para ajudar na identificação de transtornos, traumas ou problemas de saúde mental. É importante lembrar que cada pessoa e situação são únicas, portanto, a abordagem pode variar dependendo do profissional e do contexto específico.

Geralmente, o terapeuta cognitivo tenta estabelecer uma relação de confiança e colaboração com o paciente. Durante as sessões, o terapeuta pode fazer perguntas específicas e usar técnicas terapêuticas para explorar os pensamentos, emoções, comportamentos e padrões cognitivos do paciente.

Para ajudar na identificação de transtornos, traumas ou doenças, vc pode compartilhar seus sintomas, preocupações, experiências traumáticas passadas, padrões de pensamento disfuncionais, mudanças de humor, comportamentos autodestrutivos, dificuldades nas relações interpessoais, entre outros aspectos relevantes.

De qualquer forma, para qualquer diagnóstico, o paciente deve ser avaliado não só por um terapeuta, mas também pelo médico psiquiatra e em alguns casos, passar por avaliação neuropsicológica ou multidisciplinar.
Olá! Na terapia cognitiva, sua ajuda para ser ajudada, está em tudo que conseguir falar, ou seja, a forma como vê, sente e pensa em relação à situações que causem desconforto, dor, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
A relevância não está nos eventos em si, mas sim como você experimentou esses eventos. A partir daí o psicólogo terá elementos de condução terapêutica, traçando estratégias e até propor trabalho integrado com psiquiatra, quando for o caso.
Em uma sessão de terapia cognitiva, o paciente deve falar abertamente sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. O terapeuta, geralmente um psicólogo ou psicoterapeuta com formação em terapia cognitiva, é responsável por ajudar o paciente a identificar transtornos, traumas ou doenças mentais. Aqui estão algumas dicas sobre o que o paciente pode falar para ajudar na identificação é sua história pessoal, sintomas atuais, sentimentos atuais, padrões de pensamento e comportamentos que afetam sua vida.
Oi ....
Sua dúvida é muito comum sobre o processo terapêutico. pode ficar tranquila pois o psicólogo, vai conduzindo a sessão a a partir da sua demanda.
Em uma primeira sessão por exemplo realizo uma entrevista para conhecer sua história e seu padrão de fucionamento para depois realizar uma diagnostico do seu caso e então ver qual o tratamento mais indicado.
Todo esse processo acontece de uma forma tranquila sempre respeitando a sua individualidade e no seu tempo.