Essas pessoas realmente não sentem amor , compaixão?

5 respostas
Essas pessoas realmente não sentem amor , compaixão?
Amor e compaixão são boas palavras porque tem muito comum. Diferente do sentido usual do termo, compaixão é uma palavra formada pelo prefixo "com" e pela palavra "passio", que significa sofrimento. Sofrer junto, estar junto. O amor, por sua vez, é a condição de conexão entre os seres vivos, o amor associa, junta, coloca lado a lado, une. Não à toa Freud escolheu a palavra Eros - a divindade grega que representa o amor - para definir o que ele chamou de pulsão de vida. O amor leva a vida. Mas para o amor é imprescindível a capacidade, a habilidade, o talento de se conectar com o outro, de sentir empatia. De fato, um dos sintomas mais observados nos sujeitos com o transtorno de personalidade anti-social é ausência de empatia. Podem fingir, podem simular, e provavelmente o farão. Mas falham em ter essa habilidade que nos conecta com os outros.

É marca desse tipo de transtorno de personalidade a falta de empatia. Isso faz com que eles sejam insensíveis e cínicos e a desprezar os sentimentos, direitos e sofrimentos alheios. No entanto, tais características não são exclusivas desse tipo de transtorno de personalidade. Lidar com essas pessoas é muito difícil, já além de terem essa características apontadas ainda frequentemente são sedutores, exploradores e irresponsáveis consigo e com os outros. De forma que ter alguém importante assim na vida é um elemento suficiente para a pessoa procurar cuidar de si, buscando orientação e psicoterapia. Ao contrário da pessoa anti-social que habitualmente não sente que procura ajuda, só o fazendo quando tem um obrigação externa nesse sentido.
Neste transtorno geralmente não há relacionamentos, as pessoas são vistas como objetos, portanto não há laços afetivos envolvidos.
Isto não significa que a pessoa não tenha amigos ou até mesmo se case, mas o que se percebe é que não há qualquer investimento afetivo em suas relações.
Na verdade exite um tipo de amor doentio, a depende do grau parentesco pode se tornar um grande protetor, não se pode dizer que não tem sentimento, pois depende muito de individuo para individuo. pode haver também um respeito por uma pessoa que eles consideram muito importante.
Transtorno anti-social se caracteriza por um padrão de desrespeito aos direitos dos outros. Suas atitudes visam ganhos ou prazer pessoais. Não tem empatia, culpa ou remorso. Age de modo impulsivo, manipulador e falso sem medir consequencias. O disgnóstico se confirma após os 18 anos.