Estamos casados por mais de 10 anos e temos uma filha 10 anos. Amo minha esposa profundamente, porém

25 respostas
Estamos casados por mais de 10 anos e temos uma filha 10 anos. Amo minha esposa profundamente, porém não me sinto mais amado e desejado.
Estamos dormindo em quartos separados e isso não entra na minha cabeça, como se fosse normal. Todas as noite tenho aquele sentimento de solidão e tristeza. Intimidade entre nós só quando eu a procuro e se for ter alguma cobrança do meu lado, escuto que só penso em sexo! Existem fatores que me levam a desconfiança, porém no fundo não acredito que esteja acontecendo algo e por isso brigas já surgiram e ofensas mutuas, tanto da minha parte e acho que até mais e também da dela.
Triste também aqui por está expondo esse meu problema. A terapia nos ajudaria em que?
Olá! É comum o relacionamento se desgastar ao longo dos anos, mas com certeza vocês podem procurar ajuda para voltarem a se entender e relacionar de forma saudável. Vocês poderiam buscar uma terapia para casais, se ambos toparem, para que consigam trabalhar em todas as questões do relacionamento de vocês. Se não estiverem dispostos a procurar a terapia de casal, podem também fazer a terapia individual, cada um com seu psicólogo, onde poderiam aprofundar os aspectos pessoais de cada um, trazendo uma possível melhora no relacionamento. Espero que vocês fiquem bem!

É importante que se questione sobre que desejo sustenta esse relacionamento. Um casamento precisa que o que foi "pactuado" seja revisto e se necessário, atualizado. Vontades diferentes precisam ser ditas e esclarecidas. São muitos fatores que interferem no desejo e é comum o sentimento de fracasso e impotência. Entender o que acontece em cada um e na dinâmica do casal, dá uma melhor possibilidade para decidir como querem lidar com este momento.
Boa noite
Penso que uma terapia poderia te ajudar a entender quais são os pensamentos, desejos e fantasias que estão colocando em ponto crítico o seu relacionamento. É uma relação que tem que ser pensada a dois, mas acho que um processo individual pode te fortalecer sustentar seu desejo nesse casamento. Não é um processo tranquilo, mexe não somente com o que você é agora, mas também com todas as questões do passado que podem estar sendo revividas nessa relação. Abraços
Respondendo objetivamente a você em que a terapia o ajudaria, digo que ajudaria em muito. Casamento tem os seus desgastes naturais, e cada um tem a sua parte/responsabilidade. Cada caso é um caso, impossível sabermos o que levou o seu casamento de 10 anos a tal situação. Atendo indivíduos casados de 1 mes até 50 anos de casados e cada um tem uma história. Em primeiro lugar te recomendo procurar um psicólogo que lhe inspire confiança para uma terapia, seja individual ou casal, depende da decisão de voces. Atualmente temos muitas facilidades, voce pode fazer um atendimento presencial ou mesmo online e todos funcionam perfeitamente. Espero que encontre um caminho que alivie o seu sofrimento.
É necessário ouvir o Casal , suas diferenças e o que vem acontecendo alem disso tudo. Terapia de casal pode ser um caminho de escuta para ambos.
Att.Eduardo
Olá! Você menciona os sintomas de adoecimento de sua relação ( separação de quartos, distanciamento físico, mas parece não saber a causa disto). A psicoterapia pode auxiliá-los a identificarem o problema real e auxiliá-los no encontro de soluções. Se ambos estiverem dispostos a trabalhar a relação, procure um Psicoterapeuta de Casal. Caso sua esposa não se disponibilize, procure você um Psicoterapeuta para tratamento individual. Abraço
Olá, tudo bem? Você aponta que há um desgaste em aspectos do seu casamento que lhe geram incômodo e incerteza. A terapia pode te ajudar a olhar com cuidado para este conflito e compreender exatamente o que está acontecendo, por que está acontecendo, bem como auxiliar no processo de tomada de decisão. Quando o assunto é a saúde de um relacionamento, perguntas que buscamos responder na terapia envolvem: quais comportamentos de ambas as partes contribuiram para a situação? O que ambas as partes consideram importante e significativo de ser nutrido? O quanto ambas as partes estão comprometidas e engajadas em manter o relacionamento? Você e seu companheiro estão abertos, comunicativos, flexíveis e se importam um com o outro, ou fechados, afastados, rígidos e alheios aos sentimentos do outro? Relacionamentos intímos e profundos são uma das necessidades fundamentais da existência humana, e quando esta necessidade não é suprimida o adoecimento psicológico entra em cena. Por isso, não deixe de buscar ajuda profissional para lidar com este momento. Se cuide!
Oi, posso sentir seu desamparo nesse momento em relação a esta situação! Querer fortemente ajeitar as coisas mas no final acabar colocando “os pés pelas mãos” e gerando mais e mais brigas… parece pelo pouco que vc relatou, que a comunicação de vocês está destroçada. O que é a intimidade sem conversa, como saber a necessidade do outro e como dizer as nossas necessidades sem diálogo? Esse é o primeiro ponto a ser buscado na terapia de casal: reestabelecer a comunicação do casal para que um escute o outro e juntos construirem a solução para o relacionamento. O psicólogo faz essa mediação pontuando detalhes, dando luz a percepções escurecidas e nubladas. Crises são comuns em relacionamentos e são essenciais pois ela surgem ou para impulsionar o relacionamento e as duas partes ou a crise destrói! Tudo depende se os dois conseguiram olhar para si e tbm enxergar o outro. Acredito que quando queremos muito algo buscamos nos fortalecer com todas as ferramentas possíveis… então se vcs dois querem lutar por esta relação busquem ajuda! Reconhecer uma vulnerabilidade e pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de força! Parabéns pela sua coragem em falar aqui! Um bom Caminho para vcs!
Olá!!
Sim, a terapia de casal será muito positivo para que cada um possa ouvir o que está acontecendo com o outro, suas queixas, mágoas, sentimentos, e assim, saírem do imaginário que os afastam no momento. Como também seria muito bom se ambos fizessem, paralelamente, psicoterapia individualmente. Cada um precisa olhar para dentro e se reconhecer dentro da relação.
Olá, quanto sofrimento e angustia, um casamento não acaba de uma hora para a outra, seria importante ter abertura para fazer terapia talvez de inicio individual, e quem sabe se os dois estiverem de acordo fazer uma terapia de casal, procurar ajuda para lidar com esse sofrimento e quem sabe salvar o casamento precisa de coragem e muita força, mas precisamos lutar pelo que queremos e acreditamos, muitas vezes a mudança precisa começar em nós. Boa sorte. Abraço.
Olá, relacionamento não é nada simples e é natural que existam problemas, mesmo quando os dois se amam profundamente! Costumo explicar para os casais que atendo que existem três figuras quando se ocorre a união conjugal: Você (A), ela (B) e o casal (C). Qualquer casamento só se sustenta quando estas três figuras são reconhecidas, respeitadas e possam exercer o direito de liberdade, dentro de um código ou um combinado entre os envolvidos. Daí a necessidade do diálogo. Por exemplo: você pode e deve ter seus momentos e horários de individualidade, como o trabalho, vida social, cuidados físicos, estudo e etc... e a sua parceira também, a mesma coisa. Quando estas duas figuras (A e B) são deixadas de lado e tudo se concentra no casal (figura C), as tensões aumentam, o que acarreta em desconfianças, discussões ásperas, traições e divórcio! Então, fica aqui uma recomendação para olharem muito para a vida individual de vocês, além de olhar somente para o casamento como o problema. Vocês tem filhos, porém a figura de pai e mãe só deve aparecer quando o filho está na cena, fora disso, aparece a figura do marido e da esposa. Vocês conseguem perceber esta alternância de papéis dentro do lar? Invista no diálogo sincero, porém não violento. Se chegou ao ponto de não conseguirem mais dialogar sobre o casamento, mas somente sobre o filho, já está muito na hora de buscar a psicoterapia de casal. Qualquer coisa estou à disposição para lhes atender no que for preciso. Abraços
Olá! Quando nasce uma criança, a configuração da família muda e as atribuições de cada membro também mudam. Há um desequilíbrio em algumas funções e muitas vezes o diálogo acaba sendo o mais prejudicado. Assim, acontece um distanciamento entre o casal; e o foco de ambos, passa a ser o bebê. A terapia ajudaria cada um de vocês olhar para dentro de si e perceber do que pode abrir mão (ou não, de jeito nenhum) com o objetivo de propor um relacionamento com novas formas de ser, talvez novos pactos, acordos. Um desafio vai ser tirar a mágoa do meio, para poder ver de fato qual é a "pedra no sapato" de cada um. Procurar sexo quando não há intimidade no diálogo, costuma parecer que um dos dois está se submetendo. Homens e mulheres tem necessidades físicas sexuais, mas cada pessoa lida de forma diferente. Em vai lidar com barreiras diferentes para chegar onde quer. De todo jeito, qual aspecto mais de sua vida está ruim? Comum é estar infeliz em algum ponto e "descontar" em outro. O que me diz? Fico à disposição. Até mais!
Olá!! É preciso muita coragem para assumir que as coisas não vai bem no relacionamento e principalmente um relacionamento de longa data. A terapia pode ajudar a olhar e lidar com essa angustia e sofrimento, e a compreender que os relacionamentos passam por altos e baixos
e também ajudar ambos a entender que há formas de fazer com que a crise se resolva sem que danos permanentes prejudiquem a relação.
Olha, primeiro para terapia de casal funcionar a dupla precisa concordar em fazer isso junto.
Acho válido conversar com sua parceira sobre essa possibilidade mas também você refletir sobre as suas possibilidades. Tentar compreender os próprios sentimentos também pode ser uma ajuda para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sugiro procurar um psicólogo especialista em terapia de casal. Se sentirá mais acolhido e lhe ajudará em seu relacionamento, caso ambos queiram encontrar soluções.
Olá, boa tarde! Sinto muito por você estar vivenciando estes desafios no seu casamento. A tristeza, ou até mesmo a vergonha por expor a situação atual, são emoções naturais. Parabéns pela coragem de dividir uma parte da sua história conosco e, por tentar entender como a terapia poderia ajudar vocês neste momento.
A maioria dos casais pode se beneficiar da psicoterapia de casal, pois este tipo de tratamento pode ajudar a melhorar a comunicação; a superar obstáculos; e a desenvolver um relacionamento com uma base mais saudável. Você afirma que ama a sua esposa profundamente, porém não se sente mais amado e desejado - na psicoterapia essas questões também podem ser trabalhadas, dependendo da motivação do casal para tal. Por fim, compartilho um dado relevante: pesquisas sugerem que quando uma pessoa busca terapia individual para tratar um problema de relacionamento, a probabilidade de se separar é mais alta do que quando ambos frequentam terapia de casal. Forte abraço!
A Terapia ajudaria no amadurecimento da relação, tornando-a saudável, boa sorte!
Bom, em primeiro lugar é importante saber quais sao as expectativas de cada um em relação ao casamento e quais sao os objetivos dos dois. Daí alinhar essas expectativas. Acredito que o objetivo de ambos seja a realização e se sentirem felizes no relacionamento, mas parece que a forma que vocês vem buscando isso é diferente o que gera o conflito. O que é amor para cada um de vocês? Qual o peso do sexo no relacionamento para cada um? O que cada um de vocês entende por amor? O que é possível negociar? Quais acordos podem ser estabelecidos? O que cada um está disposto a fazer para que o relacionamento melhore? Enfim a terapia pode ajudar nisso. Melhorar o diálogo para que tenham uma comunicação assertiva. abraço.
Olá,
A terapia de casal poderia ser interessante pois seria um espaço neutro em que haveria o psicólogo como mediador e prezando pelo interessante de ambos - entender o conflito do casal. Eis que seria uma visão de fora, que ofereceria um auxílio no diálogo entre os dois.
Ademais, a terapia individual também seria um recurso interessante pois, oferece um espaço para cada qual analisar suas questões particulares no qual também refletem no relacionamento.
acredito que vocês devam procurar uma terapia de casal, só o amor não sustenta nenhum relacionamento, é necessário mais do que isso, e nisso se inclui um diálogo de como se sente dentro dessa relação.
O sexo para a mulher começa no café da manhã, com gestos de carinho, dedicação, aconchego. A mulher precisa se sentir amada e segura para oferecer sexo. Escuto bastante essa queixa na Terapia de Casal, de que os maridos só pensam em sexo e só procuram suas esposas para sexo. A paixão só dura 2 anos, no restante do tempo o casal precisa construir uma vida criativa, de encantamento e dedicação ao outro. A terapia de casal irá ajudar a construir um novo entendimento sobre intimidade e conquista no relacionamento.
Olá! A Terapia pode ajudar vocês dois em vários pontos. Vocês podem resolver eventuais dificuldades, ter o espaço para um diálogo franco, entender os pontos de insatisfação um do outro, bem como repensar ou analisar se estão de fato felizes na relação um do outro. Tanto uma Terapia de casal quando uma terapia Individual poderá trazer benefício para vocês.
A terapia ajuda a encarar os problemas, fortalecer a comunicação e desenvolver a relação. Abraço.
O primeiro passo para resolver um problema é identificar o problema. A terapia de casal ajuda as pessoas a identificarem os problemas no relacionamento e como resolverem juntos. Também pode ensinar como melhorar a comunicação e muitas outras habilidades importantes nos relacionamentos.
Olá! A terapia de casal pode ajudar vocês a falarem da relação buscando diálogo que não ocorre no momento entre vocês. Pode contribuir para conduzir a relação de forma menos danosa afetivamente. Tudo isto será um ganho para vocês viverem melhor e também porque tem criança envolvida. Muitas vezes revelar mágoas, perceber ponto de vista ou interpretações diferentes da mesma situação, ajudam a dissolver rancores. E, caso resolvam se separar que possa ser feito de modo mais tranquilo e com espaço para elaborar tal situação.