Estão surgindo cáries nos meu dentes muito próximo às gengivas, onde é difícil a adesão dos materiai

14 respostas
Estão surgindo cáries nos meu dentes muito próximo às gengivas, onde é difícil a adesão dos materiais. Já refiz duas vezes uma restauração que caiu novamente... Outros dentes já estão apresentando cárie em local semelhante. Minhas gengivas machucam de tanto que escovo para evitar isso. Como evitar? Qual o tratamento? Já perdi alguns dentes.
A princípio recomendo trocar sua escova por uma extra macia, teríamos que fazer uma avaliação mais detalhada para poder indicar o melhor tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aline Rodrigues Mota
Dentista
Belo Horizonte
Olá! Tem certeza que são cáries ou apenas cavidades? Pode se tratar de lesões cervicais não-cariosas que normalmente se apresentam nessas regiões que você descreveu. Não são regiões de difícil adesão dos materiais, acontece que essas condições aparecem quando há trauma dental, apertamento dental ou bruxismo e por isso toda vez que colocar restauração vai cair. Deve-se primeiro tratar a causa.
Passe a observar (ou seu cônjuge) se você range os dentes durante à noite quando estiver dormindo, normalmente se ouve barulhos ou quando acordar, se sente dores de cabeça ou na mandíbula. Converse com seu dentista sobre a doença Bruxismo e ele(a) irá te avaliar e orientar.
Não precisa machucar a gengiva de tanto escovar os dentes, você só vai traumatizar ela e piorar a sua situação. Acredito que o que você tem não tem nada a ver com cárie. Espero ter ajudado!
 Maria Do Carmo Jacinto
Dentista
Ourinhos
Olá. É preciso uma avaliação completa. Com certeza há envolvimento de varias causas. Higienizacao( talvez já esteja bem orientado), dieta alimentar, e oclusão. Há necessidade de um exame clínico . Abraços
Dra. Juliana Giraldi
Dentista
Curitiba
Existem materiais resturadores com grande liberação de flúor, mais adequados para esse tipo de restauração, e tratamentos específicos que visam a remineralização do esmalte dental. Mas é necessário realizar uma consulta para que haja orientação adequada.
Será que são cáries ou lesões cervicais nao cariosas? Acredito que Você tenha que fazer um melhor diagnóstico para determinar a causa dessas lesões ( força na escovação? Trauma oclusal? Bebidas ácidas?)
Dra. Erica Jin
Dentista, Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
A maior causa esta sendo na falta de técnica na escovação, a cárie próxima à gengiva significa falta de higiene correta nesta área assim como a falta do uso do fio dental, que também esta relacionada a inflamação gengival. Para evitar maiores lesões em sua gengiva diminua a força na escovação, opte por escovas de cabeça pequena e macias.
Procure um profissional qualificado para que o mesmo possa estar cuidando do seu caso e então propor o melhor tratamento.
Dra. Katia Colitti
Dentista
São Paulo
Olá! Esse problema é muito comum e, na maioria dos casos, surge pela deficiência na escovação. Isto não significa ter que escovar com força, mas ter uma higiene correta. O uso de enxaguatórios com fluor e pasta de dente especial pode ajudar . O tratamento consiste na remoção da cárie e a colocação de resinas com um grande poder de adesividade.
Dra. Camila Gallo Cabral
Dentista
São Paulo
É necessário averiguar o motivo das falhas no processo restaurador. Via de regra restaurações não deveriam "soltar", por isso é importante verificar a característica dentária e os materiais e métodos utilizados na restauração, para previnir que não haja adesão ao dente.
Outro ponto importante a ser considerado é a recorrência de lesões de cárie nesse local. Talvez modificar técnica de escovação, novas restaurações e acompanhamento odontológico mais frequente sejam medidas eficazes. Procure um profissional para exame clínico e determinação de plano de tratamento adequado ao seu caso.
Att
Dr. Cristiano Cordeiro
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
Uberaba
A cárie radicular acontece quando a raiz do dente fixa exposta devido a retração gengival que é preciso saber a causa disso( as vezes é bruxismo apertamento dos dentes ou mal oclusão)assim o local facilita o acúmulo de alimentos que propicia mais rapidamente o surgimento da cárie. A melhor opção para seu problema é a prevenção, fazer uso rotineiro de fio dental, escovar toda vez após as refeições e uso de antisepticos bucais e fazer uma visita periódica ao dentista em menor espaço de tempo. Quanto a restauração ser próxima a gengiva realmente torna-se mais difícil a execução aí tenha que ser levado em consideração a destreza do profissional ou uso de outros materiais restauradores para evitar esse desconforto.Forte abraço
Bom dia.
Converse com seu dentista a respeito, pois ele pode te dar uma orientação correta de higiene bucal, para as regiões afetadas, além de prescrever pra você o uso diário de bochecho de flúor 0,05%.
Dra. Taisa Castello Gomes
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
Rio de Janeiro
Se vc escova muito os dentes, provavelmente então não é falta de higiene. Entretanto vc pode estar escovando de maneira incorreta ou com hábitos alimentares incorretos apesar da escovação, o que não evita a cárie. Além disso cárie próximo a gengiva pode ser sinal de outros problemas oclusais facilitadores da implantação de cárie. Somente numa consulta seria suficiente para lhe dar todos os esclarecimentos e verificar o real problema.
Dra. Roberta Lins
Dentista
Recife
Olá!! Acredito que vc não esteja fazendo uso da técnica correta de escovação , escovar muito e com muita força pode ate piorar seu problema . Procure um dentista para que ele lhe ensine a escovar corretamente e restaure essas cavidades com uma resina composta.
Olá....as cáries próxima a raiz podem ser por ação do suco gástrico caso tenha refluxo portanto é preciso procurar um gastro , tem também o bruxismo que ao tensionar os dentes também causam lesões de abfração que parecem cárie ,escovação bruta .É preciso investigar a causa ,para não ficar neste ciclo .
Dra. Tatyana Farias
Dentista
Recife
Olá. Você pode estar com o chamamos de lesão cariosa cervical, e ela se da por diversos motivos: stress emocional, mastigatorio, aperto dental, etc. A força da escovação nessa região não irá ajudar, muito pelo contrário, irá traumatizar a gengiva.
Recomendo que vá a um dentistia especialista em dentística para que ele investigue a causa e ofereça o tratamento adequado.

Especialistas

Mariana Pellegrino

Mariana Pellegrino

Dentista

Belo Horizonte

Jony Reifman

Jony Reifman

Dentista

Rio de Janeiro

Júlio Messina Calderon

Júlio Messina Calderon

Dentista

São Paulo

Carlas Müller

Carlas Müller

Dentista

Fortaleza

Júnio Silva

Júnio Silva

Dentista

Balneário Camboriú

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 311 perguntas sobre Cárie dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.